— Construir uma História de Sucesso —

Caetano Tona
Aug 29, 2017 · 4 min read

Acredito eu, que nossa relação com o sucesso, começa bem antes do nosso nascimento. Talvez essa relação comece, quando nossos pais decidem dar nome a uma nova história, nos acolhendo em suas vidas, seja de forma biológica ou afetiva.

A chegada de um novo filho, ou filha, é carregada de expectativas, e a nossa existência pode ser traduzida como a chegada de um personagem à história dos nossos pais, de nossa família.

Nesse momento, não somos ainda personagens principais, mas em algum momento, assim nos tornaremos.

Sendo assim, deveremos assumir a nossa própria história e seguirmos os nossos caminhos, as nossas escolhas.

Além das expectativas dos nossos pais, da nossa família, dos nossos conhecidos, há também as expectativas de uma sociedade, da qual fazemos parte, e que teoricamente define o que é ou não sucesso.

Culturalmente, valorizamos e atribuímos o Sucesso relacionado ao ter, às aparências, e às conquistas de títulos e poder.

Felizmente, podemos perceber uma mudança recente no que se diz respeito a esse conceito de sucesso. Há um questionamento aberto pelo mundo todo, onde se questiona o verdadeiro sentido do sucesso.

Esse questionamento se dá pelo simples fato de que percebemos o quanto o poder, a riqueza e a fama, tem feito pessoas infelizes, deprimidas, doentes, e até mesmo levado algumas pessoas à morte.

Por conta dessa constatação, milhares de pessoas são levadas atualmente, a se questionarem sobre o sentido do que fazem, de como vivem e de como escolhem viver à partir de agora.

A cada dia mais, aumenta pelo mundo, a busca das pessoas, por um novo sentido às suas vidas. Dessa vez, rompendo com as expectativas e os rótulos de sucesso, pré-definidos pela sociedade atual.

Existem pesquisas científicas que comprovam, que a felicidade não tem relação com as conquistas materiais, e a posição social ocupada pelos indivíduos.

Em meio a essa busca pelo sentido da vida, pela busca do sucesso e da felicidade; não são poucos os gurus e motivadores, que se lançam no mercado, como possuidores de uma fórmula capaz de responder à essas indagações.

O que ocorre, é que essa é uma resposta pessoal e intransferível, e que a descoberta é um caminho a ser perseguido e conquistado individualmente.

Não que a convivência e a partilha em sociedade não possam contribuir, mas não há uma fórmula mágica capaz de responder a esses questionamentos.

O conceito de sucesso está relacionado a valores e crenças pessoais, e poderão ser revistos ao longo da vida, quando os mesmos são colocados à prova.

São diversas as inserções do meio externo, que recebemos o tempo todo, nos conduzindo à construção de um modelo de sucesso que não considera a plenitude da nossa realidade.

Se considerarmos as informações que recebemos através dos meios de comunicação, iremos entender que sucesso está relacionado à fama, a aparecer na televisão, a ser capa de revista, enfim… a comprar, ter, aparecer.

Mas como eu já disse antes, esse conceito de felicidade tem sido desconstruído, por diversos pesquisadores, estudiosos e por milhares de pessoas que corajosamente questionam o modelo atual, que premia alguns, e exclui milhares e milhares de pessoas pelo mundo.

Recentemente uma Fundação brasileira premiou e homenageou um famoso apresentador de TV, como Empreendedor do ano.

Ao homenagear um empresário com esse perfil, a Fundação exclui modelos de negócios e empreendimentos de menor proporção, e influencia jovens e crianças a se frustarem ao não atingirem o mesmo caminho.

É preciso considerar o propósito pessoal de cada ser humano, suas habilidades, talentos, perfil comportamental e interesses pessoais.

Tenho observado e conversado com dezenas de pessoas, que mesmo ao atingir altas posições, grandes salários e feito aquisições de bens de consumo, ainda assim se consideram infelizes e sem realização existencial.

O sentido do real sucesso está em como usufruímos e compartilhamos daquilo que conquistamos. Está relacionado às sensações positivas que nos permitimos viver, e à liberdade de podermos escolher entre ter ou não ter, ser ou não ser.

Sucesso está relacionado a sermos quem realmente queremos ser, estarmos onde realmente queremos estar e conquistarmos aquilo que realmente é importante para nós.

O desafio, é descobrirmos quais são as nossas escolhas, e nos desprendermos das expectativas daquilo e daqueles que estão do lado de fora.

O presente texto não tem a pretensão de ser conclusivo, mas de contribuir com a discussão e provocar qualquer reflexão que apoie a desconstrução do modelo de sucesso propagado pela cultura atual.

Caetano Tona Neto

Recomendações:

  • Documentário Happy — disponível no Netflix
  • Documentário Minimalismo — disponível no Netflix

)

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade