Duna Capítulo 18: O Dente da Traição

Bruno Birth
brunobirth
Published in
3 min readAug 1, 2020

“Digladia-se com sonhos?
Peleja com sombras?
Move-se numa espécie de sono?
O tempo escapuliu.
Sua vida foi roubada.
Ocupou-se de ninharias,
Vítima de seu desatino.”

O artigo a seguir se baseia em minhas reflexões e nas de meus amigos Jonathan Thiago e Marcos Carvalho. CONTÉM SPOILERS DO LIVRO UM.

O capítulo 18 é tão ligeiro quanto o dardo envenenado que Yueh atirou contra o duque Leto.
Mas antes, há algo interessante a ser citado.
Após o pequeno show de Duncan Idaho, Leto resolveu que contaria a lady Jessica que não suspeitava verdadeiramente de sua lealdade e que estava a usando para tentar descobrir o verdadeiro traidor. O duque já havia pedido a Paul Atreides que se algo de ruim acontecesse a ele o garoto deveria informar o ardil à mãe.
Mas não deu tempo. Chegou o dia em que Yueh deveria agir. Enquanto caminhava pela esvaziada área comum, Leto encontrou primeiro Tuek, o contrabandista de Jessica, morto com manchas úmidas no peito. Logo após, encontrou Shadout Mapes, a serva fremen de Jessica, se arrastando com as costas sangrando.

“- É você. Matou… guarda… mandou… buscar… Tuek… fuja… milady… você… você… aqui… não.”

Essas foram as últimas palavras de Mapes. Supomos que quem mandou chamar Tuek foi Yueh.
Foi então que o próprio duque sofreu o ataque de Yueh, mas, diferente dos outros, não foi um ataque mortal. O dardo acertou o braço de Leto, sendo que o veneno de sua ponta rapidamente se espalhou pelo corpo do duque, paralisando-o.
A surpresa de Leto ao descobrir o traidor só mostra o grau de confiança que a família Atreides nutriu por Yueh ao longo dos anos.

O veneno não é mortal à primeira instância, mas a morte do duque é certa. Aí mora o plano de Yueh.
Desde muito cedo já sabíamos que Yueh era o traidor mas nos foi passada a ideia de que Yueh estava cumprindo este papel por pura imposição e que sofria com isso. Tal cenário talvez não tenha se alterado mas há algumas observações a serem levantadas.
Yueh matou Tuek e não foi por acaso. Como já falamos na análise do capítulo 16, Tuek foi infiltrado na mansão Atreides por lady Jessica para servir de agente de fuga dos Atreides para o caso de tudo dar errado e a vida da família estar em perigo extremo. Yueh desfez completamente esse plano de Jessica ao matar Tuek. A pergunta que fica é como Yueh sabia do plano secreto de Jessica?
Tem mais.
Yueh se achega ao paralisado duque e afirma que existem coisas mais fortes que o Condicionamento Imperial, por isso a traição foi possível (já teorizamos sobre a relação de Yueh, seu condicionamento e sua amada, vítima dos Harkonnen, anteriormente). Então o traidor expõe seu maior anseio ao duque: matar o barão Harkonnen.
Aproveitando o estado de impotência de Leto, Yueh retira um dente incisivo que havia implantado anteriormente na boca do duque por conta de um tratamento dentário anterior, o que mostra que Yueh havia planejado tudo há um bom tempo. Em seu lugar, Yueh coloca um dente falso, oco, abastecido com gás venenoso. Sabendo que o corpo de Leto Atreides deve ser entregue ao barão Harkonnen, o intento de Yueh é que o moribundo Leto morda o dente na presença do barão, liberando o gás mortal. O traidor promete que se assim o duque (que já vai morrer mesmo) fizer, sua família será retirada de Arrakis e levada a um local seguro.
Bom, se pode confiar na palavra de um traidor? Que promessa é essa de salvar a família Atreides sendo que o contrabandista que foi instalado na mansão Atreides para tal atribuição foi assassinado pelo traidor? Sem falar que anteriormente o próprio Yueh, olhando para Paul Atreides , chegou a pensar “tão jovem e já precisa morrer”. O plano dos Harkonnen é para matar a todos os Atreides, não só o duque.

Como falei no início, o capítulo 18 foi ligeiro. Ao contrário do plano de Yueh, que demorou muito tempo para ser planejado e posto em prática. Contudo, talvez seja muita bondade esperar que seu plano ocorra do modo esperado. Não me parece que a vida do duque e do barão Harkonnen vai se acabar em uma simples mordida.

Leia as análises de todos os outros capítulos clicando AQUI.

Me acompanhe nas redes sociais clicando AQUI.

--

--

Bruno Birth
brunobirth

Aqui, em geral, você lê sobre fantasia e ficção científica.