HOJE É DIA DE PRETO

Texto em homenagem ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

Bruno Negrão
3 min readNov 20, 2016

Hoje vou contar a história de Preto, amigo de infância do Brasileiro — que vocês já conheceram. Sim, Preto. Logo de início, em seu nome, ele já causa polêmica. Alguns o chamam de Pretinho, já outras, mais acaloradas, preferem Meu Negão.

Certa vez, um estudioso se referiu a ele como Afrodescendente. Mas o apelido não colou, não.

Antes de eu conhecer Preto, ele morava na África. Mas não é esse o problema, e sim, que a África é um continente enorme. Alguém rasgou os registros de qual parte ele veio e fez questão de apagar de sua memória também. Enquanto isso, seus amigos sabem, exatamente, o bairro da parte leste, da região da Sicília do norte, dos canfundó da Itália, que seus pais vieram.

Preto teme que, após Afrodescendente, o chamem de Terráqueo, ou algo assim. Vai saber…

Porém, o que ele não gosta mesmo é de ser chamado de Moreno. Nunca, jamais, em hipótese alguma faça isso. Se Preto tivesse escrito a Constituição, seria um caso de prisão perpétua. Não tenha medo de chamá-lo pelo seu verdadeiro nome. É Preto e pronto! Enfim, continuemos:

Preto é um cara autodidata. Em outras palavras, Preto sabe se virar. Sabe jogar bola, sambar e até tocar pandeiro, mesmo que ninguém nunca o tenha ensinado. Simplesmente, sabe.

Também teve que aprender sozinho sobre Zumbi, Tereza de Benguela e Dandara, pois nunca o ensinaram em sala de aula. Alguém concluiu que seria mais importante que ele decorasse o nome dos faraós do Egito.

Preto é um rapaz bacana, pena que a gente não se vê muito. Ele pouco aparece na Tv, no outdoor não se vê a cara dele e é raro que ele estampe a capa de alguma revista. Infelizmente, o seu professor da faculdade não é o Preto, nem o seu cirurgião e muito dificilmente será o seu advogado (antes que digam algo, claro que existem exceções, e é aí que está o problema: toda exceção é fruto de uma regra).

Ainda assim, ele possui feitos marcantes. Sabe aquele atacante que já marcou mais de mil gols? É Preto. O político mais importante do mundo? É Preto — apesar da casa ser branca. E, o mais invejável de todos: aquele cara que dá uns beijos na Beyoncé, acreditem, também é Preto.

Apesar de não estar acostumado a desfilar nas passarelas, Preto também é um cara vaidoso. Só usa grife: Nike, Ecko, Adidas, Oakley. E ainda toda semana vai ao salão. É cabelo disfarçado, é risco na sobrancelha… Mesmo assim, há quem diga que seu cabelo é ruim — não tem problema, Preto nunca gostou dos bonzinhos mesmo.

Se o Branco soubesse o valor que o Preto tem, tomaria banho de piche e virava Preto também. Mas, rapidinho, ia se lavar de volta. A vida de Preto não é fácil. A discriminação, o racismo, o preconceito. Não é qualquer um que aguenta.

Hoje, 20 de novembro, é o aniversário de Preto, ou, então, Dia da Consciência Negra, se preferir assim. Seguiremos valorizando sua história e cultura, bem como lutando por avanços e direitos. Essa homenagem é só uma parte da história de Preto. Um pouco confusa, admito. Porém, ao escrever esse texto, não tive a intenção de ser claro.

Assinado,

Outro Preto.

--

--