Qualidade de vida em uma cidade Européia

Minha visão sobre vivenciar alguns dias em Berlin.

Bruno Almeida
3 min readFeb 21, 2024
Catedral (à esquerda) e a torre de TV localizada em AlexanderPlatz (à direita) — Cartões postais de Berlim

Escrevo esse post meio que em forma download cerebral de idéias, depois de jantar, então serei bem direto.

Estou tendo a oportunidade de visitar pela primeira vez uma capital Européia, e para minha sorte, essa capital é Berlin.

A forma que cheguei aqui foi através do "Tech&Data Development Program", da Afya — empresa que eu trabalho — e que eu farei um relato no futuro. No entanto o objetivo desse post é outro.

Confesso que senti um grande frio na barriga quando o dia do vôo foi se aproximando. A sensação de estar em um lugar nunca antes visitado, gera uma insegurança ao meu ver, normal.

Quando cheguei, me atentei que não havia solicitado o roaming internacional à Claro — minha operadora de celular no Brasil — e o pior, me dei conta que o meu plano não suporta essa modalidade de uso de dados.

Foi print de tela com o trajeto de trem do aeroporto ao hotel, e seja o que Deus quiser.

Alguns dias depois peguei uma dica valiosa com o meu grande amigo Alexandre Ternis, sobre cartão "eSim" para iPhone tudo se tornou mais fácil (Valeu Alê).

Primeira parte do trajeto do Aeroporto de Brandenburgo até o hotel. Print de tela, pois sem plano de dados.

Tornando a história longa curta, nesses dias que tive oportunidade de andar pelo centro histórico de Berlin. Fiquei pensando em como no Brasil estamos acostumados a viver cercados pela violência e como de certa forma isso passa a ser normal.

Aqui, andando pelos locais com maior concentração de turistas, sinto uma segurança anos luz a frente do que eu sentiria andando pelo centro histórico do Rio de Janeiro.

Isso me faz refletir se normalização desse estado maluco no qual perguntas/afirmações do tipo "Você nunca foi assaltado no Rio? Então você está no lucro!" sejam normalizadas em nossa vida de uma forma muito natural.

Por que não ter acesso a cultura e uma qualidade de vida boa em outras cidades, estados ou países é algo que tornamos muito distante de nossa realidade?

Vindo para cá, conversando via WhatsApp com meu amigo Diego Lopes, tive um relato muito fiel do que é trocar uma vida estável e próspera financeiramente falando no Brasil, por uma vida comum, mas cercada de segurança e qualidade de vida na Europa.

Não estou generalizando. Sei das dificuldades em deixar sua história para trás, familiares, e iniciar uma vida como estrangeiro. Não é um conto de fadas.

Mas ter essa sensação de normalidade é algo que você só sente no Brasil, quando vai para uma cidade do interior, com vida pacata e naturalmente sem os avanços de uma capital.

Eu fazendo uma selfie em frente ao portal de Branderburgo. Sensação de segurança.

É possível sim se sentir seguro em uma grande cidade. Berlin me proporcionou isso por onde andei. Vi muitos grupos de turistas, estudantes das mais diversas idades, aproveitando essa ebulição cultural — mesmo no frio — da forma mais tranquila e civilizada possível.

E isso me fez pensar: Quais são os próximos passos que eu quero para minha vida?

Você já teve essa sensação?

Fiquem a vontade para enviar sugestões nos comentários ou diretamente pelo LinkedIn.

Até a próxima!

--

--