Retirada dos selos Marvel/DC

fonte: google imagens

No dia 4 de maio, a Panini solicitou a retirada das scans das HQs da DC e da Marvel, incluindo todo o conteúdo da Vertigo e WildStorm:

“a remoção integral de todas as scans de quadrinhos da Marvel e DC Comics (incluindo quaisquer selos como a WildStorm e a Vertigo), que estão sob copyright da Panini Brasil(…)”

O anúncio foi feito através da página do Facebook da equipe HQ Ultimate, um dos vários sites brasileiros que disponibiliza scans de HQs. Junto do anúncio de que todo o conteúdo que pertence à Panini Comics seria retirado de seu menu.

fonte: hqultimate.com

Segundo o anuncio, a equipe removeu seus scans disponíveis para demonstrar respeito para com a Panini Brasil. Assim como a HQ Ultimate, outros sites que disponibilizavam esses materiais devem também retirar seus conteúdos.

No Brasil, o universo de quadrinho ainda é pequeno. Mesmo com grande distribuição de selos importantes como Marvel Comics e DC Comics, muitos títulos não alcançam o mercado nacional. Existe também um atraso de aproximadamente um ano em comparação com os lançamentos nos Estados Unidos. Por causa disso, muitos leitores optam por scans de quadrinhos americanos e fazem eles mesmos a sua própria tradução, posteriormente liberando em sites para download gratuito.

fonte: google imagens

Lendo as HQs em formato digital acaba incentivando o leitor na compra de revistas. No meu caso, eu não tenho muita condição de comprar os quadrinhos mensais/quinzenais/semanais de sagas, ou de personagens, então eu leio esses quadrinhos online. Os que eu me interesso — e sempre me interesso — eu espero lançar um encadernado de capa dura e compro, para manter uma “coleção” das sagas de mais importância da editora, ou até mesmo histórias fechadas de personagens, aquelas com começo, meio e fim no mesmo encadernado. Ex.: A Piada Mortal (DC Comics), Homem de Ferro (Extremis).

Essa postagem foi mais um informativo, para que amigos leitores fiquem sabendo do acontecido e que possam compartilhar experiências sobre os quadrinhos e sobre a “trágica” notícia.

fonte: google imagens

Se alguém conhece sites que tem scans de HQs, conheça algum site para downloads de HQs ou simplesmente conheça outra forma barata de ler HQs, deixe nos comentários.

Gostou? Dêem um like e deixe seus comentários! Me sigam nas redes sociais!

Facebook | Twitter | Instagram