O que é Bible Journaling?

Existem aquelas pessoas que podem achar bem estranho — e até um pecado — a ideia de escrever, rabiscar ou desenhar em suas bíblias. Outras pessoas não só fazem isso, como pintam nelas. Essas são os tais praticantes de bible journaling.

A essência é transformar a sua bíblia em algo extremamente significativo para você. É uma forma de criar uma intimidade maior com a Palavra de Deus!

A ideia consiste em meditar em um texto, encontrar um versículo e destaca-lo (literalmente).

Ao separar algum tempo fazendo uns rabiscos, desenhos, pinturas, você estará meditando na Palavra e permitindo que ela se fixe ainda mais em sua mente e coração.

E é nesse momento que os verdadeiros artistas aparecem. Eles transformam versículos em lindos desenhos, e aos poucos, suas bíblias vão se tornando uma linda exposição do seu talento e do seu amor à Palavra de Deus.

Exemplos de Bible Journaling

Existem sites específicos no assunto, tal como bíblias e matérias de desenho próprio para isso, mas como bons brasileiros, podemos dar aquele jeitinho, mas uma “obrigatoriedade” é você ter uma bíblia com uma margem ou rodapé para anotações, pois será ali que será realizada a anotação/ilustração. Alguns dos modelos é a Bíblia ESV SINGLE COLUNM (Versão em inglês) e a Minha Bíblia SBB (Versão em português).

Biblia ESV Single Column / Minha Biblia SBB

Eu acho uma ideia muito legal, já que gosto de desenhar. E já estava a um tempo querendo representar meus versículos favoritos em desenhos ou tipos de escritas diferentes. E também, já queria comprar uma bíblia de estudo. E com essa ideia, fica mais fácil organiza-los e grava-los também.

Então vamos entrar nessa onda e usar nossa criatividade para expressar o nosso amor pela Palavra de Deus através desse incrível movimento, porque por meio desses “desenhos” podemos evangelizar pessoas mais leigas na Palavra.