Como começar a ler HQs?

Bruno Godoy
Aug 26, 2017 · 4 min read
fonte: google imagens

Como os quadrinhos e suas adaptações cinematográficas estão populares hoje em dia, é comum termos uma nova leva de fãs que estejam aflitos para começar a ler HQs. Mas, como a cronologia de alguns universos como a Marvel e DC não são tão bem explicados, temos uma dificuldade em saber por onde começar. Então, pensei em fazer um “guia”, para ajudar quem está interessado a embarcar nesse universo.

Sagas

A recomendação para quem quer ler qualquer editora de super-heróis, é começar por uma mega-saga. Pode ser difícil de entender o que levou até esse ponto, mas num geral, grandes arcos são muito mais fáceis de se compreender fora de uma cronologia especifica, por isso nos dão uma série de vantagens.

Normalmente com um número grande de heróis. Então basta você, após terminar de ler, procurar os quadrinhos dos que mais chamaram a atenção. A partir disso, vem os croosovers e você pode começar a ler um pouco mais. Quando perceber, já estará dominando todo o universo e sua cronologia.

fonte: google imagens

Do inicio

Sendo um pouquinho mais radical, você pode optar por ler a cronologia de forma crescente, desde o princípio. É uma tarefa bem demorada, dependendo da editora, mas é uma boa maneira de construir a cronologia e conseguir ler o maior número de títulos.

A única coisa que deve-se ter em mente é que os quadrinhos de cada época refletem diretamente no momento histórico em que foram criados. Então não espere quadrinhos dos anos 60 com uma arte mais realista, ou bordões mais novos em relação ao ano criado.

fonte: google imagens

Personagem

Se você nunca leu, mas se interessa por um personagem, você pode ler os arcos desse personagem, e tirar a prova para ver se gosta mesmo do herói, e a partir daí, criando um repertório.

Você começando através de um personagem, pode encontra-lo em algum croosover. Depois, começa a ler revista da equipe que ele estiver presente, e com o tempo, vai começando a ler um pouco de tudo.

fonte: google imagens

Fases editorial

Muito se confunde fase editorial com saga. Porém, uma fase é mais aberta e não depende de uma série de acontecimentos para se identificar. Exemplos de fases são os Novos 52, “Nova” Nova Marvel, o Reinado Sombrio e a Era Heroica.

Em algumas dessas fazes, as revistar são zeradas, tanto na numeração da revista quanto na cronologia, e a partir disso, temos histórias novinhas e abertas para o grande público.

fonte: google imagens

Historias não atreladas

Você nem sempre precisa seguir a cronologia ao pé da letra. Você pode começar lendo quadrinhos que não se situem muito bem na cronologia, como graphic novels e arcos fechados.

Algumas das melhores histórias, se passam nesses universos alternativos e você pode acabar procurando a contraparte mainstream desses personagens, que compuseram a história, podendo traçar paralelos e criar uma lista de leitura maior.

fonte: google imagens

Fazendo o caminho inverso

Muitos fãs de quadrinhos sempre se preparam para ver adaptações de seus arcos mais queridos. Bem, você pode fazer o caminho inverso. Assista a algum filme ou animação das duas grandes editoras e vá atrás do material original.

Começando por diversão, vá analisando as principais diferenças entre as duas mídias. Como que foi adaptado? O que há nos filmes que não há nos quadrinhos? E o contrário? Com o tempo, essas dúvidas vão se diluindo e você pode acabar procurando outras fontes que não tenham sido adaptadas.

fonte: google imagens

Tentativa e erro

Bom, se tudo o que eu disse ainda não deu certo, você pode fazer assim. Existem sites e vídeos que fazem resumos das grandes sagas, daí você pode ir adquirindo mais entendimento. Procure manter a fidelidade nos materiais que você começar a ler ou colecionar. A pior coisa, para quem quer começar a ler quadrinhos, é ter de ler arcos esburacados por não conseguir manter uma sequência nas edições. Então tente sempre buscar uma completude. Por fim, vá lendo até saber o que é bom e o que não é.

Deixarei uma canal do youtube super top, que fala sobre histórias e personagens, tanto de HQ’s, quanto games.

Links Relacionados:

Gostou? Dêem um like e deixe seus comentários! Me sigam nas redes sociais!

Facebook | Twitter | Instagram

)
Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade