Hackathon QuintoAndar | Como melhorar a maneira como as pessoas vivem?

Bruno Barreto Rosa
8 min readOct 23, 2018

--

Nós fomos desafiados pelo pessoal do QuintoAndar a criar uma solução para melhorar a maneira como as pessoas vivem no Brasil. Confere aí como foi todo esse processo.

O QuintoAndar abriu as portas para vários profissionais participarem de seu primeiro Hackathon. Depois de aprovados, nós tivemos que formar os nossos times e nos preparar para o que estava por vir.

Nós fomos recepcionados muito bem pelo pessoal da Shawee, organizadores do evento, e pelo pessoal do QuintoAndar, com bastante carinho, desafios, animação e comida ❤ O começo de um Hackathon é um pouco amedrontador, porque a gente fica imaginando se vamos encontrar pessoas legais, se vamos conseguir ajudar e se nossos conhecimentos serão suficientes. Eu estava bem preocupado com tudo o que poderia rolar lá dentro, mas fiquei bem mais tranquilo quando conheci o time.

10:30 | Time 2 ao Quadrado na cerimônia de abertura

Da esquerda para direita: UX Designer (me), Product Manager (Yukiko), Back-end (Alexandre) e Front-end (Junior). Estava formado o time “2 ao Quadrado”.

Persona

Decidimos entender para quem nós estaríamos projetando. Um dos integrantes do time já viveu em várias casas diferentes e dividiu quarto com várias pessoas desconhecidas. Então nós resolvemos criar o nosso produto para quem vive em conjunto e divide o aluguel.

Conversamos com vários amigos(as) e estudamos o público-alvo do QuintoAndar. Tivemos que estabelecer para quem nós estávamos projetando, porque o projeto seria construído para eles.

Ouvimos várias pessoas diferentes e decidimos focar em quem compartilha aluguel, estuda e trabalha.

O problema

Apaixone-se pelo problema.

A gente tentou viver essa frase, mas percebemos o quão difícil é fazer isso. Começamos conversando sobre os problemas que existiam no nosso país com relação a habitação. Nós já tínhamos uma ideia de por onde poderíamos começar, então decidimos pesquisar e validar essa ideia.

Criamos uma pesquisa pelo Google Forms e enviamos para todos os grupos de família, amigos, conhecidos e desconhecidos que conseguimos encontrar. Em algumas horas mais de 80 pessoas já haviam respondido a nossa pesquisa. Muitas pessoas disseram que tinham muita desconfiança na hora morar com alguém desconhecido e que talvez esse fosse o maior problema na hora de encontrar um novo lar.

A gente queria construir um aplicativo que facilitaria o processo de encontrar pessoas com o mesmo perfil para dividir o aluguel. Seria um “Tinder” para inquilinos. Ouvimos histórias sobre problemas dentro de casa quando há algum inquilino não confiável, desorganizado demais, irresponsável etc.

Conversamos e escrevemos um documento sobre a proposta de valor, modelo de negócio, persona e possíveis features que existiriam no aplicativo. Desenhamos algumas coisas e começamos o projeto. Tudo estava fluindo muito bem, porque cada um estava realizando sua função e todos nós estávamos concordando com o produto que estávamos desenvolvendo.

20:00 | O primeiro banho de água fria

Os mentores do QuintoAndar estavam visitando os times e entendendo sobre os produtos de cada um. Eles se apresentavam, a gente explicava o produto e eles nos ajudavam com sugestões e perguntas. E aí, quando nós apresentamos o nosso projeto de match entre pessoas com o mesmo perfil, quase todos os times estavam desenvolvendo o mesmo produto com o mesmo objetivo.

Claro que não reagimos desse jeito, mas amo muito essa cena haha

Resolvemos parar a nossa ideia e tudo o que a gente já tinha feito, exceto pela persona. Ainda sabíamos que queríamos resolver os problemas de pessoas que compartilham suas casas e vivem de aluguel.

Próxima

Tá, tudo bem. Nós tivemos que jogar quase tudo fora, porque nossa solução e nosso produto já estava sendo criado por outros sete grupos da competição.

Antes de voltar ao trabalho, nós jantamos e participamos das dinâmicas que a Shawee preparou.

Começamos a discutir sobre a próxima ideia que iríamos criar. Depois de citar várias ideias nós finalmente chegamos numa que intrigou todo mundo do time. Nós queríamos desenvolver um produto que mesclasse o mercado de aluguel com o mercado de investimento. A ideia foi tão diferente que nós conseguimos intrigar quase todos os mentores. Várias pessoas vieram até a nossa sala e tentaram entender o que nós estávamos desenvolvendo. Até a Head de Produto do QuintoAndar nos ajudou, mas chegamos a conclusão que seria um produto muito complicado de se desenvolver até o dia seguinte, precisaríamos de um fundo de investimento muito grande para oferecer algum retorno significativo para os nossos clientes e que estaríamos atacando dois mercados muito complicados.

Decidimos pensar em outro produto para solucionar outro problemas. O pessoal da Shawee preparou uma festa da pizza. Nós comemos pra caramba, pegamos vários energéticos e ganhamos muitos doces, porque a madrugada estava próxima e nós já estávamos bem cansados.

00:00 | Começamos a entrar na bad

2 ao Quadrado sofrendo para encontrar uma ideia diferente

Não tínhamos se quer uma ideia interessante para algum produto. Sentamos no chão e passamos muito tempo apenas conversando sobre problemas que as pessoas têm.

Nós ficamos sem opções. Alguns conceitos foram se estabelecendo e o problema do nosso público-alvo foi ficando cada vez mais claro a medida que nós discutíamos.

Share Pay, a solução para a sua república

Conversamos com algumas amigas e esmiuçamos o problema de compartilhar o aluguel com outras pessoas. Por mais que morar com amigos seja divertido, muitos problemas acontecem no momento de dividir as contas entre os moradores.

Como as nossas entrevistadas disseram que acontece? Todas as inquilinas dão o dinheiro para uma responsável, que tem a tarefa de pagar o locatário do imóvel. Pode parecer algo bobo, mas não é, porque muitos problemas acontecem durante processo. Alguns dos problemas que a gente levantou:

  • Alguém pode esquecer a data do pagamento e acabar não transferindo o dinheiro para o responsável;
  • Na hora de fazer as compras, uma pessoa sempre paga um pouquinho mais que as outras;
  • Um dos moradores pode passar por algum aperto e não ter dinheiro para pagar o aluguel;

Passamos algum tempo discutindo sobre esses problemas e então decidimos desenvolver um produto que os solucionasse. E foi assim que nasceu o Share Pay.

02:00 | Começamos o desenvolvimento

Nosso time teve uma sinergia inexplicável. Cada um de nós realizou uma tarefa. Enquanto os garotos desenvolviam o sistema, Yuki pesquisava e planejava a forma de monetização e eu começava a pensar nas telas que iria desenhar para o usuário.

A primeira coisa que eu fiz foi anotar todas as tarefas que o usuário realiza sem a nossa solução e como o processo mudaria com o nosso aplicativo. Após isso, desenhei um protótipo de baixa fidelidade numa folha de papel para tirar as ideias da minha mente e coloca-las no papel.

Tamy Lemos, Product Designer do QuintoAndar, me ajudou a panejar o fluxo do usuário de forma inteligente e sem fricção. Nós desenhamos várias telas e discutimos sobre o processo. Deixamos as telas de cadastro ao final do fluxo, porque queríamos entregar o valor do produto ao usuário antes de exigir algo em troca.

Telas do nosso aplicativo

Eu montei um protótipo de baixa fidelidade e o enviei para os dois desenvolvedores entenderem como funcionaria. Depois disso, separei as cores e a tipografia do aplicativo e comecei a desenhar o aplicativo finalizado. Para facilitar o desenvolvimento, utilizei o material.io/design como guia.

A monetização do produto foi um pouquinho complicada de criar, mas com a ajuda de vários mentores a gente conseguiu desenvolver uma ideia inicial e três features futuras para inserir dentro do aplicativo. Os usuários cadastram os seus cartões de crédito e compartilham a “carteira” da casa. Na data de vencimento de cada conta, nosso aplicativo faria o rateio do valor total e tiraria da conta de cada morador o valor dividido. Desenvolvemos também outras três features que seriam adicionadas futuramente.

Confere aí o resultado do nosso trabalho:

(Ignora essa faixa cinza ai no meio)

05:00 às 13:00 | Preparamos a apresentação

Começamos a preparação do pitch que iríamos fazer durante a madrugada. Nós escolhemos a Yuki para apresentar o produto e planejamos o que seria dito. Para isso, precisamos entender totalmente o modelo de negócio e como tudo iria funcionar.

Treinamos a apresentação várias vezes e vários mentores nos ajudaram com isso. Tomamos café da manhã e nos preparamos para o pitch.

< Madrugada de domingo: planejando a apresentação do pitch | Yuki apresentando o produto para os jurados no pré-pitch >

A Shawee e o QuintoAndar começaram o evento com algumas dinâmicas para motivar o pessoal e quebrar um pouco o gelo. Nosso grupo foi o quarto a se apresentar. Muitos grupos, projetos e profissionais incríveis se apresentaram. A banca de jurados foi composta por vários profissionais muito bons do QuintoAndar e da Totvs.

Rindo de nervoso, porque a nossa vez de se apresentar estava chegando

15:30 | Apresentamos o projeto

Depois que todos os grupos se apresentaram, nós esperamos por alguns minutos para receber a notícia do tão esperado vencedor.

Nós não ganhamos o prêmio. Talvez por causa do modelo de negócio, talvez por causa da interface, não sei. Mas não importa. Porque todos nós saímos vencedores dali. A gente se superou, desenvolvemos três projetos em menos de 30 horas. Trabalhamos com sinergia e humildade. Conhecemos mentores incríveis. Recebemos mimos da Shawee e do QuintoAndar. Comemos pra caramba e amadurecemos.

O medo passou. A gente desenvolveu um produto incrível e queremos continuar o projeto. Conhecemos muitos profissionais bacanas e nos descobrimos um pouco mais. Descobrimos que somos bem agitados, que somos capazes de realizar coisas incríveis quando trabalhamos juntos, que humildade faz muita diferença dentro de uma equipe e que queremos continuar vivendo experiências incríveis como essa ❤

--

--

Bruno Barreto Rosa

Uso esse espaço para compartilhar relatos sobre a minha vida profissional. Seja bem-vindo.