Dominó como Dados Fate

Olá!

Já vimos várias regras alternativas para substituir os exóticos Dados Fate, desde rabiscar dados até usar cartas. Bom, cá está mais uma opção que, aliás, é válida pra quando se quer jogar Fate e não temos dados por perto. ^^

Você vai precisar de um jogo de dominós, uma folha de papel, lápis ou caneta e uma superfície para dispor as peças.

OBS: Ainda não testei este método e ainda não calculei sua probabilidade. “Teje” avisado. ;)

Seguem-se as etapas para usar este método:

1. Pegue o dominó e separe todas as peças com valor 5 e 6. Estas não serão usadas. Guarde-as separadas para que não se misturem.

2. Dobre a folha ao meio. De um lado escreva (+) e do outro (-). Opcional: pode fazer isso no computador e imprimir bonito.

3. Misture o restante das peças e deixe-as com a face voltada pra baixo próximas à folha.

Folha dividida em lado positivo e negativo, peças ao lado.

4. Quando um teste for necessário, o Mestre mistura as peças então o Jogador (ou o próprio Mestre, se o teste for para um PdM) pega duas peças e as dispõe opositivamente sobre a folha, uma peça do lado positivo e outra do lado negativo.

Uma peça de cada lado e sim, esta é uma legenda redundante.

5. Então o Jogador (ou o Mestre) revela as peças. Os dois lados das peças que se tocam indicam os valores a serem considerados, ignore os valores mais afastados do meio da folha. Daí, basta subtrair o lado negativo do positivo e temos o resultado do teste. OBS: não permita que os jogadores espertões girem as peças para obter resultados melhores.

Considera-se sempre os valores mais próximos do centro da folha. Nesse caso, com resultado -2.
Outro exemplo. Agora resultando +1.

6. Após cada teste, mova as peças utilizadas para um canto separado da mesa. É recomendável só misturá-las novamente quando não houver mais peças ocultas para usar. Ficar misturando-as o tempo todo pode atrapalhar a dinâmica de jogo. Mas é escolha sua.

Opcionalmente, pode-se usar mais de um conjunto de peças, lembrando apenas de retirar todas com valores 5 e 6. Claro, se quiser resultados mais extremos, pode manter estas, mas esteja preparado para possíveis -6 a +6 surgindo nos testes.

Bom, é basicamente isso.

Eventualmente editarei essa publicação para colocar a tabela de probabilidade deste método. Certamente a probabilidade não será a mesma dos Dados Fate, mas pode ser uma opção acessível pra muita gente. Afinal, é mais fácil encontrar um jogo de dominó do que um board game pra surrupiar os dados. hehe

Se usar na sua mesa, não esqueça de me contar como foi. ;)

Bons jogos!

CC: Os ícones do dominó foram criados por Abdo para o Noun Project.