Parabéns Michael Mann

Hoje é aniversário do grande diretor Michael Mann. Com isso, vou relembrar os cinco filmes que mais gostei dentro de sua filmografia, fora de qualquer ordem de preferência. Vamos a eles:

FOGO CONTRA FOGO (Heat, 1995)

Um clássico dos filmes de ação, protagonizado por dois monstros na área de atuação, Al Pacino e Robert De Niro, sobre um policial e um assaltante de bancos, ambos com seus conflitos pessoais e relacionamento doentio com seu ofício, que passam a enxergar um ao outro como um obstáculo para seus objetivos finais de redenção. Bons trabalhos de Val Kilmer e Jon Voight como coadjuvantes.

O INFORMANTE (The Insider, 1999)

Nesta obra indicada a sete Oscars na época, um químico do tabaco enfrenta as consequência de se tornar uma fonte de um âncora de programa de TV investigativo, tanto na seara profissional como na pessoal. Muito bem produzido e dirigido, onde arranca uma das melhores performances do ator Russell Crowe, sendo bem assessorado por inspirados Al Pacino e Christopher Plummer. Destaque também pro bom roteiro, com bons cortes e fotografia espetacular de Dante Spinotti.

ALI (Idem, 2001)

Indicado a dois Oscars na época, este filme trata simplesmente da biografia de um dos maiores pugilistas da história, Muhammad Ali, muito bem interpretado por Will Smith. Mann neste filme conseguiu, como outros grandes cineastas, transportar um momento icônico da história do esporte pra telona, com maestria.

COLATERAL (Collateral, 2004)

Um filme simples mas muito bem realizado, indicado a dois Oscars, com Tom Cruise e Jamie Foxx dividindo a tela num táxi durante uma noite em Los Angeles, onde um taxista (Foxx) dá carona sem querer a um assassino de aluguel (Cruise) durante a execução dos seus trabalhos.

INIMIGOS PÚBLICOS (Public Enemies, 2009)

Este filme policial trata da perseguição dos agentes federais à quadrilha de gangsters liderada pelo lendário John Dillinger, interpretado aqui por Johnny Depp. Mais um exemplo de cuidado com a fotografia e a edição, executadas pela boa direção de Michael Mann.