Desmistificando o universo masculino Pt.1

A lacuna de incompreensão que há entre os sexos está cada vez mais larga e o mundo masculino não é e nunca foi um mar de flores como você imagina. Vamos desmistificar?

TheNothing
5 min readMar 25, 2020
Imagem representativa

O viés ideológico sob a ótica de gênero atualmente é o fator que aumenta a incompreensão entre os sexos e que, portanto, nos afasta cada vez mais e nos joga num mundo onde há mais sexismo. Sim, eu vou lhe explicar:

Existem duas coisas que você precisa considerar para qualquer análise de gênero: a lacuna de empatia entre homens e mulheres e a descartabilidade do sexo masculino.

Qualquer análise de gênero que NÃO considera esses fatores está fadada ao fracasso. Ou seja, a maioria delas, nos dias de hoje, infelizmente.

A lacuna de empatia entre um homem e uma mulher sempre existiu. Sempre fomos mais tendenciosos para um lado do que para o outro em relação a empatia. Entenda: é natural, é biológico e tem totalmente a ver com a sobrevivência humana na superfície terrestre, assim como a descartabilidade do sexo masculino.

Vamos primeiro entender essa lacuna?

A lacuna se manifesta de diversas maneiras e vou estar listando algumas delas:

  1. Quando um menino não recebe a mesma atenção, carinho, elogios, mimos, cuidados, bajulações do que uma menina recebe quando criança, seja da família, pais, parentes, amigos etc.
  2. Quando num naufrágio ou numa qualquer outra situação grave como tal, as mulheres e crianças são vistas como as que necessitam ser salvas primeiro;
  3. Quando os homens são os que são enviados para uma guerra ou precisam se alistar obrigatoriamente numa junta militar e estar a disposição para se sacrificarem;

O que está por trás disso?

  1. Homens serem mais fortes fisicamente;
  2. O universo masculino ser muito mais cruel e brutal;
  3. Homens não precisarem carregar uma criança no útero por 9 meses ou menstruar;
  4. A capacidade de apenas um homem engravidar diversas mulheres em seguida garantindo a sobrevivência da espécie humana mesmo se for o único homem na face da Terra.

Reflexões sobre as afirmações acima:

O item 1 — que se reflete no item 2, apesar de ser um ponto forte masculino é ao mesmo tempo o seu maior ponto fraco.

O que você ganha sendo mais forte fisicamente?

Obrigações morais tais como:

A obrigação moral de fazer os trabalhos braçais mais pesados, portanto, a obrigação de se arriscar mais em trabalhos de maior risco (que na época primitiva seria a obrigação de caçar animais selvagem), a obrigação de ser o protetor e, portanto, a obrigação de defender seja sua tribo, país etc.

Até aqui raciocinamos de modo simples e você já pode perceber que a realidade masculina já se torna outra história e isso nos leva ao item 2.

O item 2 é uma extensão do item 1. O mundo é muito mais cruel e brutal pelas mesmas obrigações morais.

Quando em época de escravidão, os homens são designados para fazer os piores trabalhos. Quando em épocas de guerras, os homens são designados para se sacrificarem em batalhas sangrentas. Quando todos estão em sufoco numa situação de naufrágio, os homens são designados praticamente para a morte porque vão suportar mais. Inclusive, é bom destacar que, por isso também os homens, são criados para enfrentar um mundo mais brutal para os mesmos.

Seguindo logicamente, o item 3 reforça o item 2 e por conseguinte culmina no item 4.

A biologia masculina não permite uma gestação e os homens não menstruam. O que isso quer dizer?

Quer dizer que não precisam se resguardar para preservar uma outra vida que está sendo gerida.

Não menstruam, não sofrem TPM e nem as cólicas que acometem as mulheres, fazendo de nós, muito mais aptos para outros afazeres e menos frágeis em condições biológicas reforçando os outros itens. Ou seja, neste período enquanto a mulher gere uma criança, quem busca alimentos para a mãe e a prole desde a época primitiva, é no modo geral o homem. É uma básica gestão de sobrevivência influenciado por nossa biologia.

Vamos ao item 4?
Ser homem significa ser descartável biologicamente. Se existir apenas 1 homem na face da Terra, no entanto, existir muitas mulheres, apenas este homem pode salvar a espécie humana inteira.

Se uma mulher deseja engravidar, ela precisa gerir um bebê por 9 meses e este processo é moroso. Para o homem não, se ele quiser engravidar mulheres, basta ele sair de um sexo para o outro na mesma hora. Ele pode simplesmente estar em uma orgia e engravidar todas as mulheres praticamente no mesmo dia.

Moral da história:

Não importa se morrerem muito mais homens desde que tenha pelo menos alguns para procriar e fazer com que a raça humana sobreviva. O oposto, não é possível. Se morrer muito mais mulheres do que homens, a procriação vai ser muito mais limitada. O que seria da espécie humana se as mulheres se arriscassem em fazer caçadas nas épocas primitivas? As chances de serem mortas seriam maiores, portanto, nossa sobrevivência na Terra sofreria riscos severos.

A lacuna de empatia entre homens e mulheres parte exatamente dessas premissas que estão por aí pelo ar pra quem quiser ver. As mulheres recebem muito mais empatia por serem seres mais frágeis fisicamente e serem mais delicadas em diversos aspectos, e claro, pelos mesmos motivos esses são seus maiores dilemas e as maiores dores.

A verdade é: se hoje homens são fuzilados e mortos aos milhares em algum local, a notícia até ocorre mas em menor quantidade e gera muito menos comoção. Se forem mulheres, a notícia viraliza gerando muito mais comoção e muito mais indignação.

Desconsiderar que isto existe, é ignorar completamente a realidade, especialmente o sofrimento masculino.

Já perdi a conta de quantas vezes mulheres vierem falar que homens não sofrem por serem homens. Sim, sofremos, porém, estamos muito cegos e muito menos propensos para verbalizar isso para vocês de forma que esteja na ponta da língua tudo o que eu acabei de escrever neste artigo. É como entrar em questões filosóficas ou percorrer toda a história para chegarmos ao ponto que estamos hoje.

Enfim, gostei deste artigo curto. Farei mais partes entrando em questões mais aprofundadas partindo destes princípios aqui.

Este é um tema que sempre quis escrever aqui mas as forças das circunstâncias foram me levando à outros temas. Contando com este artigo, já totalizam 25!

Isso aqui tudo tem um grande valor pra mim. Não alcança muita gente mas me ajuda e muito também a me expressar tudo que tenho em mente, e assim, evita também muitos debates na internet.

Muito grato pelo espaço, Medium!

Espero que, com esses artigos, podemos estar voltando a nos entender melhor, e assim, criando uma sociedade mais harmoniosa entre os gêneros.

Obrigado, aguarde a próxima!

--

--