Já fez o seu melhor hoje?

Há exatamente 10 anos eu tomava a decisão mais difícil da minha vida até então: mudar!

Bruno Barreto Dos Santos
3 min readJun 11, 2018

Morando no interior, recém casado e minha esposa grávida, decidi que queria viver uma vida diferente. Era hora de apostar nos meus sonhos. Já era um profissional reconhecido à época, mas não estava feliz e queria mudar, mas agora tinha que ser diferente. Foi quando fiz algo que até então na minha vida era lenda: PLANOS.

http://zecapagodinho.com.br/site/

Planejar mudanças parece óbvio para muitos que estão lendo este texto agora e pra mim hoje é algo tão natural quanto respirar, mas àquela época e dentro do meu contexto e do meu nível de conhecimento e instrução, fazer planos não era algo familiar.

Como a mudança aconteceu…

A coisa mais difícil de se fazer planos grandes é conseguir conectar seu presente com seu objetivo no futuro. Quando seu objetivo beira ao sonho é ainda mais difícil, pois é algo fora da sua realidade no momento. O que fiz foi trazer meu objetivo para o dia a dia. Uma frase passou a embasar todas as minhas ações de todos os meus dias desde então: o que eu posso fazer hoje que me tornará melhor que ontem e que me colocará mais perto do meu objetivo?

“O que fiz foi trazer meu objetivo para o dia a dia.”

E assim, tomando uma pequena ação consciente todos os dias durante 10 anos, minha vida mudou!

Foram 2 grandes ciclos de 5 anos, com sonhos que se concretizaram, independentemente das adversidades da vida.

Tá… E agora?

Há 3 anos tive meu primeiro contato com o mundo ágil de desenvolvimento de software cuja proposta se alinhou com minha filosofia de vida, mas somente a partir deste ano, dentro do meu projeto “Brunão 3.0”, estou de fato engajado nessa visão.

Adaptado de http://www.manifestoagil.com.br/

Estou impressionado com o tamanho do movimento. É uma onda que vem crescendo e tomando conta das organizações e, fatalmente, da vida das pessoas.

Tive o prazer de participar do Scrum Day nesse último final de semana e toda aquela energia, com tantas pessoas que veem a mudança como algo natural, tem servido de inspiração para os próximos passos.

As coisas mudam…

Dentro dos nossos limites de conhecimento, estamos sempre buscando fazer o melhor e precisamos reconhecer e respeitar que as decisões tomadas no passado foram pensando no melhor, mesmo que hoje sua percepção diga que poderia ter sido diferente.

As pessoas e seus pensamentos mudam, as tecnologias mudam, o mundo muda. Reconhecer a mudança exige abertura. Lidar com a mudança exige coragem. Fazer mudar exige comprometimento.

Alguns clichês:

  1. Nada vai mudar se você não mudar.
  2. Nenhum objetivo será alcançado se você não souber onde quer chegar.

E então lhe pergunto:

O que você fez hoje que te tornou melhor que ontem e que te colocou mais perto do seu sonho?

Até a próxima!

--

--