UI Designer VS Desenvolvedor Front-end

Rompendo as barreiras desta comunicação sendo empático.

Bruno Oliveira
Feb 25, 2017 · 3 min read

Com uma certa frequência tenho visto cada vez mais colegas ressaltarem o quão importante é um time de desenvolvimento de software ser composto por profissionais “flexíveis”.
Pessoas capacitadas a ter uma visão ampla sob o projeto estão sendo cada vez mais valorizadas no mercado. Boa comunicação e entrosamento entre os membros da equipe são hoje requisitos básicos no mundo dos softwares.

Inserido neste contexto, quero compartilhar aqui algumas praticas que tenho adotado e que venho experimentando em meu cotidiano há um certo tempo.

Antes de desenhar e de escrever código pratique empatia.

Algumas pessoas podem concordar que um cenário perfeito seria chegar ao trabalho, se servir de uma caneca de café, sentar-se frente a máquina e ao som de uma boa música trabalhar o resto do dia imerso em linhas de código e/ou no Sketch, Illustrator, Photoshop e afins.

Pois é… como já sabemos “na vida nem tudo são flores” e sim, um bom projeto requer bom entrosamento entre colaboradores.

Então, me aproveitando de Daily e da vantagem em trabalhar ao lado de desenvolvedores, comecei a levantar questões e coletar uma série de informações que contribuíram para que eu pudesse compreender a maneira com que eles recebiam, interpretavam e davam vida aos layouts.

Perguntas, como as que listei abaixo, me ajudaram muito a complementar meu processo de design. São essas:

1 “Além das telas, quais informações eu poderia fornecer para facilitar sua vida durante o desenvolvimento?"

2 “Como posso exportar as imagens para você?”

3 “Como podemos padronizar a nomenclatura dos assets?"

4 “Quais tarefas você faz reclamando?"
(Tipo… Ah isso é trabalho do Designer!)

Levantando essas questões (e muitas outras), comecei a reparar em pequenas coisas que eu realmente poderia agregar ao Workflow sem causar grande impacto no tempo de execução das tarefas que cabiam a mim.

Da teoria à prática… ops… à boas práticas.
Fazendo referência ao termo “boas práticas” não estou me limitando a:

"Como vamos dispor os elementos da UI visando conversão?";
"Como desenvolver uma interface que seja de fácil uso?";
"Temos que aplicar os princípios de Gestalt."

E tantas outras definições que cabem ao termo, tal o qual bons designers são familiarizados hoje em dia (ou ao menos deveriam ser).

Me refiro então a detalhes que muitas vezes deixamos de lado no momento em que estamos trabalhando. Posso listar aqui uma infinidade deles, como:

  • Manter uma Style Guide organizada (ou até mesmo criar uma);
  • Manter as layers dos arquivos organizadas;
  • Montar uma estrutura de pastas simples e bem estruturada para fácil acesso aos arquivos do projeto (para todo o time);
  • Nomear os arquivos e os assets seguindo as convenções (Android, iOS e Web);
  • Alinhar a forma que iremos disponibilizar e passar isso aos desenvolvedores;

Poderia compor está lista com muito mais atitudes que as vezes fazemos “vista grossa” acreditando, mesmo que de maneira inconsciente, que iremos poupar tempo e entregar as telas mais rápido.

Em contrapartida a esse mindset, busquei dedicar, dentro do possível, mais tempo a qualidade com que desenvolvo meus jobs.
Como resultado eu pude notar que esse “investimento de tempo” no início do projeto é compensado, algumas sprints a frente, quando já chegamos a ter um bom ativo de componentes gerando escalabilidade ao projeto.

Notei então que todas essas coisas contribuíram, de fato, para que os desenvolvedores pudessem focar em escrever códigos.

Conclui então, dentro de minha realidade, que ao adotar boas práticas, designers liberam tempo para desenvolvedores, que por sua vez podem se preocupar com boas práticas também. Ambos cuidando de sua área específica contribuem para que o projeto flua com mais naturalidade.

Por fim, planejo que este post se estenda a uma série mais técnica onde pretendo expor quais ferramentas e métodos utilizo como UI Designer.
Espero também ter impactado você, que assim como eu tem escutado sobre este assunto. Coloque mais lenha nesta fogueira e acrescente também seu ponto de vista.

Bem, os comentários estão aí para isso!

Give me your feedback!

Thanks ;)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade