Outros 10 melhores lugares do Recife para outras 10 situações diferentes

Uma segunda lista questionável para você curtir melhor que a cidade tem a oferecer

Fábio Melo
8 min readJul 21, 2016

Em momento de reflexão, uma sábia pensadora disse: “enfia que cabe mais”. Pois cá estamos.

Depois da publicação da primeira lista bastante gente se manifestou sentido falta de alguns lugares. Tanta gente que até motivou a criação de uma continuação.

Recife é uma cidade que tem de tudo. Não é uma megalópole como São Paulo, mas se procurar direitinho você descobre lugares incríveis. Não temos um restaurante especializado em comida para lutadores de sumô, ok, mas temos o Bar do Iran, que vai engordar você do mesmo jeito. Vamos ver se você conhece algum deles?

1) melhor bar para se sentir jovem porque só tem coroa: Bar do Neno e Lula

chorinho de terça no Neno/Lula (foto: instagram do Bar do Neno e Lula)

Quem está nos seus 30 e poucos mas tem espírito de 20 e poucos (spoiler: boa parte do adulto recifense) pode ficar um pouco frustrado com a faixa etária cada vez mais baixa da noite da cidade. Os lugares legais muitas vezes estão tomados por jovens e você fica se sentindo a ruína grega da turma por não estar exatamente em sintonia com os papos e interesses.

É o Bar do Neno véio de guerra que salva nessa hora. Ali no Parnamirim, facinho de chegar, ele é frequentado geralmente por um público acima dos 40. Lá tem chorinho às terças, clone de bebida às quartas, chambaril aos sábados e a maravilhosa coxinha do Neno todos os dias. Comida gostosa, cerveja gelada e o bônus de você ser a pessoa mais jovem no recinto.

2) melhor bar para curar um pé na bunda: Vaporetto

vinhozinho da sofrência (foto: acervo próprio)

A zona norte do Recife é reduto de vários lugares interessantes, uns mais fuleiros e outros mais arrumadinhos. O Vaporetto se encaixa melhor na segunda descrição. Embora seja em Casa Forte e razoavelmente refinado, é um ambiente bem descontraído que junta caras de camisa social com moças de short e rasteirinha. A comida é excelente, a bebida é variada e dá até para colocar música numa jukebox.

Estrategicamente posicionado em uma praça mais ou menos escondida, o lugar é discreto o suficiente para você desabafar sobre o quanto está indignada porque aquele safado está agora ficando com aquela sua ex-amiga bandida. Além disso, às quartas eles não cobram taxa de rolha, então sua sofrência pode ficar ainda mais barata. Como se não bastasse, o Vaporetto fica numa esquina e é todo aberto, de modo que você pode sair sem ser percebido se sua ex chegar lá de mãos dados com um cara que tem a barba mais imponente que a sua.

3) melhor restaurante chique para pedir alguém em casamento: Nez Bistrô

(foto: Bruna Valença para o site do Nez Bistrô)

O Nez é o melhor restaurante do Recife. A comida é incrível, a carta de vinhos é bem diversa e o ambiente é lindo. Não há lugar mais adequado para quem quer fazer algo especial na hora de pedir alguém em casamento. Como definitivamente não é um lugar barato, o Nez já deixa você preparado para os gastos da festa, das intercaladas do apartamento, das latas de leite NAN, da escola dos mininu…

4) melhor canto da praia de boa viagem pra não ser incomodado pelas músicas de rave que o pessoal bota pra tocar no celular na Barraca do Pezão: Barraca de Pingo

Barraca de Pingo maior barraca de praia que aceita cartão que você respeita (foto: acervo próprio)

Uma das coisas mais frustrantes do Recife é a orla. Essencialmente residencial, ela é muito mal servida de serviços. Por longos trechos você só vê prédio, e nos pequenos trechos em que há algo, é tão localizado que não faz a diferença para quem está pela área. Essa deficiência contribui com a criação de alguns bolsões de público na praia, lotando alguns lugares de maneira desesperadora e esvaziando outros ao ponto da depressão.

O ponto de equilíbrio é a Barraca de Pingo, ali nas imediações do primeiro jardim da Avenida Boa Viagem, perto das quadras de tênis. Lá você tem o misto de tranquilidade, fluxo razoável de pessoas, faixa grande de areia e bom atendimento nas barraquinhas da praia. Para quem ainda se arrisca a dar um mergulho, o mar é tranquilinho. É também um ponto mais baixo da praia, com pequenos morros gramados entre a areia e a avenida que te dão uma sensação (sadia) de isolamento das doidices do dia a dia.

5) melhor lugar para o almoço-de-curar-ressaca: Feijoada do Poço

Parece pouco mas é muito (foto: acervo próprio)

gente se estraga para ficar com ressaca e se estraga ainda mais para a ressaca passar. Na foto acima são duas feijoadas individuais para servir três pessoas, e como ninguém é de ferro, vão umas cervejas para acompanhar. O preço? 22 reais por pessoa (incluindo a cerveja). Para completar, a Casamarela, onde fica a Feijoada do Poço, é um fofíssimo cantinho na Zona Norte e dá vontade de passar a tarde inteira lá tomando cafézinho (digrátis) depois do almoço.

6) melhor balada para dançar Beyoncè, Rihanna, Sia, Nick Minaj, Katy Perry e remixes de Taylor Swift: Maledita

#maleyonce no Marco da Moda (foto: instagram do Golarrolê)

O melhor de música pop é que não tem passinho definido para dançar. Você se sacode lá, gira, pula, dá uns gritos e pronto. Quem é bom mesmo faz a coreografia das músicas de Nick Minaj, mas os meros mortais precisam apenas fechar os olhos e deixar o suor descer.

Além do crème de la crème da música pop, a Maledita também realiza edições temáticas e mashups com outras festas da cidade. Diferente das baladas hétero tradicionais que rolam pop, a Maledita é divertidíssima. Não tem briga, não tem muita gente lhe enchendo a paciência pra pegação e não tem hora pra acabar. A Golarrolê tem várias outras festas, mas nenhuma é tão alto astral.

7) melhor saída para fazer coisa errada e ninguém ficar sabendo: Boca da Mata

Sério, que brenha é essa? (foto: instagram do Boca da Mata)

Não tem nem iluminação direito, certamente para dificultar que tirem fotos suas sem você perceber. O Boca da Mata fica em Dois Irmãos, na Estrada do Passarinho. Pois é, aposto que você não faz ideia de onde seja. O lugar é tão nas brenhas que você se pergunta se, de verdade, ele foi criado para as pessoas fazerem as coisas escondidas. Maria Joana adora ir por lá, daí você tira.

Coisas sorrateiras à parte, além de ser um restaurante de comida honestíssima de dia, os eventos que rolam à noite sempre são bem animados. Sejam os de brega, sejam as festinhas alternativas hipster descoladas modernosas psicodélicas. Tem fila de táxi na porta e fica pertinho do motel Senzala. Não que uma coisa tenha ligação com a outra, claro.

8) melhor lugar pra conhecer gente nova fumando na calçada: The Gentleman Loser Pub

Clube do Bolinha (foto: Bolinha no Instagram)

Possivelmente o lugar mais legal para quem curte música localizado na Zona Sul, e sem dúvida um dos melhores bares do Recife, o Gentleman se destaca por conta do som massa que rola. Recém-reformado e sob nova direção, o lugar ficou ainda melhor. Bons drinks, boas cervejas, boa comida e boa galera.

Já tem um bom tempo que, por conta de uma lei municipal, eles acabaram com o fumódromo da casa. Agora, se você quiser fumar seu cigarrinho tem que ir para a rua. Isso não é necessariamente ruim, pois como lá eles transmitem partidas da NBA, o campeonato brasileiro, lutas da UFC, finais da NFL e até season premiere de Game of Thrones, você sempre vai ter assunto pra puxar com o brother que tá lá te acompanhando no lento assassinato das suas células pulmonares (mas quem está com pressa, não é?).

9) melhor lugar pra levar seus pais para jantar e fingir que você venceu na vida: Entre Amigos Boa Viagem

Mostrando estrategicamente a parte chique (foto: site do Entre Amigos)

É o combo perfeito para impressionar seus pais que não lhe levaram muito a sério quando você disse que queria fazer faculdade de ciências sociais: Boa Viagem + bar com “parte rica” e “parte pobre” + ar-condicionado + manobrista caro. Como se não bastasse, o Entre Amigos Boa Viagem (não confundir com o Entre Amigos Praia) milagrosamente oferece um cardápio que não é extorsivo.

Lá, especialmente na “parte rica”, você come muito bem. São pratos tradicionais de bar: maminha, parmegiana, bode, filé com fritas, camarão de tudo que é jeito, carpaccio, caldinho… Mas tudo num ambiente muito arrumado e confortável, com mesas grandes e talheres brilhando. Tudo isso num preço que você, querido amigo de humanas, pode pagar (afinal, eles aceitam Sodexo).

10) melhor forró para quem não sabe dançar forró: Casa Astral

Forró na Caixa virado no mói de cuento (foto: acervo próprio)

Dançar forró deveria ser ensinado como disciplina no colégio, mas em vez disso o nosso currículo escolar prefere enfiar na nossa cabeça que delta é igual a B ao quadrado menos 4 vezes A vezes C. Os sábados na Casa Astral são a salvação quem não tem, digamos, muita habilidade corporal mas curte um arrasta-pé.

Primeiramente, o forró é de raiz, com rabeca, zabumba, e triângulo, então quem não manja dos dois-pra-lá-dois-pra-cá consegue se divertir só curtindo o som altamente instigante. O lugar também não é grande, então no aperto acaba todo mundo se conhecendo e se conversando. Já vale a noite. Por fim, sempre tem alguém disposto a te ensinar. Você pode não aprender, mas a chance de descolar ao menos uns beijos é alta.

É isso, torço que essa segunda lista apresente mais alguns lugares para vocês. O importante é descobrir a cidade. Digo e repito: tem muita coisa legal no Recife, basta sair na rua para ver. Compartilhe com os amigos e contribua nos comentários. Quem sabe não rende uma terceira lista?

--

--