Minha primeira semana dividindo o dia em blocos de 90 minutos

Bruno Gil
3 min readApr 7, 2016

--

Esse é o meu calendário!

Uma das coisas que mais gosto de estudar é como aumentar minha produtividade e os métodos de pessoas bem sucedidas. Sou do tipo de pessoa que acredita o sucesso pode ser replicado/alçando apenas com pequenas mudanças no nosso dia-a-dia.

Em muitos textos aparecem os hábitos de dormir de grandes gênios, mas vamos comentar isso em outro momento. Outro ponto que aparece muito é como essas pessoas dividiam os dias.

Alguns começam o dia lendo notícias, outros respondendo emails e vendo redes sociais, outros fazendo o trabalho mais difícil antes de o sol nascer e tem aqueles que preferem passar as primeiras horas completamente desconectados do mundo virtual. Tem para todos os gostos. Não existe regra. Escolha a que melhor se adeque a você.

Porém, em todos aparece algo em comum: Divisão do dia.

Nossa mente não consegue se concentrar horas e mais horas na mesma coisa. Precisamos escolher o que vamos fazer naquele período de tempo e apenas focar nisso. Apenas 3% da população é multitask de verdade. Então, os outros 97%, como eu, apenas se enganam que conseguem escrever no trabalho, responder grupo de amigos no Whatsapp e ainda dar like em fotos de gatinhos no Facebook. No final, você não está produzindo nem perto do que poderia se focasse em apenas uma atividade.

Semana passada resolvi dividir meu dia no trabalho em em períodos de 90 minutos. As outras atividades, como voltar para casa, comer, andar com o cachorro etc., coloquei quanto o tempo estimado e quanto tempo gostaria de perder com elas.

Já de cara já encontrei alguns benefícios:

  1. Não perco mais tempo pensando no que tenho que fazer. Já está determinado. Hora de produzir, hora de estudar, hora de vagar pela internet etc.;
  2. Me obrigo a produzir algo em 02 momentos do dia. É muito fácil reclamar da síndrome da página em branco. Que não sabe por onde começar. O que eu fiz para resolver isso? Me obriguei a produzir algo. Qualquer coisa. Pode ser algo para o trabalho ou, caso minha cabeça ainda esteja muito travada, algo pessoal que já está bem trabalhando na minha cabeça. O importante é colocar os pensamentos para passear. Mostrar para meu cérebro que é a hora dele funcionar. Meus textos aqui no Medium tem servido para isso. Tirar meu cérebro da inércia. Tem dado resultado;
  3. Descobri que horas eu produzo melhor no dia. Primeiras horas da manhã com o escritório vazio e calmo e no final do dia quando o stress já foi embora. No meio do dia, eu descobri que não consigo produzir tão bem, deixei para as coisas que não preciso de tanta energia. Estudar, descobrir coisas e burocracias quaisquer da vida.

Mas nada é perfeito. Descobri algumas falhas graves que preciso consertar:

  1. Se o dia não começa como eu quero (acordar muito cedo, não pegar trânsito e chegar com o escritório vazio) minha produtividade cai numa velocidade vertiginosa. Não consigo produzir se chego no meio do furacão de um escritório lotado. Preciso da calmaria para começar;
  2. A primeira coisa que preciso fazer assim que chego no escritório, além de tomar café da manhã e ter uma rápida olhada nas notícias, é produzir um texto. Qualquer que seja. Se não for assim, sei que não vou conseguir produzir tudo o que quero naquele dia;
  3. Depois do almoço é o período que tem uma espécie de buraco de produtividade. Nada sai. Durante essa semana tentei de várias formas achar como produzir algo. Nada funcionou.
  4. O periodo da tarde é o mais difícil de me manter no que foi planejado. Ou me perco nas demandas que aparecem de mim ou no barulho do escritório. Preciso trabalhar nisso.

Resumindo, funcionou muito bem para mim. Percebi o quão pouco tempo temos para fazer tudo e que se não focarmos, nada anda. Ou anda muito mal das pernas. Não ter mais aquele momento “o que faço agora?” é incrível! Um senso de que posso sentar, fazer e esperar para ir para a próxima atividade que já foi decidida. Menos gasto de energia com isso.

Também descobri que preciso melhorar algumas partes do meu dia, mas que, no geral, funciona muito bem. Resultados incríveis podem sair disso.

E você, como divide seu dia? Como faz para focar naquilo que importa e não se deixar levar pelas demandas dos outros?

Posto escrito ao som de: ♫ Udora — Liberty Square

--

--