Adventistas pedem ajuda para mudar o formato do Enem

A consulta pública no site do Inep vai até o dia 10 de fevereiro.

Adventistas oram pelos estudantes em frente ao local da prova, em Vitória-ES. (Foto: Igreja Adventista do Sétimo Dia)

Por Bruno Golfeto Timóteo

Termina no próximo dia 10 de fevereiro o prazo para responder à consulta pública promovida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) sobre mudanças a serem realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

No ar desde o dia 18 de janeiro, os internautas estão sendo consultados acerca de três assuntos, que são a escolha entre o formato atual, realizado em um sábado e em um domingo, ou o de reduzir para apenas um dia; a possibilidade de se aplicar a prova por computador; e na última o internauta deve escrever sobre ideias que possam vir a promover melhorias na aplicação do exame.

O Enem e o Sábado

Camiseta utilizada por estudantes adventistas no Enem, em 2015, no Rio de Janeiro. (Foto: internet)

Os membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia e de outras denominações que guardam o dia de sábado para fins religiosos estão formando uma grande corrente para conseguir o apoio da população a fim de que o Enem passe a ser realizado apenas no domingo, pois isso faria com que os sabatistas passassem a se desgastar menos ao realizar a prova, e assim terem a mesma oportunidade que as pessoas que não guardam o sábado.

Atualmente, um sabatista entra no local do exame no dia de sábado às 13h, como todos os demais concorrentes, porém, não podem iniciar a prova antes do pôr do sol. Para não haver vazamento de informações, eles ficam em uma sala, isolados, até às 19h, para que não haja contato com as pessoas que estiverem fazendo a prova, como conta o estudante de Teologia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, Diego Gaspar Bispo (25).

Diego Gaspar Bispo, no Unasp, ao lado de sua esposa Renata. (Foto: Arquivo pessoal)

“Na última vez em que realizei o Enem, em 2014, três estudantes e eu ficamos das 13h até pouco mais das 19h, quando pudemos começar a prova. Não era permitido nenhum tipo de conversa ou interação. A fiscal que estava em nossa sala era muito simpática e até queria conversar um pouco conosco, mas éramos interrompidos por um homem que fiscalizava os corredores. Começando pouco depois das 19h, fiquei até próximo da meia-noite para terminar a prova, e no dia seguinte, ao meio-dia, já estávamos lá novamente para o ‘segundo tempo’”, conta.

Segundo Diego, esse formato adotado pelo Enem prejudica as pessoas que guardam o sábado, e a realização da prova somente no domingo “colocará os estudantes em pé de igualdade, não só os adventistas, mas outras comunidades religiosas como os judeus, por exemplo”, afirma.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia crê que o sábado é o verdadeiro dia de guarda para se adorar a Deus, baseando-se em textos bíblicos como por exemplo o livro de Gênesis, capítulo 2, versículos de 1 a 3, que relata a criação do mundo em seis dias e a santificação do sétimo dia pelo Deus Criador, e o livro de Êxodo, capítulo 20, versículos de 8 a 11, em que o sábado foi incluído entre os 10 mandamentos como dia de observância e sinal de adoração. *

A Igreja Adventista do Sétimo Dia utiliza a internet para propagar a sua crença. (Foto: Está Escrito Brasil)

Diego diz que “o sábado permanece como um mandamento de Deus, devendo ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Ap 14:12). Assim, do pôr do sol de sexta-feira ao pôr do sol de sábado (Lv 23:32), os adventistas não procuram engajar-se em atividades consideradas seculares, as quais dizem respeito a trabalho e estudos, por exemplo”, explica. *

Como preencher a consulta pública

Página do Inep na internet para preencher a consulta pública. (Foto: Bruno Golfeto Timóteo)

Os cidadãos interessados em responder as perguntas do Inep devem acessar o site www.inep.gov.br e clicar em “participe da consulta pública”, até o dia 10 de fevereiro. O estudante do terceiro ano de Teologia Diego Gaspar Bispo pede que as pessoas de qualquer confissão religiosa, caso se sensibilizem com a causa dos sabatistas, votem pela mudança do formato atual do Enem, para que a prova seja realizada somente no domingo. “No ano passado, mais de cinco mil estudantes do Enem se declararam sabatistas. Tenha certeza que você estará contribuindo para a melhoria de nossa sociedade e da nossa Educação. Que Deus o abençoe!”.

* Passagens bíblicas

Gênesis 2:1–3

1 Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há.

2 No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou.

3 Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.

Êxodo 20:8–11

8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

Apocalipse 14:12

12 Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Levítico 23:32

32 Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.

(Fonte: www.bibliaonline.com.br)

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.