Concordo em tudo Senhorita inoperante. Com a minha fala eu só queria salientar que a situação é muito heterogênea, e acabei simplificando demais o problema. Você discute muito melhor a situação, com certeza.
Eu também vim para o Medium para falar de outras coisas. Ainda assim, senti que tinha que contribuir com a minha pequena experiência quando ela foi requerida.
Atualmente eu sou aluno na doutorado, mas conheço razoavelmente a USP, a UNICAMP e a UFABC. Tenho amigos trabalhando em algumas universidades privadas no interior, em federais e IFs.
Ontem mesmo encontrei um deles no almoço. Ele está dando 30h de aulas em um IF no interior, indo duas vezes por semana pra USP pra concluir o doutorado (que ele vai atrasar, com certeza) e coordenando um projeto de extensão. Ele está encontrando muita dificuldade na sala de aula. Não tem tempo nem pra se alimentar direito. Pois bem, a situação é, de fato, muito complicada. Comparando com qualquer pessoa no mesmo nível de qualificação que ele, eu não diria que ser professor em um Instituto Federal é uma profissão digna. Mas comparando com a situação do Ensino Básico, acho que seria razoável. Enfim… tudo depende do referencial.
Abraço pra ti e para o Thiago Rabello por esse debate :D