Por que devemos respeitar a indecisão de Kawhi Leonard?

Eduardo 'Cafeffiro'
3 min readJul 5, 2019

--

Como todos devem saber, o Toronto Raptors foi campeão da última temporada da NBA, conquistando assim um título inédito para a franquia canadense. Tendo como carro-chefe o jogador Kawhi Leonard (#2), os torcedores dos Raptors nunca estiveram tão felizes e confiantes para a próxima temporada regular do melhor basquete do mundo… Até rumores da possível saída do astro começarem a surgir.
Em julho de 2018, LeBron James, que jogava pelo Cleveland Cavaliers, se juntou à franquia californiana roxa e amarela; o Los Angeles Lakers. Em sua primeira temporada como Laker, o “King” teve médias de 27.4 PTS, 8.5 REB e 8.3 AST.
Mas… Como Kawhi se encaixa nesse quadro? É agora que a novela começa. Após sair de New Orleans, o pivô e astro Anthony Davis se juntou à LeBron James no Lakers, que automaticamente se tornou uma potência fortíssima na liga de basquete americana. Com Kawhi podendo renovar contrato ou apenas sair dos Raptors e se juntar à qualquer outra franquia, os fãs e empresários ficaram loucos com a possibilidade de ver um novo ‘Big 3’ na segunda franquia com mais títulos na NBA, um trio que consiste em LeBron, Davis e Kawhi.
OK, esses foram os fatos apresentados. Agora, a partir daqui, eu vou contar o meu ponto de vista para haver todo esse silêncio de Kawhi Leonard sobre seu futuro na liga.

Após sua saída conturbada do San Antonio Spurs, Kawhi se viu encurralado no time de Toronto, e sempre que enfrentou sua antiga equipe, não recebeu lá muitos elogios; pelo contrário, vaias eram constantes, o que é natural, porém torcedores gritavam a palavra“traidor!” a cada vez que Kawhi ia para a linha do lance livre.

Provavelmente Kawhi vai informar sua decisão essa tarde (05), mas será que se o astro canadense decidir se juntar à LeBron e Davis, isso não afetará seu ritmo de jogo (psicologicamente), além de manchar sua imagem como jogador? (Lembremos de quando James decidiu se juntar ao Miami Heat, deixando fãs de Cleveland extremamente enfurecidos e irritados).
O peso da camisa de Kawhi Leonard é grande. O jogador de 28 anos, nessa temporada de 2018–19 teve médias de 26.6 PTS., 3,3 AST., e 7,3 REB.
Não é fácil jogar contra LeBron James e Anthony Davis, mas também não é fácil jogar no mesmo time desses nomes.
Kawhi, se ficar em Toronto, será um herói, porém, as chances de chegar em uma final de NBA pela segunda vez consecutiva serão complicadas, visto que o jogador será muito mais cobrado. Porém, se Kawhi for para os Lakers, mais uma vez teremos um time que odiará o atleta, pois, segundo a lógica da torcida dos Raptors, como seria possível ele abandonar o time em que acabou de ajudar ganhar um título (O PRIMEIRO DA HISTÓRIA DO TIME!)?
Dessa forma, posso concluir como admirador do basquete americano, que o silêncio que Kawhi decidiu fazer essa semana para decidir seu futuro na NBA, faz total sentido. Ficar mais perto de outro título e acumular ‘haters’ e incertezas para possíveis grandes contratos futuros, ou permanecer com o atual campeão da liga, carregando a responsabilidade (agora dobrada) e tentar mais uma vez chegar ao título contra várias franquias que se estabeleceram muito mais fortes com contratações, trocas e recrutamentos pelo Draft?

--

--

Eduardo 'Cafeffiro'

22, amante de hip-hop, pseudo-filósofo. Escrevo sobre basquete, rap e algumas coisas da cultura pop.