Crédito: Peter Kirkeskov Rasmussen (Flickr)

Smartphone: o aparelho que está conquistando os gaúchos

Por Caccielle Spindola

Os smartphones fazem parte da rotina de 35% dos gaúchos, de acordo com o Instituto de Pesquisas de Opinião (IPO), que realizou a pesquisa entre 7 e 13 de abril deste ano. Apesar da maioria no Estado não utilizar a tecnologia, o índice está acima da média nacional, que é de 26%, segundo pesquisa realizada pela AG2 Publicis em 2013. Além disso, o estudo realizado pelo IPO também revelou que 52,3% dos gaúchos já possuem perfis nas redes sociais. A utilização do celular é um aspecto que tem despertado surpresa nos resultados da pesquisa. A maioria dos entrevistados declarou que usa o celular para navegar nas redes sociais, enquanto a minoria faz ligações e envia mensagens de texto (SMS). Isso demonstra que os gaúchos estão mudando a forma de se comunicar com esse aparelho, que originalmente foi criado para fazer e receber ligações telefônicas. Outro dado constatado é que quanto maior a renda e a escolaridade e menor a idade, maior é a utilização do celular.
A pesquisa denominada ‘Percepção dos gaúchos sobre a economia e uso de tecnologias’ foi produzida a partir de 1.501 entrevistas com a população gaúcha a partir dos 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Veja abaixo o gráfico com os dados da pesquisa sobre a utilização do celular:

Já um estudo sobre o nível da dependência dos gaúchos aos smartphones, divulgado em abril deste ano, observou que mais de trinta por cento dos entrevistados se declarou dependente a essa tecnologia. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Index. Além disso, na pesquisa foi constatado que mais de vinte e cinco por cento dos usuários usam o equipamento para se comunicar e apenas oito por cento para o lazer.

Abaixo os gráficos com os dados da pesquisa sobre o nível de dependência dos gaúchos aos smartphones:

O mercado de smartphones no Brasil encerrou o ano de 2014 com recordes de vendas. Foram 54,5 milhões de aparelho comercializados, um aumento de 55% em relação a 2013. Esse número representa a compra de 104 smartphones por minuto. A previsão para 2016 é 16% no aumento das vendas. A pesquisa foi realizada pela IDC (International Data Corporation) Brasil.

Veja o gráfico sobre o aumento nas vendas dos smartphones no Brasil de 2012 a 2014: