Mais uma Notícia Siscomex 27/2016 agita as empresas importadoras do segmento automotivo.

Notícia Siscomex Importação n° 27/2016

No dia 09/03/16 foi publicada a Noticia Siscomex 27/2016, informando que a partir do dia 16/03/2016 entraria em vigência novo tratamento administrativo para importação de produtos classificados em algumas NCM’s, com anuência do DECEX delegado ao Banco do Brasil.

E o dia 16/03/2016 de fato chegou, trazendo com ele a necessidade da Licença de Importação (LI) para o registro da Declaração de Importação (DI). O caso mais crítico é da NCM 8708.29.99 — Partes e acessórios dos veículos automóveis das posições 87.01 A 87.05 — Outras partes e acessórios de carroçarias (incluindo as de cabinas) — Outros (Destaque 999), essa NCM é muito utilizada pelas empresas importadoras do segmento automotivo.

Agora pergunto: o Banco do Brasil vai dar conta de analisar a demanda de Licenças de Importação?

Pois tenho absoluta certeza que em apenas um dia dessa vigência, já foi o bastante para paralisar várias liberações de mercadorias, e não temos conhecimento de quantos dias o Banco do Brasil vai levar para analisar e deferir essas licenças.

A vida já não está fácil para as empresas desse segmento, agora tendo que administrar mais essa situação, correndo o risco de atrasos e custos extras para a liberação dessas mercadorias.

O negócio é torcer para que o Banco do Brasil e DECEX tenham se preparado para essa demanda ou pelo fim da vigência. “Vida curta a essa notícia”

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.