Cadeira gamer vale a pena?

Bruno Zaché
4 min readSep 3, 2017

--

Por que abrir mão da cadeira de escritório e investir em uma cadeira gamer mudou a minha vida. É serio, mudou!

Cadeiras Gamer são estranhas? Bastante, e não vou te enganar, custam caro. Mas vou deixar claro que valem cada centavo.

Sou designer e produtor de vídeo. Então, quando não estou gravando, estou sentado escrevendo, criando e editando. São horas na mesma posição diariamente. No meu caso, o resultado foi o ressecamento do disco da L5. Traduzindo, muita dor na lombar, noites mal dormidas e dias de folga forçada.

A produtividade caiu muito

Sempre que pude, fiz bom uso de cadeiras de escritório com muitas regulagens. Nem toda empresa investe em ergonomia, mas em casa eu redobrava a atenção.

Tem uma hora que não há Yoga que te ajude, amigo. Sua coluna vai sofrer.

Depois de visitas ao médico e a mudança de trabalho oficialmente para home office, não tinha como escapar. Ou eu investia em saúde, ou não entregava os trabalhos no prazo.

Lembra dos comerciais de colchão dizendo que você passa 1/3 da sua vida nele? Eu passo metade do meu dia sentado mesmo. E uma cadeira de escritório incrível e cheia de ajustes já não era suficiente.

Eu não sou levinho. Preciso de uma cadeira de respeito.

Em uma das noites sem dormir, assisti o vídeo de algum gameplay e tive um insight:

Esses caras ganham para treinarem sentados o dia inteiro, e ainda que façam fisioterapia, precisam de algo que garanta a saúde e evite processos trabalhistas por lesão.

Cadeiras Gamer. Meu Deus! É um universo que eu não conhecia e são muitas. E daí que eu ainda tenho um Playstation 3 e jogo só umas 4 vezes ao ano? Independente da tarefa, o estresse físico é igual.

Eu vou testar essa cadeira!

Ok. Cadeira Gamer vale a pena?

Fiz minhas pesquisas e encontrei na DXRacer Wide. Vou fazer um review em breve e atualizar esse post.

O resultado dessa brincadeira:
1. Declaração de falência.
2. Nunca mais senti dor.

E sem dor, a mente estava livre para criar, os projetos ficaram dentro prazo e as entregas geraram o retorno do investimento.

Spoiler: detalhe da minha nova cadeira (DXRacer Series W)

Eu sei que parece o programa de TV aberta com curas suspeitas, mas foi um milagre tecnológico. Confesso que no primeiro dia, a montagem da cadeira me deu uma dor na lombar e um arranhão grotesco na costela. Mas aí foi culpa do ogro sem jeito.

A cadeira é tão incrível que ela te abraça

Você cria uma relação íntima em pouco tempo. Elas realmente são pensadas pro heavy-user que vai ficar o dia inteiro ali e precisa manter a postura.

Aliás, ela é desenvolvida de uma maneira que a sua postura fica correta todo o tempo e sem esforço. Esse é o truque.

Eu fiquei tão bem na primeira semana que suspeitei ser um efeito placebo. Não queria acreditar que ela fez tudo isso por mim. Mas meses se passaram, eu consegui manter meu ritmo de entregas, dormir muito bem a noite, voltar para a academia e nunca mais senti dores.

Se eu virar uma laje ou resolver montar um cenário sem ajuda, a dor vai voltar. Claro! Mas aí é questão de escolhas né, gente? Não dá pra ser da criação e o Jason Momoa ao mesmo tempo.

Mas custa tão caro…

Calculando horas produzidas que perdia dopado de remédios, minha qualidade de vida e a alta durabilidade do produto, valeu cada centavo. Se eu viajar, posso vender a cadeira sem problemas porque ela não vai ficar frouxa com o tempo, nem desgastar o couro ou descosturar. Tem garantia de 6 anos. Nem eu me garanto por todo esse tempo.

Foi um baita investimento e agora estou aqui evangelizando.

Se você não está com todo esse potencial de compra agora, junte uma grana e compre à vista com desconto ou até mesmo usada. Esse é um tipo de investimento que pode melhorar sua qualidade de vida e ainda te trazer retorno financeiro.

--

--

Bruno Zaché

Designer e produtor de filmes documentais, tomei coragem e migrei a carreira para UX nessa altura do campeonato.