A Microsoft pretende fornecer Internet banda larga via canais de TV não utilizados

Para levar os serviços de Internet para a América rural, a Microsoft planeja aproveitar os canais não utilizados ou a largura de banda entre transmissões de televisão, conhecidas como "espaços em branco".

A gigante do software pretende iniciar um serviço de banda larga em espaços brancos em 12 estados, incluindo o Arizona, Kansas, Nova York e Virgínia, para conectar dois milhões de americanos rurais nos próximos cinco anos que têm acesso limitado ou não à Internet de alta velocidade, "Informou o The New York Times nesta terça-feira.

O presidente da Microsoft, Brad Smith, apontou os "espaços em branco" como "a melhor solução para alcançar mais de 80% das pessoas na América rural que hoje não possuem banda larga".

A tecnologia de espaços em branco também é chamada de "Super Wi-Fi", devido à sua semelhança com o Wi-Fi regular, exceto que proporciona uma faixa muito mais longa usando canais de televisão de baixa potência.

Para sustentar o plano, a Microsoft apela aos reguladores federais e estaduais para garantir o uso de canais de televisão não utilizados e investimentos na promoção da tecnologia nas áreas rurais.

"A empresa não está planejando entrar no serviço de telecomunicações fornecendo negócios diretamente, mas trabalhará com provedores locais de serviços de Internet como Mid-Atlantic Broadband Communities na Virgínia e Axiom Technologies no Maine, investindo neles", observou o relatório.
No entanto, a empresa terá de superar alguns desafios, como a viabilidade econômica do projeto devido ao custo de dispositivos e infra-estrutura.

Várias emissoras de televisão também se opuseram a essa mudança, temendo interferências nas transmissões em canais vizinhos.

FONTE