Como conheci Charles Darwin…
Conheci Charles Darwin na época da escola, aprendi apenas sobre sua teoria e para mim não passava de mais um cara que tinha feito algo de bom para a ciência. O tempo passou e fui encontrar novamente o cara que eu achava que tinha feito algo de bom para a ciência, só que agora na faculdade. Mas dessa vez foi diferente…
Meu professor de Zoologia, querido Laércio, falava com brilho nos olhos sobre Darwin, era apaixonante observar isso. Ele falava sobre detalhes da sua vida, como se fossem melhores amigos! Por um momento aquilo me instigou a saber mais sobre quem era esse naturalista britânico que tanto o professor Laércio tinha admiração. Acabei me dedicando a outra área do curso de Biologia e levei comigo apenas o conhecimento básico para com a contribuição de Charles Darwin para nós, seres humanos.
Ao decorrer desses 12 anos lecionando na disciplina de ciências, fui conhecendo melhor quem foi Charles Robert Darwin, filho de Susannah Darwin e Robert Darwin e não apenas o seu legado.
Hoje, lendo sua biografia compreendo o brilho nos olhos do professor Laércio. Na verdade, deveríamos ler mais biografias, são nelas que muitas vezes buscamos aprendizados e inspirações.

A vida de Darwin não esteve livre de inconvenientes mas ele soube driblar os empecilhos, como suas dores, doença e a perda de seus 3 filhos. Mas essa mente brilhante soube explorar seu talento, não mediu esforços para desenvolver a teoria da evolução, isso para mim, é um grande ensinamento!
Rico, angustiado, melancólico, inteligível e com ideias guardadas durante 20 anos. Esse Capelão do Diabo (como era chamado), que foi casado com Emma, teve 10 filhos, viajou pelo mundo e que contribuiu de forma a mostrar de como a evolução se dava, isso dentre muitas coisas, significa além do maior cientista de todos os tempos, um grande incentivador, uma referência! Encerro aqui com um trecho de seu livro, A origem das espécies e a seleção natural,‘’que faz eu pensar sobre meu passado, presente e futuro dos meus descendentes.
…enquanto esse planeta continua com seus ciclos segundo a estabelecida lei da gravidade, a partir de um início tão simples, as formas infinitas mais belas e maravilhosas evoluíram e continuam a evoluir…