A Maioria Magnética | Quando sua Campanha te faz Vender Menos

Já fez alguma campanha de marketing em que você tenha passado a vender menos em vez de vender mais? Isso pode ser muito comum e o causador pode ser um efeito chamado: Maioria Magnética.

Isso acontece quando as pessoas atingidas pelas campanhas não possuem informações suficientes para tomar decisões, elas tendem então a tomar as decisões que a maioria toma.

Foi realizada uma pesquisa com voluntários na qual existiam 3 traços de diferentes tamanhos e o participante principal simplesmente tivesse que escolher o traço com maior tamanho. Obviamente o voluntário escolhia o maior traço, mas em seguida os outros participantes da pesquisa deveriam escolher um traço um pouco menor, porém todos deveriam afirmar que se tratava do traço de maior tamanho. O participante principal, na maioria das vezes, mudava sua opinião, mesmo com o conhecimento lógico dos tamanhos dos traços.

Será que podemos atribuir este fenômeno da maioria à grandes manifestações ou até mesmo ao nazismo?

Não importa qual seja a informação divulgada, estatisticamente as pessoas possuem vontade de fazer parte da maioria. É preciso prestar a atenção com estatísticas, percentuais e números que denigrem a maioria, pois é necessário expandir os caminhos dela para o lado que lhe beneficia e estreitar os caminhos para os lados que realizam o contrário.

Como orientar a Maioria Magnética?

Começando pelo seu Planejamento Criativo. Em seu Planejamento Criativo, aplique este conceito e simule para onde a maioria iria se sua campanha estivesse rodando. Existe informação suficiente? As pessoas reconhecem os estímulos visuais de suas peças criativas como algo agradável e amigável?

Seu Planejamento de Processos e Riscos está totalmente mapeado?

Minimizando os riscos de falhas dentro de sua campanha publicitária, possivelmente a maioria magnética poderá tomar caminhos seguros para o seu negócio. Caso esteja sendo alvo deste efeito, é recomendado parar as ações de marketing para análises e revisar todos os planejamentos e influências de fatores sob a jornada de seu cliente, para que as campanhas trabalhem a seu favor e não de forma contrária a seus objetivos.

Bruno Thomazelli

www.CodigoY.com.br

www.BrunoThomazelli.com.br

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.