Felicidade nas coisas simples
Faz mais ou menos um mês que decidi falar abertamente sobre a depressão, uma doença que me acometeu de forma profunda e inesperada. A partir do momento em que eu comecei a refletir e escrever sobre os meus sentimentos, a melhora foi incrível.
Fiz alguns posts sobre política. Pausa para já responder uma pergunta que me farão: “Bruno, você não estava escrevendo sobre política?”
Resposta: Eu escrevo sobre o que me der na telha. Escrevi sobre política, que é uma coisa que me desperta curiosidade pois afeta a vida de milhares de pessoas e participar de algo de tanto impacto me alegra…
Lendo sobre diversos assuntos, cheguei à Epicuro. A filosofia de Epicuro diz que a sabedoria está em sentir prazer e felicidade nas coisas simples. Explico:
Se você conseguir sentir felicidade em um copo de água, obviamente sua felicidade será muito mais alcançável que quem só se alegra ao tomar Veuve Clicquot. Pois água é muito menos rara e muito mais acessível. Portanto, muito mais fácil de se conseguir. Faz sentido para você? Para mim faz.
E se existe uma coisa que ajuda você a se sentir melhor em um momento ruim é valorizar verdadeiramente o que você tem. Mas há o outro lado da moeda:
A insatisfação que nos faz criar soluções
O ser humano é uma espécie realmente incrível. É só você parar para ver todas as milhares de soluções criadas pela nossa espécie. Da lâmpada elétrica ao caminhão. Da geladeira ao carro que dirige sozinho. Do tijolo à construção vertical.
Me parece óbvio de que as soluções só saem da insatisfação. Você encontra algo que lhe incomoda a ponto de usar o seu esforço e potencial afim de resolver aquela situação.
Alguém se sentia incomodado pela morte de milhares de pessoas no trânsito. Criou um carro que dirige sozinho e que reduzirá drasticamente o número de acidentes de trânsito.
Um menino de 15 anos se sentia incomodado pela morte de milhares e milhares de pessoas de câncer de pâncreas. Criou um exame revolucionário que irá salvar a vida de milhares de muita gente.
Portanto, cheguei à conclusão de que a insatisfação é irmã da inovação e eu acredito que a inovação é o que faz o mundo melhorar.
E agora, o que é melhor: Felicidade no que temos, insatisfação no que não temos… Ou os dois?