Resolvi agradecer 21 pessoas em Abril e foi incrível!!

Bruno Gil
4 min readApr 27, 2016

--

Foto: Matt Jones | thepicpac.com

Final de março, sem saber muito o porque, resolvi que ira agradecer durante 21 dias seguido de Abril pessoas que admiro e agradeço por fazerem parte da minha vida.

Por que fazer isso?

Somos tão atropelados pelas tarefas diárias que esquecemos de mostrar um pouco de carinho pelas pessoas que amamos.Para quem mora longe das pessoas de que gosta, que gosta como eu, isso fica mais claro ainda. Não encontro meus grandes amigos vagando pelo shopping. É preciso vontade e tempo. O segundo é cada vez mais escasso nas nossas vidas.

Os emails:

O primeiro foi um dos mais difíceis. Não porque eu não sabia o que escrever. Era para o meu melhor amigo há mais de 12 anos. Não faltavam coisas para dizer como admirava ele, mas o que assustava era não saber o que esperar.

Fico imaginando ele acordando e vendo no seu email uma mensagem com o assunto “agradecimento”. Acho que a primeira coisa que as pessoas que receberam pensaram foi “que merda é essa?!?!”

Horas depois veio a resposta. Muito, mas muito melhor do que eu imaginava. Ambos ficaram felizes para caralho!

Quem não gosta de receber um carinho e saber que é admirado por alguém que gosta?

Depois desse primeiro, tudo ficou mais fácil.

Todos os dias seguintes foram iguais. Escrever email de agradecimento era a primeira coisa que eu fazia quando chegava no escritório. Para mim era a coisa mais importante do dia. Era o que me daria energia e alegria para enfrentar o resto do dia.

Depois desse primero, outros 2 foram bem difíceis. Não de escrever, mas de mandar. Para a minha mãe e para os meus chefes.

Para a minha mãe:

Mesmo sendo muito próximo da minha mãe, acho que nunca tinha tido o quanto admirava ela e usava ela como exemplo para a minha vida. (Viu como é fácil se perder na correria do dia-a-dia e não falar as coisas que deve ser faladas?).

30 anos servindo de exemplo não podem ser resumidos em algumas linhas de email, mas eu tentei.

Sabendo que minha mãe é emocional. Sei que ela chorou de alegria.

Para os meus chefes:

Não que seja difícil o relacionamento entre eu e eles. Muito pelo contrário. Mas o contexto que era a questão. Dias antes eu estava muito frustrado como o meu trabalho estava andando. Bem mais devagar do que eu gostaria.

Como minha namorada trabalha na mesma empresa, na mesma mesa na verdade, conversamos muito pelo Slack sobre coisas da vida. Claro que fui falar com ela quando estourei de frustração. Para mostrar meu nível de frustração, falei que pensava em sair porque as coisas não estavam andando como eu queria.

Não tenho nenhum interesse de sair, mas era para dar um efeito dramático.

O que isso tem haver com o email para eles? O idiota aqui mandou em um canal que toda e empresa vê. “Sorte” que eu vi e deletei a mensagem, mas tenho certeza que algumas pessoas viram (uma pelo menos veio falar comigo).

Para evitar passar a idea errada, eu fui falar com eles sobre o acontecimento. Nenhum deles tinha visto, mas, para evitar ruído, melhor explicar.

Menos de uma semana depois era a vez deles na lista.

De novo, o problema não era o que eu queria falar, mas as coisas entorno.

As respostas deles foram as mais “engraçadas”. Lendo apenas o assunto, acharam que eu realmente estava se despedindo e indo embora. Tiveram que ler mais de uma vez para entender que não era isso.

(Que isso sirva de exemplo para os que não entendem o poder do contexto).

Todos os outros foram mais fáceis. Não tinha muito segredo. Eram para pessoas que eu admiro e que eu nunca tinha demostrado de maneira tão clara.

O que eu aprendi com isso?

Cada vez que eu fazia, nem esperava a resposta. Ficava feliz só de ter escrito e enviado. Era o suficiente para mim. Quando a pessoa respondia aumentava ainda mais minha felicidade, mas o importante era o sentimento que eu tinha enquanto escrevia.

Meus dias começavam muito bem e mesmo o período de frustração ter sido entre esses emails, foi muito mais fácil passar por ele por causa desses emails.

2 pessoas não responderam e isso foi irrelevante para mim. Elas devem ter seus motivos, mas isso não importou para mim. Fiz o que tinha e queria fazer.

As pessoas devem achar que meu objetivo era agrada-lás. E era mesmo antes de começar, mas no fundo serviu muito mais para mim do que para elas.

Foi uma experiência incrível que pretendo repetir em outros momentos da minha vida. Talvez sem tanta obrigação, mas agradecer as pessoas se tornou um hábito.

E você? Tem agradecido as pessoas que você ama?

Post escrito ao som de: Bring Me The Horizon

--

--