Resumo da Data-FIFA — Parte 1 (14/11 a 19/11/2024)

Bruno Miotto
6 min readNov 26, 2024

--

Tudo em paz: campanha histórica do Japão nas Eliminatórias deixa os Samurais Azuis a uma simples vitória da Copa do Mundo da América do Norte.

Chegamos na última Data-FIFA do ano. Encerramos o ano de 2024 no calendário asiático de seleções na metade do caminho rumo a América do Norte e com isso, só temos a certeza de que apenas o Japão está a apenas um triunfo de carimbar seu boleto para a Copa do Mundo de 2026. Irã está também muito próximo da vaga, duelos interessantes nos Grupos A e B e um Grupo C praticamente imprevisível (com exceção dos japoneses). Bora rodar o continente?

Semáforo AFC

O Semáforo AFC da Data-FIFA diz qual time foi bem, qual time foi mais ou menos e quem foi mal nessa rodada dupla de Data-FIFA baseado em resultado e atuação.

Grupo A: EAU goleia Qatar enquanto o Irã encaminha sua vaga para a Copa do Mundo

Fábio Lima fez “chover” no deserto: Quatro gols em cima de um demolido Qatar que bota os Emirados Árabes na rota rumo a Copa do Mundo.

Quando começamos a terceira fase, esperávamos que Qatar e Emirados Árabes iriam ser os principais favoritos a brigar pela vaga da quarta fase das Eliminatórias. Porém dentro de campo, o que vimos foi uma completa dominação emiratense nas duas partidas. Nesse jogo de volta, os EAU golearam os qataris por 5–0 com direito a “poker” de Fábio Lima (o brasileiro naturalizado emiratense fez 4 gols) e assumiu a posição de principal ameaça ao segundo lugar do Uzbequistão no Grupo A. Na rodada anterior, os Emirados Árabes golearam o Quirguistão por 3–0 com direito a gol de outro brasileiro, Marcus Meloni. Já o Qatar mesmo com a goleada, na rodada anterior, bateu o Uzbequistão por 3–2 com gol de mais um brasileiro nos acréscimos, Lucas Mendes (ex-Coritiba). No entanto, graças a essa goleada nos EAU, o técnico “Tintín” Marquez está com os dias contados na seleção qatari.

O Irã encaminhou sua classificação para a Copa do Mundo de 2026 após vencer dois difíceis jogos por 3–2: primeiro contra a Coreia do Norte no Laos aonde abriu 3–0, teve um jogador expulso e conseguiu segurar uma reação dos Chollima e depois, contra um valente Quirguistão em Bishkek com gols da dupla Mehdi Taremi e Sardar Azmoun. O Time Melli precisa agora de duas vitórias contra EAU e Uzbequistão para carimbar sua vaga.

Já o Uzbequistão, apesar da derrota para o Qatar, mostrou resiliência na sua visita ao Laos e mesmo com um a menos, venceu a Coreia do Norte com gol da jóia Abbosbek Fayzullaev e abre uma vantagem importante na busca pela vaga direta contra os Emirados Árabes.

Grupo B: Coreia do Sul patina e a briga pela vaga direta ainda segue uma incógnita

O Iraque conseguiu uma vitória importante em Omã e “colou” na Coreia do Sul enquanto aproveitava o tropeço da Jordânia para se distanciar na busca pela vaga direta.

O que parecia que seria uma classificação “tranquila” da Coreia do Sul após os últimos resultados virou novamente do avesso pois os Guerreiros Taeguk novamente não conseguiram se impor a adversários mais limitados no grupo “teoricamente” mais fácil dessas Eliminatórias. Mas antes, os sul-coreanos venceram o Kuwait fora de casa por 3–1 com boas atuações de Oh Se-hun e Bae Jun-ho (além claro de um gol de pênalti de Son Heung-min).

Na segunda partida, a Coreia do Sul reviveu o pesadelo do jogo de estreia contra a Palestina empatando com os próprios palestinos por 1–1 em Amã na Jordânia. Mais uma vez Son teve que salvar a seleção sul-coreana após o gol inicial de Zaid Qunbar. Os palestinos perderam antes para Omã por 1–0 e segue na lanterna do grupo.

A seleção do Iraque aproveitou o tropeço da Coreia do Sul na última rodada e reassumiu a segunda colocação do Grupo B após o empate no confronto direto contra a Jordânia por 0–0 e uma importantíssima vitória em Omã contra a seleção omani com gol de Youssef Amyn aos 36 do primeiro tempo. Os jordanianos escorregaram duas vezes nessa Data-FIFA, além do empate a zero contra o Iraque, empataram por 1–1 com o Kuwait fora de casa.

Grupo C: Japão a uma vitória da Copa num grupo completamente mais insano do que nunca

A imagem da Data-FIFA: Marselino Ferdinan mesmo “sentado” liderou uma gigantesca vitória sobre a Arábia Saudita e ilude a nação indonésia com uma chance de até vaga direta na Copa do Mundo.

Os 200 milhões de indonésios agora tem chances de sonhar com um retorno aos Mundiais depois de 84 anos (a Indonésia já disputou a Copa do Mundo em 1938 na França, ainda como Índias Orientais Holandesas), pois conseguiu uma enorme vitória em casa por 2–0 contra a Arábia Saudita com dois gols do jovem Marselino Ferdinan e está a um ponto da segunda colocada Austrália com um confronto direto já na próxima rodada de Data-FIFA em solo australiano. Promessa de jogão!

A história está sendo escrita na campanha incontestável do Japão pelo Grupo C. Com 9 pontos de vantagem para os australianos e 10 para os indonésios (do qual os Samurais Azuis arrancaram uma goleada por 4–1 em Jakarta pese os japoneses tendo sua primeira experiência fora da zona de conforto nessa Eliminatória), o Japão na próxima Data-FIFA só precisa de uma simples vitória contra o Bahrein em Saitama para carimbar o passaporte para a América do Norte.

Em sua visita a Fujian, novamente o Japão deu mostra de que consegue lidar psicologicamente com cenários bastante extremos. A torcida chinesa vaiou o hino japonês, enfiou lasers na cara dos jogadores japoneses e até encurtaram as linhas das laterais e escanteios para evitar tomar gols de cabeça (o que no fim, não adiantou de nada pois tomaram 3 gols de cabeça do Japão). Grande atuação de Koki Ogawa que fez dois gols e agora é vice-artilheiro dos Samurais Azuis na eliminatória com 4 gols (só perde para Ayase Ueda com 8), 3–1. Apesar da derrota para os japoneses, os chineses ainda tem chances de chegar ao segundo lugar pois derrotaram o Bahrein fora de casa na rodada anterior por 1–0.

Já a Austrália, flertou com o perigo nessa Data-FIFA com duas atuações bem medíocres contra Arábia Saudita e Bahrein. Na partida contra os sauditas (com retorno de Hervé Renard ao banco dos Falcões Verdes após a demissão de Roberto Mancini), a Austrália teve até algumas oportunidades de fazer gols mas a falta de um centroavante ao menos decente impediu isso. O time de Renard até conseguiu fazer um gol na meta do goleiro Joe Gauci, mas foi anulado por um ajustadíssimo impedimento milimétrico.

A partida contra o Bahrein fora de casa conseguiu ser pior que o jogo disputado em Melbourne. Apesar de abrir o placar logo no primeiro minuto de jogo, os Socceroos foram superados pelo esforçado time barenita e tomaram a virada graças a dois gols de Mahdi Abduljabbar (um deles inclusive num chute de 40 metros vindo do meio de campo). Quando tudo parecia que o resultado se transformaria numa tragédia incalculável para os aussies, apareceu Kusini Yengi (que já tinha feito o primeiro gol da partida) que empatou o jogo aos 97 minutos, tirando um ponto valioso de Riffa das mãos dos barenitas e mantendo a Austrália na segunda colocação da classificação no Grupo C ao fim desse ano de 2024.

Encerramos a Data-FIFA masculina de 2024. A partir dessa quinta-feira começará a última Data-FIFA feminina do ano que durará até quase o meio de Dezembro. Não terá Japão, mas terá Austrália e Coreia jogando partidas contra seleções fortes. E no último resumo do ano eu tenho uma grande surpresa para todos vocês. Não percam a parte 2, pessoal. Nos vemos daqui duas semanas!

--

--

Bruno Miotto
Bruno Miotto

Written by Bruno Miotto

Criador de conteúdo formado em Jornalismo pela UniToledo Wyden Araçatuba. Futebol asiático masculino e feminino pelo Japão FC (@japaofcbr). #ActuallyAutistic

No responses yet