Ensaio fotográfico masculino: 10 Dicas de direção para fotos mais naturais

Você já deve ter alguma experiência com ensaios fotográficos. Independentemente do seu nicho, se sente confiante quanto está com a câmera e certamente gosta do que faz. Até que, certo dia, um potencial cliente te contacta para fazer umas fotos externas, e eis que surge um novo desafio: é um ensaio masculino. A abordagem é diferente e as poses são bem mais limitantes.

Mas será que são mesmo?

Esse artigo vai te provar que o. A partir do momento em você começar a aplicar essas recomendações, vai ver que é mais simples do que parece. Um dos maiores motivos para se adaptar a esse mercado vem do fato de que homens tem procurado mais ensaios — não apenas para trabalho, mas para si próprios. A ideia de “masculinidade frágil” e “vaidade” está mudando, e isso é ótimo.

Seis anos atrás, por exemplo, a primeira pessoa interessada por um ensaio masculino comigo foi um DJ que precisava de fotos para seu material de divulgação. O ensaio seria em área externa, já que eu não tinha estúdio, e seria usado em sites e flyers impressos. Confesso que me senti insegura, principalmente por que não havia muita informação na internet sobre o assunto. E é nesse ponto que entra minha primeira dica:

# 1. Conheça seu cliente

Image for post

Isso é crucial para definir o rumo do ensaio. Acontece durante o primeiro contato, em uma conversa que é, preferencialmente, informal. É um daqueles tópicos que surgem junto com o pedido do serviço, o orçamento, definição de local para as fotos, etc. Algumas perguntas que você pode fazer são:

  • Qual a finalidade das fotos?
  • Quais são seus hobbies? (Assim você pode, quem sabe, adicionar alguns elementos na foto ou decidir melhor o local, de acordo com o perfil da pessoa.)
  • O que espera da sessão fotográfica?
  • Tem alguma foto de referência que você tenha visto na internet e gostado?

# 2. Quebre o gelo

Image for post

No dia do ensaio, não saia apontando a câmera para ele sem antes ter uma breve conversa para deixar a situação mais confortável. Normalmente as pessoas tentem a ficar um tanto ansiosas nesse dia, então é importante que você seja amigável e converse um pouco para quebrar o gelo. Você pode até começar o ensaio com a pessoa de costas ou caminhando para mostrar que é algo tranquilo de se fazer.

# 3. Palavras de incentivo

Image for post

Isso é crucial. Não precisa bajular a pessoa, tem que ser algo verdadeiro, mas vez ou outra é bom falar algo bacana enquanto faz as fotos.

# 6. Interaja com o ambiente

Image for post

Essa dica complementa a anterior. Faça com que ele interaja com o ambiente — peça para que ele sente em um degrau, ou encoste em uma parede, ou ainda apoie um dos pés em algo.

# 7. Se comunique constantemente

Image for post

Mesmo que o objetivo seja parecer natural, você ainda terá que dirigir a pessoa, e o ponto principal é: nunca pare de falar. Não tem problema se houver alguns segundos de silêncio, mas não deixe isso se prolongar por muito tempo. Mesmo quando ele estiver posando, faça afirmações positivas ou o guie para a próxima pose.

# 8. Poses não planejadas

Image for post

Às vezes você tem uma pose em mente, mas o cliente vai acabar inspirando algo novo. Por exemplo, já aconteceu de pedir para a pessoa se sentar em algum lugar específico, e antes de dar mais instruções, ele já havia se posicionado de uma forma que eu não havia pensado antes. Ocasionalmente, você pode fazer algumas correções, se houver a necessidade.

# 9. Dê uma ação para ele

Image for post

O simples fato de pedir para que ele caminhe em sua direção — ou na direção oposta — já é algo que dará movimento e pode render ótimas fotografias. Dependendo do contesto, tarefas como dançar ou saltar podem ser úteis também.

# 10. Preste atenção nas mãos

Image for post

A posição das mãos e dedos é um grande indicativo se a pessoa está relaxada ou não. Pessoas ansiosas tendem a esticar e juntar os dedos; quem está calmo já vai deixar a mão mais curva. Às vezes, a famosa pose de mãos nos bolsos ou braços cruzados também ajuda a disfarçar a tensão que possa surgir.

O mais importante

Você reparou que tudo isso tem a ver com a situação, o momento? Não é possível criar uma lista de regras que funcionarão todas as vezes, mas é importante estar presente e criar conexão com a pessoa que você está fotografando. Preste atenção nos detalhes de quando seu cliente vai mudar de posição, ou quando vocês trocam algum comentário engraçado e ele ri com sinceridade: essas podem ser fotografias valiosas.

Existe uma infinidade de técnicas e tarefas para estimular a naturalidade em seu trabalho e conseguir mais clientes. Para ver outros exemplos de poses e dicas de como continuar progredindo como profissional, entre no meu Instagram https://bit.ly/2FZLUNN e siga o perfil para mais dicas de fotografia!

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store