Duna Capítulo 28: O Músico Contrabandista

Bruno Birth
brunobirth
Published in
3 min readAug 27, 2020

“Viemos de Caladan, um mundo paradisíaco para nossa forma de vida. Não havia em Caladan a necessidade de criar um paraíso físico nem um paraíso mental: víamos a realidade ao nosso redor. E o preço que pagamos foi o preço que os homens sempre pagam ao alcançar o paraíso nesta vida: ficamos moles, perdemos nossa fibra.”

O artigo a seguir se baseia em minhas reflexões e nas de meus amigos Jonathan Thiago e Marcos Carvalho. CONTÉM SPOILERS DO LIVRO UM.

A dispersão daqueles que formavam a organização dos Atreides continua firme e forte após o ataque dos Harkonnen. Agora, depois de um sumiço de alguns capítulos, foi a vez de Gurney Halleck reaparecer.
O antigo mestre de armas do duque Leto se encontra refugiado em meio a um grupo de contrabandistas, o que já levanta um questionamento logo de cara: a guilda (que se relaciona cotidianamente com os contrabandistas) não parece, pelo menos inteiramente, fazer parte do engodo perpetrado pela aliança do imperador padixá com os Harkonnen. Os contrabandistas nem mencionam a possibilidade de entregar Halleck e seus homens aos golpistas, inimigos mortais dos Atreides. Em outra análise posterior, nós falaremos com mais detalhes sobre as distinções das organizações a formarem a sociedade futurista do mundo de Duna, algo que já começamos na análise do capítulo 25. Falaremos também das relevâncias que unem essas organizações.

Gurney Halleck, assim como os contrabandistas, desconhece o paradeiro de lady Jessica e Paul. Na verdade os contrabandistas acreditam que os dois estão mortos. Gurney meio que acredita no veredito e revela seu desejo de vingança contra os Harkonnen, nos relembrando de seu background, a triste lembrança relacionada ao martírio de sua irmã nas mãos dos Harkonnen.
Assim, Halleck aceita a proposta do líder dos contrabandistas e se torna um deles, enfim deixando seu posto de vassalagem aos Atreides. O líder dos contrabandistas é inclusive filho de Tuek, o homem morto pelo traidor Yueh no dia em que o duque Leto caiu. Tuek era o contrabandista que deveria servir ao fracassado plano de fuga da família Atreides, projetado por Jessica.
Vai ser, no mínimo, interessante acompanhar as reações de algumas pessoas quando Paul Atreides ressurgir. Thufir Hawat muito provavelmente já estará a serviço do barão Vladimir Harkonnen e Gurney Halleck (com sua costumeira música tocada em basilet) vai estar servindo a um grupo de contrabandistas. Ao que tudo indica, quando o filho do duque Leto reaparecer para o mundo, ressurgirá com o peso (e poder) do título de Muad’Dib sobre sua existência, o que com certeza será marcante para aqueles que o consideram morto.

Para fechar, é notável ver como os contrabandistas seguem o errôneo exemplo do barão Harkonnen em menosprezar completamente as capacidades dos fremen. Verdadeiros nômades galáticos, os contrabandistas parecem não conseguir estabelecer conhecimento profundo sobre qualquer dos planetas pelos quais passam para desenvolver seus trabalhos.

Leia as análises de todos os outros capítulos clicando AQUI.

Me acompanhe nas redes sociais clicando AQUI.

--

--

Bruno Birth
brunobirth

Aqui, em geral, você lê sobre fantasia e ficção científica.