Firefox Focus, o navegador privado chega ao Android

Uma raposa sem pegadas

Graças à demanda popular, o Firefox Focus (anteriormente exclusivo do iOS) deu o salto ao Android. Não é uma duplicação direta, porém - a nova versão do navegador seguro inclui vários recursos projetados especificamente para o sistema operacional mais aberto.

Ao contrário do Firefox Focus para iOS, a versão Android pode tornar-se seu navegador padrão, abrindo sempre que tocar em um link em um aplicativo.

"O foco é na simplicidade, então você não precisa entrar no modo privado no seu navegador habitual - você está lá de imediato", disse Barbara Bermes, gerente sênior de produtos do Firefox Mobile Browsers.

"Ele também tem um tamanho de arquivo muito pequeno em comparação com outros navegadores Android - incluindo o próprio Firefox - com apenas 3,5 MB".

Menor, mais rápido, mais seguro

O Firefox Focus usa listas de bloqueios fornecidas para desativar anúncios que acompanham sua atividade online, que tem o bônus adicional de acelerar os tempos de carregamento da página. Se você tiver curiosidade, um toque rápido do botão de configurações irá revelar quantos rastreadores estão sendo bloqueados na página atual.

Você também pode bloquear outros tipos de rastreadores (embora isso às vezes interfira em determinados sites) e desabilite as fontes da Web para aumentar a velocidade e a acessibilidade. O bloqueio de anúncios é habilitado por padrão, mas pode ser suspenso temporariamente para que você não precise mudar para um navegador diferente.

O Firefox Focus para Android também inclui um modo Stealth que pode ser desabilitado se você quiser capturar a tela e ver o navegador em sua lista de aplicativos usados ​​recentemente.

Seu histórico de navegação é apagado automaticamente quando o navegador é fechado. "Fazemos uso intensivo da barra de notificação do sistema", explica Bermes, "então, se você estiver navegando e você receber uma chamada, por exemplo, uma notificação aparecerá dizendo que você está navegando em particular e você pode fechar sua Sessão de navegação. Você também pode fechá-lo pressionando o ícone por algum tempo - você não precisa maximizar o navegador e depois fechá-lo. "

Não há plugins por enquanto

O Firefox Focus para Android tem algumas limitações: não há suporte para complementos no momento, e você não pode abrir várias guias.

Bermes diz que não há nenhuma versão desktop do Focus planejada no momento, embora os usuários do Chromebook possam fazer o download da Google Play Store como qualquer outro aplicativo.

Fonte