Brasil em Chamas!

Bruna Helena Barros
Sep 3, 2018 · 3 min read
Museu Nacional do Brasil no Rio de Janeiro em Chamas — Alexandre Brum / Agência O Dia

A tragédia já aconteceu e lamentar agora é tudo que temos. Li no site do Porvir que uma idéia que unia tecnologia e cultura, fazia com que totens fossem distrinuídos a alunos para cumprimento de atividades extracurriculares que assim como o Pokemón Go, fazia com que estudantes criassem estímulo por absorver a cultura do nosso país aqui em São Paulo. Iniciativas público-privada que com preço popular conseguem atrair e manter vivo o interesse necessário, considerando nossa falta de acesso à cultura e educação, para toda a população.

Métafora impiedosa de “Um país em chamas”, que na verdade vai muito além, por que neste museu não abrigava apenas cultura, história ou mesmo ciência produzida no Brasil, mas peças do mundo todo. O Brasil que inflamou-se em 2013, extinguiu a chama pela renovação agora em 2018, nas pesquisas de intenção, quando dizem “eu desisto”, que também é a forma como eu interpreto quando muitos dizem agora com todas as letras “eu não voto ou irei anular meu voto”.

O descaso e desapreço de mutos governos com tantas questões não resolvidas e muitas outras tantas ainda há passar por tragédias. Sendo realista, não é em absoluto factível que exista solução instantânea de problemas por vezes complexos, por vezes difícies em sua burocracia, por vezes simples mas sem vontade política. Mas sim é possível reconstruir daqui pra frente.

“Mesmo com todas os desalentos, olhai por nós “— clamou a Renovação!

O seu voto, a sua consciência, a sua ânsia por pesquisar o melhor, a sua necessidade de que com tudo aquém do que poderia mudar tudo, tudo isso se perde quando desistimos de tentar. Somos brasileiros e não desistimos nunca, mas talvez devessemos começar a tentar fazer as escolhas mais acertadas para que o minimamente os desafios fossem tangíveis e possíveis.

Sonhar grande é um grande lema e bastante genérico, mas de uma pessoa que frequentou museus, algumas boas escolas, teve acesso a uma série de oportunidades, e ver que o propósito no seu trabalho não atingia a quem mais precisava é sim desalentador. Mas ao momento que se arrisca, vê no caminho resistência de um lado e muta desistência de outro. Diga-se complexo de vira-lata ou de inferioridade ou ojezira de pensar-se grande. Somos um potencial, com graves problemas, mas somos aquela ciança forte que passa um tempão na UTI e que depois de 30 anos, vem alguém e fala que tinham dado expectativa de 6 meses.

Da tão clamada renovação de 2013, ao desalento que se abate no Brasil todo, não esqueçam de 2 coisas. Primeira: não existe solução fácil. Candidatos que prometem isso, são negligentes da complexidade chamada Brasil, desconhecimento da necessidade da gestão pública e fiscalização adequada para as regras já vigentes e não cumpridas e sobretudo são despreparados pois isso mostra falta de vivência de gestão, academia e pesquisa. Segunda: Dê um voto de confiança na renovação. Busque aqueles que na teoria e na prática, buscaram se desenvolver e tem real proposta para crises políticas com impacto na população.

O Brasil está em chamas, precisamos de bombeiros sim, mas precisamos de construtores para reeguer os danos feitos nas estruturas da nossa sociedade!

Nossa responsabilidade é com o Brasil não com partidos, é com planos e programas, não com frases prontas, e principalmente com pessoas com boa índole, práticas, boa intenção e melhor preparo para reconduzir o Brasil ao lugar que merece. Que merecemos!

Bruna Helena Barros

Written by

Bacharel em Ciências Contábeis, Fellow ProLíder, Líder RAPS, RenovaBR, Engaja Negritude e Movimento Acredito, ativista pela causa feminista, negra e educação.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade