Breve resumo do I/O Extended Belo Horizonte #io17

Bruno Brandes
May 18, 2017 · 5 min read

Sempre tive o sonho de participar do Google I/O e essa vontade aumentou ainda mais esse ano, depois que tive a oportunidade de participar do F8 (Facebook Developer Conference 2017).

Ir a eventos desse porte nos proporciona experiencias inimagináveis, como por exemplo, a de conhecer de perto o Mark Zuckerberg 😀.

Aproveitei essa minha estadia na California para fazer o roteiro que é sonho de todo Nerd (Silicon Valley) e é claro que isso inclui ir ao Google.

Não é à toa que o Google se mantém entre os primeiros lugares nos rankings que avaliam as melhores empresas para se trabalhar. Um lugar mágico que oferece uma estrutura sem igual para seus colaboradores.

Mas não se engane. Para ir a um evento internacional você precisa de muito planejamento, a não ser que dinheiro não seja um problema pra você 💰.

Pra quem não conhece, o Google I/O é um festival anual de desenvolvedores, e acontece ao ar livre no Shoreline Amphitheatre Mountain View, California.

Google I/O 2017

Este ano de 2017, o evento acontecerá de 17/05 a 19/05. São três dias de muitas experiências práticas, aprendizados, acesso a palestras técnicas e aos mais recentes produtos do Google.

Por saber da dificuldade/esforço que se tem para participar presencialmente do evento, o Google criou o I/O Extended, uma versão “estendida” do evento com sessões de streaming ao vivo, demonstrações locais, hackathons, codelabs e muito mais.

Segundo o Google, em 2016, mais de 600 I/O Extended foram realizados em todo o mundo, e este ano, o número deve ser ainda maior.

I/O Extended 2017 — Google Earth.

No guia disponibilizado pelo Google, de como organizar o I/O Extended, fica claro que cada anfitrião tem total flexibilidade para escolher a agenda do “seu evento”, qual conteúdo incluir, quais sessões assistir, qual o tempo de duração e suas regras de entrada.

Hoje 17/05/17, eu tive o enorme prazer de participar do Google I/O Extended Belo Horizonte e fiquei encantado com as novidades do Google e o formato dessa versão estendida do evento.

I/O Extended Belo Horizonte

O I/O Extended Belo Horizonte foi organizado pelo GDG BH, e para garantir a entrada, precisei realizar a inscrição pelo site do evento e cruzar os dedos, já que os ingressos foram sorteados.

Ele aconteceu no escritório do Google, localizado no Boulevard Corporate Tower e teve a entrada gratuita, contando apenas com a ajuda, não obrigatória, de 1kg de alimento não perecível para o projeto Social Impact, organizado pelo grupo.

Google BH

As 14:00 horas 🇧🇷, acompanhamos a live do I/O Keynote diretamente de Shoreline Amphitheatre. Logo em seguida, já fomos para o coffeebreak.

Todos satisfeitos 🍪, foi a hora de falar sobre o Keynote, momento em que todos podiam compartilhar o que achou do conteúdo apresentado.

Apesar de serem muitos os destaques:

  • Google AI — A inteligência artificial estará toda em google.ai que possui três pilares: Pesquisa, ferramentas e aplicação.
  • Google Actions — Agora estará disponível nos dispositivos Android e iOS.
  • Google Home — Novos países vão “receber” o Google Home 🇬🇧 🇨🇦 🇦🇺 🇫🇷 🇩🇪 🇯🇵. Infelizmente o Brasil ainda não esta nesta lista 😪.
  • Google Photos — Três novos recursos: Sugested Sharing, Shared Libraries e Photo Books.
  • Super Chat — Uma maneira de criadores de conteúdo e seus fãs interagirem durante transmissões ao vivo.
Super Chat
  • Kotlin — Uma linguagem de programação totalmente dedicada ao Android.
  • VR — Destaque referente ao Serviço de Posicionamento Visual (VPS), que combina o sistema de rastreamento interno do Tango com o Google Maps.

Devido ao nosso curto tempo, acabamos falando apenas sobre o Google Assistant.

Mobile first to AI first. — Sundar Pichai

Sundar Pichai, CEO do Google, acredita que os últimos 10 anos foram de construção de um mundo móvel, transformando smartphones em controles remotos e que nos próximos 10 anos, a mudança será para um mundo onde AI vem primeiro, um mundo onde a computação se torna universalmente disponível.

This is why we built the Google Assistant, which allows you to have a natural conversation between you and Google. — Sundar Pichai

Scott Huffman também subiu ao palco para falar do Google Assistant e anunciou um “soco no estômago” da Siri 😀. Agora, o Google Assistant está disponível também para iPhone!

Também foi apresentado o Google Lens, uma nova inteligência artificial que capacita a câmera do Android a ler e interpretar o que estiver vendo.

Sundar deu um ótimo exemplo apontando a câmera do Android para um código de conexão Wi-Fi e o Google Lens conectou o smartphone automaticamente à rede.

Depois foi hora de ouvir os Talks. O Jean Pimentel, Engenheiros de Produtos na CI&T, falou sobre Acessibilidade no Android — 101 e mostrou que devemos pensar em acessibilidade desde o início dos projetos.

Acessibilidade

Acho esse assunto muito importante pois normalmente, softwares são projetados, sem levar em consideração as necessidades das pessoas com deficiência e nós precisamos mudar isso.

Em seguida o Beto Muniz, Engenheiro de Software na Toptal apresentou a Verdadeira Proposta das Progressive Web Apps e de forma ilustrativa, ele apresentou o estado atual e o futuro da web com essa realidade e também o porque devemos mudar a forma de pensar sobre desenvolvimento web daqui pra frente.

Progressive Web Apps

E enfim chegou um dos momentos mais importantes do evento, o Happy Hour. Pode parecer piada mais não é. Eu realmente considero Happy Hour um momento muito importante em eventos. É nele que você tem a oportunidade de conhecer e conversar com diversas pessoas, de diversas áreas para trocar experiências. É incrível como nos enriquecemos nesse momento, tanto pessoalmente como profissionalmente.

Bom pessoal, é isso. Agora vamos aguardar os próximos dias (18/05 e 19/05) e ver o que mais temos de novidade lá do Google I/O.

Curtiu esse conteúdo?
Recomende ele para que outras pessoas tenham acesso 💚.

Medium Share

Bruno Brandes

Written by

Software & Product Developer

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade