Problemas para pensar no nome do seu

Pensar no nome do seu negócio é uma tarefa difícil. Foram várias semanas para que eu pudesse chegar no nome do meu site, o RendaLab, e durante esse período, eu criei várias opções até chegar na que mais me agradou.

Aqui vão algumas dicas de como gerar ideias para chegar num nome que seja relevante e forte para o seu negócio:

#1: Brainstorm de palavras

Anote todas as palavras que vêem à sua cabeça. Mesmo aquelas mais bobas e que certamente você não escolheria como nome do seu negócio.

Elas podem não ser boas palavras para um nome. No entanto, é comum acontecer de uma palavra fazer você pensar em outra que seja muito mais relevante.

Vale dizer também que essas palavras devem ter alguma relação com o seu negócio. Escrever palavras aleatórias não vão acrescentar muito ao processo.

Se estiver difícil achar palavras, eu recomendo usar sites como o Dicionário Criativo para gerar sinônimos das palavras que você já está usando.

#2: Retorne às origens

Lembra das etapas de definição do seu negócio, Definição do seu público e Criação da Missão e Valores? Pois bem, volte a esses pontos e colete todas as palavras que você achar pertinentes na sua busca.

Lembre-se, o fato de você não considerar uma palavra qualquer não quer dizer que aquela palavra deve ser ignorada. Ela pode te levar a uma outra palavra que seja exatamente o que você precisa.

#3: Ligue as palavras e forme expressões

Terminada a etapa de escrita de palavras, comece a tentar ligá-las de todas as formas que você conseguir. Aqui novamente temos que deixar de lado o julgamento. O importante é variedade. Gere várias combinações, e inverta a ordem das palavras. Pense que está colecionando o maior número de expressões!

#4: Pense em expressões já conhecidas

Expressões populares são ótimas fontes de bons nomes, pois são facilmente lembradas por todos.

Um bom exemplo disso é o site Papo de Homem, que usou de uma expressão popular para definir exatamente do que o site se trata.

Usar expressões populares pode ser uma boa escolha de nome, pois são facilmente compartilhadas e lembradas. No entanto, tome cuidado com o significado das expressões, pois elas podem ter significados que joguem contra você.

#5: Tente unir palavras

Junte duas ou mais palavras, formando assim novas palavras. Você pode criar um significado único e totalmente alinhado com a sua proposta. Foi assim que cheguei no nome RendaLab!

Se estiver difícil, tente chamar alguém pra te ajudar. Eu cheguei no nome RendaLab com a ajuda da esposa.

Eu recomendo muito que você recorra a ajuda de alguém em quem confie. Alguém que você sabe que irá te ajudar genuinamente.

Digo isso pois muitas pessoas vêem com descrença a criação de negócios online. Evite pedir ajuda para essas pessoas, pois elas podem tentar convencer-lo(a) a abandonar a ideia.

As pessoas não fazem isso por mal. Mas sim por que elas não acreditam no potencial de negócios online. Elas acham que, ao tentar lhe convencer a desistir, estão lhe poupando de um prejuízo maior de tempo ou dinheiro no futuro.

Comece a filtrar

Agora é hora de começamos a avaliar aquelas expressões que ficaram boas, e aquelas que podemos descartar.

Tente reduzir a 5 expressões. É possível? O que está achando do resultado?

Bônus: Lembre-se da pausa entre os dias

Decidir o nome do seu negócio é uma grande decisão, com enorme impacto para o seu sucesso. E o tempo é essencial para que a gente “amadureça” as possibilidades e a nossa visão sobre o resultado final.

Quando temos um problema a ser resolvido, nosso inconsciente continua acessando informações e “gerando ideias” em background por nós. Mesmo se pararmos de pensar no problema, ou enquanto estamos dormindo, as ideias ainda estão lá sendo desenvolvidas na nossa cabeça.

Já aconteceu com você de achar a solução pra um problema do trabalho em um momento que você não estava trabalhando? Por exemplo, enquanto estava no banho? Ou se preparando pra dormir? É disso que estou falando!

Não estou dizendo pra você não fazer nada e esperar até que o nome perfeito venha de um momento “Eureka” na sua cabeça.

O que estou dizendo é que é importante separar um tempo ao longo de dias. Assim você pode pensar com calma nas possibilidades, e considerar todos os pontos que envolvem a criação de um nome.

Não tente definir o nome em um dia. Mesmo que você tenha achado uma expressão que pareça perfeita, guarde-a e continue com a tarefa de nomear o seu negócio na cabeça durante alguns dias.

Se possível, tente fazer essas etapas novamente com outra pessoa. Ou trazendo palavras um pouco diferentes das que já utilizou.

Depois de alguns dias pensando nisso (e deixando o seu inconsciente fazer o trabalho dele em te ajudar), é possível que você já tenha um candidato preferido.

Se esse for o caso, ótimo! Agora você pode passar pro próximo passo que é colocar o nome do seu negócio à prova:

Confira o texto: “Como testar o nome do seu negócio?”

Se você ainda não chegou em um nome que lhe agrade, não tem problema. Continue tentando os passos acima por mais alguns dias, e considere chamar outras pessoas para lhe ajudar, principalmente nas fases de brainstorm e ligação das palavras.

Grande abraço!