Vamos imaginar um cénario?
João da Silva tem um PC com o que há de melhor em termos de Hardware. João não possui nenhum console, e quer conhecer os jogos “exclusivos” do PS4 e XONE. Mas num futuro próximo João não vai precisar do XONE para jogar os exclusivos, pois ele pode jogar no WIN10. Nesse caso a própria Microsoft empurrou João para a Sony.
No cenário proposto de que a LIVE estará disponível para todos, tanto WIN10 quanto XONE o que te leva a crer que ela venderá jogos da EA, da UBISOFT e outras?
EA tem sua própria loja de games ORIGIN. UBISOFT distribui seus games de PC na STEAM. Porque essas produtoras venderiam seus jogos na Loja da Microsoft, sabendo que o preço da LIVE será superior as plataformas citadas?
Continuando nesta suposição, isso tudo iria causar uma queda nas vendas do ONE, com a redução nas vendas e a baixa procura pelos títulos de terceiros dentro da LIVE as produtoras terceiras gradativamente começariam se afastar da Microsoft, haveria queda nas vendas do XONE, devido a baixa safra de lançamentos de games e finalmente a MS acabaria matando o projeto XBOX.
Claro que é minha opinião apenas, mas eu não vejo seu otimismo, pelo contrário eu vejo o tiro saindo pela culatra.