Resumo da Data-FIFA — Parte 2 (25/10 a 30/10/2024)

Bruno Miotto
7 min readOct 31, 2024

--

Data-FIFA Feminina cheia para as seleções da AFC: Japão goleia no clássico regional contra a Coreia do Sul enquanto que a Austrália tem uma turnê europeia bastante positiva.

Após a Data-FIFA masculina, chegou a vez de falar das mulheres. Muitos jogos aconteceram entre 25 e 30 de outubro. Teve goleada em clássico regional, ótima atuação das Matildas na Europa, China se recuperando, mini-torneios etcétera. Então bora rodar o continente!

Semáforo AFC

O Semáforo AFC da Data-FIFA diz qual time foi bem, qual time foi mais ou menos e quem foi mal nessa rodada dupla de Data-FIFA baseado em resultado e atuação.

Japão 4–0 Coreia do Sul

Tanikawa marca mais um gol pela seleção japonesa: o faro apurado e matador de gol da meia-atacante fechou a goleada em cima de uma desfalcada Coreia do Sul.

Antes do amistoso disputado no Novo Estádio Nacional de Tóquio, o técnico interino e diretor da seleção feminina do Japão, Norio Sasaki, disse de forma irônica que não queria se aposentar da carreira de treinador com uma derrota para a Coreia do Sul. E parece que as jogadoras da Nadeshiko entenderam isso muito bem: uma goleada por 4–0 sobre as Taeguk Ladies mostrou a diferença entre as duas seleções atualmente no patamar continental.

O jogo em si começou com amplo domínio japonês mas que demorava um pouco para sair o primeiro gol até que num cruzamento na área, Hikaru Kitagawa cabeceou para o fundo da rede da goleira Kim Min-jeong aos 32 do primeiro tempo. Depois desse gol, Kitagawa lançou a bola para Mina Tanaka que passou para Aoba Fujino ampliar o placar logo na jogada seguinte ao primeiro gol.

A seleção coreana que vinha bem desfalcada de sua principal jogadora, Ji So-yun (por lesão), além de Choe Yu-ri, ainda tomou o terceiro gol quando após uma bobeada da própria defesa sul-coreana, Mina Tanaka entrou frente a frente com a goleira e marcou o 3–0. Após isso, Sasaki começou a fazer vários testes: botou Riko Ueki, Maika Hamano, Momoko Tanikawa, Remina Chiba e a estreante Yu Endo. Uma dessas que foram testadas, Tanikawa, fez o quarto gol e deu números finais ao jogo após um chute forte no canto esquerdo de Kim Min-jeong.

O Japão tem mais uma Data-FIFA em novembro pra jogar enquanto que a Coreia do Sul do novo técnico Shin Sang-woo tentará reformular o time porém terá uma parada duríssima na próxima Data-FIFA, enfrentará a Espanha em Cartagena.

Suíça 1–1 Austrália/Alemanha 1–2 Austrália

A obra-prima da “peste” Kyra Cooney-Cross. Um chute de mais de 40 metros que abriu caminho para uma histórica vitória de virada das Matildas contra a Alemanha.

As Matildas do interino Tom Sermanni aproveitaram que as seleções europeias estão em Eliminatórias da Euro e marcou uma turnê europeia contra duas seleções que já estavam classificadas para o certame continental europeu que será disputado ano que vem na Suíça: a própria anfitriã Suíça e a Alemanha. E o resultado foi mais que satisfatório.

Em Zurique, até quase acabar um primeiro tempo em que não conseguia criar muita coisa contra a seleção da ex-técnica do Brasil, Pia Sundhage, a Suíça abriu um espaço em que Caitlin Foord correu até o gol e foi derrubada dentro da área pela goleira Elvira Herzog. A própria atacante do Arsenal que vive um momento muito bom cobrou o pênalti e abriu o placar para as Matildas antes do fim do intervalo.

No segundo tempo a coisa se inverteu, a Austrália mais bem-organizada melhorou na partida e teve a chance de ampliar o placar até que tomou o empate num chute de Géraldine Reuteler que Macca Arnold espalmou pra dentro do gol. Duro golpe para as australianas, mas no fim o empate acabou ficando de bom tamanho para o time de Tom Sermanni.

Porém o melhor ficou para o segundo jogo. A Austrália jogou em Duisburg contra uma Alemanha que fazia seu jogo de despedida para a grande Alexandra Popp que se aposentaria da seleção feminina alemã naquela partida. No início de partida, entanto, foi a Alemanha que abriu o placar com um cabeceio de Selina Cerci após um lançamento na área aussie aos cinco minutos de partida.

Após a saída de Popp para ser substituída e homenageada pelos torcedores alemães, o ritmo esfriou e com isso a Austrália conseguiu ter a bola pra trabalhar. Foi aí que apareceu a qualidade das Matildas. Steph Catley passou a bola para Cooney-Cross que percebeu a goleira Stina Johannes (que então fazia uma boa partida) adiantada e não hesitou: mandou um chute de mais de 40 metros pra encobrir a goleira alemã e fez um lindo gol para empatar o jogo e botar um tempero a mais naquele amistoso festivo, a “peste” do Arsenal fazia mais uma vítima.

No segundo tempo, encorajada e motivada pelo golaço de Cooney-Cross, a Austrália foi pro ataque com as entradas de Emily van Egmond e Tameka Yallop junto com Foord ao mesmo tempo em que tentava se defender das investidas germânicas (a lesão de Kaitlyn Torpey obrigou Sermanni a botar a jovem Winonah Heatley em campo). As chances que a Alemanha perdia dava a situação de que uma hora iriam pagar pela falta de eficiência (e pagaram).

Após um cruzamento na área de Catley aos 27 do segundo tempo, a zagueira Clare Hunt subiu mais alto que as defensoras alemãs e virou o jogo com uma cabeçada fulminante que Johannes não conseguiu pegar. A festa para Alexandra Popp virava um enterro em Duisburg.

No fim, depois de segurar o desespero alemão no fim, a Austrália conseguia uma vitória histórica. Fazia 19 anos que as Matildas não ganhavam das alemãs em solo alemão (a última vez foi em 2005, ainda como membro da Confederação de Futebol da Oceania). E conseguiu vencer a medalha de bronze olímpica em Paris sem um técnico fixo e principalmente, sem Sam Kerr.

Em novembro e dezembro, a Austrália fará quatro (!) amistosos na Data-FIFA. Dois contra o Brasil e dois contra Taipei Chinesa.

Holanda 15–0 Indonésia

Gol de Renate Jansen no amistoso contra a Indonésia. As Garuda Pertiwi tomam uma sonora goleada no seu primeiro duelo na história contra uma grande seleção feminina.

Isso aqui é algo tão especial que merece um capítulo à parte. Afinal, a seleção de futebol feminino da Indonésia jamais tinha feito um amistoso contra uma seleção de primeiro nível do futebol feminino na sua história (os primeiros registros que achei de jogos foram de 2003). E como primeiro adversário, a Indonésia escolheu nada mais e nada menos que a Holanda, justamente o país que colonizou o território indonésio e que de onde há laços culturais, políticos e históricos muito fortes entre os dois países.

O time treinado pelo técnico japonês Satoru Mochizuki e que tem como principais jogadoras as atacantes Claudia Scheunemann (Hamburgo-ALE) e Zahra Muzdalifah (Cerezo Osaka Ladies-JAP) aproveitou bem a viagem para a Europa apesar da goleada por 15 a 0 sofrida para as neerlandesas. As Leoas simplesmente jogaram a partida realizada em Doetinchem em ritmo de treino.

Tanto Romée Leuchter quando Renate Jensen (a jogadora da foto) fizeram 3 gols. A meia Jill Roord, Lotte Keukelaar e Nina Nijstad fizeram dois gols enquanto Damaris Egurrola, Sherida Spitse e Katja Snoeijs fecharam a conta para as holandesas.

Outros jogos

  • Torneio Internacional de Yongchuan
A China venceu o Torneio Internacional de Yongchuan após duas vitórias contra Uzbequistão e Vietnã.

Enquanto tínhamos vários amistosos acontecendo, algumas seleções asiáticas se juntaram para fazer mini-torneios como foi o caso do Torneio Internacional de Yongchuan na China. E quem se deu bem nisso foi a China que voltou a vencer na Data-FIFA.

Jogando em Chongquing, as chinesas venceram por 3–0 o Uzbequistão com gols de Wang Yanwen, Chen Qiaozhu e Tang Jiali e dias depois, venceram o Vietnã por 2–0 com gol de Zhang Xin e um gol contra de Tranh Thi Thu Thao. Antes, as vietnamitas já tinham vencido o Uzbequistão por 2–0.

  • Copa Pink Ladies Week
A filipina Sarina Bolden jogando contra a Jordânia: as filipinas saíram da Copa Pink Ladies Week com 1 vitória e 1 derrota.

Além do Torneio Internacional de Yongchuan, aconteceu nessa semana a Copa Pink Ladies Week em Antalya na Turquia. Três países asiáticos estiveram nessa competição: Filipinas, Jordânia e Taipei Chinesa.

Filipinas e Jordânia se enfrentaram e o Team Pilipinas goleou por 3–0 com dois gols da craque Sarina Bolden (que recentemente foi contratada pelo Como italiano) e Katrina Guillou. Ambos perderiam os seus seguintes jogos: 4–1 Quênia em cima de Filipinas e 4–2 Haiti como 3–1 Taipei Chinês em cima das jordanianas.

As taiuanesas além dessa vitória em cima da Jordânia, venceram o Quênia por 1–0 com gol de Li Yi-wen e perderam para o Haiti por 3–2.

  • Tailândia 0–2 Venezuela/México 4–0 Tailândia

Pra finalizar, a Tailândia treinada pelo experiente Nuengrutai Srathongvian foi até o México jogar dois amistosos contra a seleção local e a Venezuela.

No primeiro duelo contra a Vinotinto na Cidade do México, as Chaba Kaew perderam por 2–0 com gols de Ysaura Viso e Oriana Altuve. Já na segunda partida, foram goleadas por 4–0 pelo México em Toluca aonde os gols foram anotados por Christina Sandoval, Maricarmen Reyes e dois gols de Alice Soto.

Se finaliza mais uma Data-FIFA tanto masculina quanto feminina e com isso, só voltaremos daqui algumas semanas com a rodada das Eliminatórias para a Copa 2026 e lá em dezembro fecharemos o ano com a Data-FIFA feminina. Nos vemos no fim do ano!

--

--

Bruno Miotto
Bruno Miotto

Written by Bruno Miotto

Criador de conteúdo formado em Jornalismo pela UniToledo Wyden Araçatuba. Futebol asiático masculino e feminino pelo Japão FC (@japaofcbr). #ActuallyAutistic

No responses yet