Cristão pode praticar Kung Fu (Artes Marciais)?

Em forma de perguntas e respostas, sem intenção nenhuma de esgotar o assunto, quero falar de um tema bem controversos nos celeiros evangélicos; mas antes um aviso importante:

Essas são minhas opiniões! Não deixe de orar sobre esse assunto, falar com seu pastor, líder ou irmão mais experiente sobre esse tema ;)

Como alguns sabem, sou cristão protestante e pratico Kung Fu, estilo Choy lay Fut.

A prática esportiva tem me trazido diversos benefícios físicos e mentais (já falados em outro post), mas a nossa cultura cristã ainda tem visto tais práticas com preconceito, enquanto apoiam outras práticas (seja de entretenimento, esporte, hobby) mais OK’s para crentes praticarem (mesmo que essas podem ser bem mais danosas a nossa caminhada cristã)… Uma pena.

O Cristão pode praticar Kung Fu / Artes Marciais?

Afinal de contas, praticar artes marciais é pecado?

1) É possível ser evangélico e praticar Kung Fu?
Sim!
Como qualquer outro tema em nossas vidas devemos:
“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”
1 Coríntios 10:31

No Wikipedia, temos a seguinte definição para Kung Fu:
Wushu (pinyin) (chinês tradicional: 武術, chinês simplificado: 武术) é um termo chinês que, literalmente, significa “arte da guerra” ou “arte marcial”. Na China, este termo caracteriza qualquer estilo de arte marcial, ou tarefa feita com perfeição, não apenas artes marciais.

2) Mas e a questão religiosa, taoista ?
Complicado, mas
Acredito ser este o tema mais delicada para nós cristãos, e requer maior maturidade espiritual e discernimento.

Por ser uma arte marcial tradicional chinesa, ela está intimamente ligada aos usos e costumes da tradição chinesa e a religião como um conjunto de sistemas culturais e crença não fica fora disso. Mas a prática 
do Kung Fu (na academia que pratico pelo menos) não possui nenhum ritual religioso, saudação aos antepassados (já presenciei isso em academia de jiu-jitsu, por exemplo), simbologia ou nada do tipo.

“Nós cristãos, devemos sempre lembrar que:
Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus”
1 Timóteo 2:5

3) Honra aos mestres antigos, “cumprimentar o tatame” ou obediência aos mestres pode?
Sim! com ressalva.
Dar honra a alguém significa estimar, valorizar e respeitar essa pessoa. Nas nossas vidas, devemos aprender a dar honra a quem merece. E em primeiro lugar, devemos dar honra a Deus, porque Ele é digno.

Valorizamos os antigos mestre pela sabedoria e conhecimento, tanto da arte como experiência de vida. Isso antes de mais nada é uma questão de educação e bons modos. Você como cristão deve buscar fazer a diferença, ser sal e luz para esse mundo caído!

“Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.”
Romanos 12:10

4) Existe risco para idolatria?
Sim!
Como tudo em nossas vidas! Podemos adorar o dinheiro, posições, um video-game, um seriado, nosso time do coração, nosso animal de estimação… como cristão devemos sempre lembrar que:

A idolatria é um grande perigo. Ela nos leva a adorar outras coisas que não são Deus. Apenas Deus merece nossa adoração. Nada é mais importante que amar a Deus sobre todas as coisas.
Idolatria não é apenas adorar outros deuses ou imagens sem vida. Idolatria é colocar qualquer coisa acima de Deus em nossa vida. Podemos idolatrar uma pessoa, um emprego, um partido político, dinheiro… Para evitarmos a idolatria, devemos sempre colocar Deus em primeiro lugar, em tudo que fazemos (fonte: Bibliaon)

“Não terás outros deuses além de mim.
Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra”.
Êxodo 20:3,4

“Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.”
1 Coríntios 10:14

E essa é a grande chave! Para evitarmos a idolatria, devemos sempre colocar Deus em primeiro lugar, em tudo que fazemos!
“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém.”
Romanos 11:36

5) Na academia que pratico sou obrigado a adorar imagem, isso é ruim?
Sim!
Como vimos anteriormente, não devemos adorar nada além de Deus… Se seu mestre / Sifu / professor “obriga” adorar alguma imagem, ídolo ou foto/nome de algum mestre antigo(acho difícil isso acontecer) você deve, com muito respeito, conversar com ele e expor sua posição de cristão e verificar se você pode se abster-se dessa prática.
Senão for possível, recomendo procurar outra academia.

6) Posso fazer meditação? Chi Kung / Qi Gongi?
Sim! com ressalva.
 Chi Kung ou Qi Gong é um método milenar surgido na China há mais de três mil anos e tem como base a medicina tradicional chinesa, aliada a filosofia oriental (budismo e taoísmo). Com base no antigo conceito do homem como um todo o Chi Kung visa a distribuição equilibrada do fluxo energético, no campo magnético do corpo. (fonte: Centro de Treinamento Kung Fu)

Essa prática de meditação e concentração “energética” chinesa é utilizada na medicina e pode (ou não) estar aliada ao budismo e taoísmo.

Nas escrituras meditar é refletir na palavra de Deus. Quando paramos para meditar, focamos em Deus. Tiramos todas as distrações e refletimos naquilo que Deus nos quer dizer.
A meditação nos ajuda a ter uma experiência mais profunda com Deus. Meditar na Bíblia é tirar tempo para entender o que estamos lendo e encontrar o significado para nossa vida. Quando meditamos em Deus, ele fala conosco e guia nossos pensamentos.

Ao meu ver, isso é maravilhoso e uma enorme vantagem do cristão na meditação! Podemos desfrutar desse tempo precioso, focando em Deus!

Nosso corpo foi criado por Deus! Essa máquina maravilhosa e de uma capacidade impressionante, sofre total influência de nossas práticas e hábitos e pode ter certeza, esse hábito de meditar e contemplar o Senhor Jesus Cristo, a sua palavra e admirar a sua criação, só lhe fará bem ;)

Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
Gênesis 1:27

ATENÇÃO: O cristão tem uma enorme responsabilidade nesse tema e deve sim ter muito cuidado para, no lugar de meditar em Deus e na sua palavra, buscar outras coisas!

7) O Kung Fu pode entristecer o Espírito Santo?
Não! com ressalva.
O Espírito Santo é o distintivo de qualquer pessoa que recebeu Jesus no seu coração. Ele nos equipa, nos direciona e nos ajuda a viver uma vida para a glória de Deus.

Todo aquele que recebeu o Espírito Santo tem dentro de si mesmo o maior poder que um ser humano pode ter: a terceira pessoa da Trindade operando poderosamente!

Por isso digo: vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.
17 Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam.
18 Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei.
19 Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;
20 idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções
21 e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade,
23 mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
24 Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.
25 Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.
26 Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros.
Gálatas 5:16–26

Treinar com amor, procurar desenvolver as técnicas, respeito e honra, ter hábitos saudáveis, viver em harmonia e comunhão, não abandonar a igreja e a grande comissão, buscar viver de forma coerente e relevante com os frutos do Espírito, não só fará de você um cristão melhor mas um praticante de Kung Fu exemplar!

8) Mas eu me sinto bem fazendo essas práticas budistas / taoistas, isso compromete minha fé?
Sim!
O cristão, não deve confiar nos seus sentimentos… “Me sinto bem fazendo, isso faz bem pra mim!”.
Devemos sempre buscar o Senhor em oração e nEle encontrar a paz e as respostas.

“O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?
Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. “
Jeremias 17:9,10

Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.

Salmos 16:11

9) Sendo assim, como posso manter minha conduta cristã nesse ambiente?

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.
 Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos.
Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.”
Salmos 119:9–11

— -

Espero ter ajudado e pretendo continuar editando e acrescentando mais perguntas e respostas a este post! Fique à vontade para deixar a sua dúvida abaixo que respondo em breve!

Grande abraço querido(a) e não deixe de orar e ler a palavra ;)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.