O futuro do designer na era da inteligência artificial
Marck Al
425

Bem isso mesmo cara, estou vivenciando boa parte do que você descreveu em algumas etapas do meu processo de trabalho diário, e a cada dia aparecem mais ferramentas para automatizar algum processo de design de uma maneira quase perfeita.
Quando percebi, já estava aprendendo a programar por uma necessidade de design, e quanto mais aprendo mais vejo que a coisa toda vai se afunilando para automatização dos processos, de modo que o designer, se quiser usufruir destas novas "regalias", terá que entender como elas funcionam minimamente. 
Não digo que todo designer terá que aprender a programar, pois é um caminho que exige quase que uma dedicação absoluta, e provavelmente surgirão novas ferramentas como a proposta do "The grid", onde 3 cliques resolvem, e o designer não terá que progrmar uma ferramenta sozinho… mas acredito que aprender o mínimo sobre programação fará toda a diferença em um futuro próximo, e não só para projetos de interfaces digitais, sistemas ou sites, mas para tudo.
Os estudos em redes neurais, machine learning, inteligencia artificial estão começando a mostrar resultados dos últimos anos já sendo aplicados em produtos reais. Os grandes players do mercado já estão fornecendo até frameworks para desenvolvedores criarem programas de chatbot que usam inteligencia artificial, naquela lógica de quanto mais usarem mais o bot ficará ingeligente… enfim, as coisas estão ficando muito loucas, e eu acho isso muito legal…hehe.