6 Coisas “Mágicas” que acontecem quando você sai do Piloto Automático

Cainã Rangel
10 min readOct 30, 2017

--

Foto de Michal Lomza — Unsplash

Sim, esse se trata de um texto sobre magia. A vida precisa resgatar a sua magia para ser verdadeira. Esse texto é um manifesto para esse resgate.

Já aconteceu contigo de sentir que a vida está um tanto “sem gosto”?

Como se você estivesse vivendo a sua vida, feliz ou não, mas sem muito entusiasmo — e você nem sabe o por quê. Isso pode ser só uma questão de momento, ou então pode ser crônico e você já sinta isso há um tempo..

Talvez você viva isso sempre ou só por um instante, mas aqui neste texto vamos chamar esse estado de “piloto automático”. Esse é um estado comum para grande parte das pessoas: um estado marcado por preocupações sobre o passado ou o futuro, com dúvidas sobre o que os outros pensam, e sem atenção consciente sobre as suas ações, pensamentos, intenções ou sem consciência da percepção sensorial no momento presente.

Esse é na verdade um estado muito bom, porque te permite fazer atividades com facilidade: comer, falar, dirigir, etc.. Mas passa a ser prejudicial quando você passa a também pensar no modo automático, e assim, começa a julgar, preocupar-se, e constantemente viajar no tempo — passado e futuro, e se distancia da vida aqui no momento presente.

Mas..

Além desse estado “normal” em que a vida acontece no modo automático, existe uma nova maneira de enxergar o mundo sendo possível. Um estado onde, de fato, a magia é possível.

Não se trata de magia supersticiosa, mas sim a magia que você se dedica para fazer acontecer. Um estado que te oferece senso de vida e alegria. Um estado fora do piloto automático.

Antes mesmo de contar sobre “como” sair do piloto automático, vou te contar um pouco sobre coisas que acontecem quando você usa uma abordagem diferente para viver a vida. Um pouco sobre a magia que é possível de acontecer.

Todas essas coisas servem como referência, e o simples fato de exercitá-las te ajuda a se colocar no momento presente.

Afinal, o que acontece quando você sai do piloto automático?

1. Você vai além das suas desculpas.

No modo de piloto automático, há julgamento, pensamento negativo e comparação acontecendo. Com os outros, mas em grande parte, pensamentos e julgamentos totalmente voltados a você.

Na realidade, é comum nem se dar conta de que esses pensamentos estão aí. Você simplesmente vive assim.

“Não sou muito bom”; “Sou péssim@ em..”; “Não vou conseguir” “A vida do outro é muito melhor que a minha”.. Entre outros..

Esse é um diálogo interno que pode acontecer eternamente. E dessa forma, vai trazer claramente um estado emocional pessimista e triste, para baixo, sem energia para tomar ações ou para acreditar que a realidade pode ser diferente.

No estado de Presença, fora da sua mente no piloto automático, você pode questionar os seus pensamentos.

Se esses pensamentos passam por você, está tudo bem, e não precisa haver peso justamente por eles existirem. Mas se você os vê, tem uma grande oportunidade de questiona-los, de visualizar como pode ser diferente e de acreditar em afirmações que fazem mais sentido.

Na próxima vez que você se ver se julgando ou se comparando, pergunte-se: “eu realmente acredito nisso?” “Isso pode ser diferente?”

Certamente, sim. E se sim, certamente isso será um convite para a sua ação, para pensar e fazer diferente.

2. Você se relaciona com mais profundidade.

A maior parte das relações acontecem no modo de piloto automático. Infelizmente.

Quantas vezes você respondeu que está “tudo bem” sem realmente sentir conexão com o que diz? E quantas vezes você perguntou se está “tudo bem” para alguém, sem realmente querer escutar a resposta, mas por educação?

Pequenos hábitos de atenção, simples e óbvios podem mudar completamente as relações — com pessoas que já são íntimas, ou não.

Esses pequenos hábitos podem ser:

A arte de escutar — e realmente escutar, com atenção e interesse pelo que é dito.

A arte de fazer perguntas — afinal, perguntas tem um poder grande para relações. Perguntas não obvias levam a respostas não obvias, que exercitam o pensar e o sentir de um jeito atento, fora do modo “mecânico” de uma conversa normal. Essa é a arte da curiosidade, de realmente se preocupar e buscar aprender sobre a vida da outra pessoa com quem se está.

A arte da apreciação — Você apreciou alguém hoje? Esse hábito é raro e extremamente poderoso. Quando eu aprecio alguém, estou ressaltando a minha admiração e a luz que enxergo na pessoa. Pode até ser uma apreciação de uma característica óbvia, mas que é valiosa justamente porque do outro lado pode haver muita cobrança interna acontecendo. A apreciação é uma forma de trazer amorosidade para a relação entre vocês e entre a pessoa com ela mesma. Talvez isso se manifeste através de elogios, de declarações, ou simplesmente com o silêncio da sua escuta amorosa — mas verdadeira.

Estar com o outro é honrar e respeitar aquela pessoa. Existe um mundo acontecendo ali, com as suas dores e delícias, assim como pra você também.

Relacionar-se é uma forma de estar a serviço, como também de nutrir a sua necessidade de companhia, carinho, amizade. Que tal honrar esse momento?

3. Você coloca a mão na massa e faz aquilo que precisa ser feito.

Talvez você saiba o que precisa ser feito nesse momento de vida, ou talvez esteja sentindo grande dúvida.
Sobre esse tema, há dois principais pontos:

Clareza mental

É bem importante cuidar para ter momentos de clareza mental. Isso pode acontecer da sua forma, mas muitas vezes acontece com meditação, exercícios físicos, leituras ou momentos de escrita.

Livre das ansiedades dos seus pensamentos e num momento de calma, você pode sentir com clareza sobre o que é importante de ser feito. Muito além do que é somente urgente, ou das demandas do mundo para você.

O que é importante, para você, que seja feito? Aquilo que respeita os seus objetivos, e ao mesmo tempo também respeita as suas responsabilidades — no trabalho, na sua família, ou com quem for. Tenha momentos de clareza em que essas respostas possam vir a tona — e dedique tempo para entrar em ação e fazer.

Cuidado com hábitos que “travam” a sua ação.

Ótimo, que bom que você pode ter esse momento de clareza e perceber o que é importante. Agora, chegou a hora de ir para a ação, e fazer o que deve ser feito.

Hmmm.. Esse é um momento em que é comum “travar”, às vezes por motivos inconscientes. E algumas vezes essa “trava” acontece na forma de hábitos que te levam longe do seu objetivo — um exemplo bem específico e real pra mim e pra muitas pessoas com quem convivo é o hábito de ver celular.

Não é difícil que, no meio de uma atividade, de repente uma conversa no Whats App tira a minha atenção. Ou então que eu passe um “tempinho” mergulhado no universo colorido do Instagram.

E lembrando: se isso também acontece contigo, está tudo bem. Não há necessidade para culpa aqui. Mas esses hábitos nos travam porque nos tiram da atenção. Talvez você faça e nem perceba. Mas o exercício aqui é: faça, mas se perceba fazendo.

Esses momentos são também importantes, mas não os use como fugas. Aproveite as redes sociais no seu tempo, mas cuide para realizar o que você se propôs.

Assim, pouco a pouco, focando a sua atenção naquilo que é construtivo, você vai realizando as mudanças que sonha. Trazendo a sua atenção para esse momento, agora, você está construindo o seu futuro na sua melhor forma.

4. Você cuida melhor do seu corpo e das suas necessidades.

O corpo fala. O corpo é sábio e te dá Feedbacks constantes. Se está tudo bem, ele te conta. Se não está tudo bem, ele também te conta.

Levando a vida no automático, é natural não se relacionar com o corpo. Todo o ambiente “comum” de vida te leva a isso, no sentido da rotina — você não tem tempo pra fazer o que precisa ser feito entre as suas obrigações, com isso, você deixa de lado aquilo que seria um “cuidado extra”, como o cuidado com o seu corpo — respeitando sono, alimentação e exercício físico.

Se você escutar a sabedoria do corpo e atender aos seus pedidos, será atendido. O corpo te conta quando precisa de descanso. Te conta quando precisa de alimento. Te conta quando precisa se exercitar. Ele também te conta quando precisa mudar — seja para perder peso, fortalecer ou simplesmente para se amar — sim, esse corpo merece ser amado e se sentir assim.

Não há nada de novo aqui, só o obvio. Mas trata-se do óbvio que é valioso justamente porque colocar esse conhecimento em prática muda a sua vida. Não por estética ou vaidade, mas por amor. O seu corpo é de fato o seu templo.

O amor que você oferece a si mesmo e ao seu corpo é um sinal do amor que você pode oferecer ao mundo. Se você “afina” a sua habilidade de se dar amor dessa forma, está consequentemente aumentando a sua capacidade de oferecer amor — e com isso, naturalmente a vida se transforma (podemos conversar mais sobre isso em breve).

Caso você queira aprender mais sobre como cuidar do corpo, deixo a recomendação dos textos do meu amigo Gustavo Burguer, que me inspira na forma como aplica na sua vida o que aprende e transmite com clareza conhecimentos sobre como cuidar do corpo fora do modo automático.

5. Você encontra soluções criativas para os desafios que vive.

Quantas vezes você não estava se dedicando a algo — seja um projeto, um trabalho, uma relação — e de repente, emperrou?

De repente, desafios apareceram. E a vida é cheia deles, dentre fáceis e difíceis. E eles são importantes justamente porque os desafios te fazem um pedido inevitável: renovação.

Levando a vida no automático, os desafios chegam e se não há mudança, a tendência é de entrar no ciclo vicioso do medo — negatividade — inação — fracasso.

Se você perdeu o emprego, terminou uma relação.. enfim, se a vida aconteceu pra você com as suas grandes emoções, você tem uma grande oportunidade na sua frente. É hora de sair do piloto automático. É hora de tomar escolhas conscientes sobre como se quer viver e qual a diferença que é desejada e que deve se tornar ação.

Esse momento, mais do que nunca, pede um passo para trás: um momento de acalmar os seus pensamentos. Um momento estendido para conectar-se com a sua essência de amor próprio.

Isso é o que Deepak Chopra chama de “Lei da Potencialidade Pura”. O estado em que você reconhece que de fato tem infinitas possibilidades à sua disposição, com abundância de recursos. Isso não depende de condição externa de vida, mas sim de um estado interno de confiança que não vem de aprovações ou afirmações, mas sim, de presença, de amor próprio.

As soluções criativas para os desafios criados acontecem com a mudança no padrão do pensamento. Não é a toa que esse é só o 6 ponto, e não o primeiro. Realize mudanças na direção de viver fora do piloto automático e em presença, e verá que terá muito mais criatividade para se expressar e lidar com os seus desafios.

Naturalmente um novo ciclo começa, agora um ciclo virtuoso de amor ou conexão — inspiração — ação — resultados. Não é por acaso que “mágica” acontece..

“Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou” Albert Einstein

6. Você vive feliz, simplesmente

Simplesmente a felicidade. E o que significa, realmente, ser feliz?

Me fiz exatamente essa pergunta há cerca de oito anos atrás. E foi essa simples pergunta que mudou o curso da minha vida.

A felicidade está muito complicada. Aparentemente para ser feliz você precisa ter um ótimo trabalho com propósito, ser saudável, fit e inteligente com a alimentação, com um relacionamento estável, e por aí vai.. Pelo menos é o que as publicações do meu feed no Instagram me mostram.

Ah, mas que boa lembrança: a vida não é o que o Instagram me mostra. E ser feliz não depende de tudo isso. (Isso tira um bom peso das costas..)

Não vou entrar em definições, porque não é necessário. O necessário é o olhar para a pureza da felicidade, aqui e agora, onde estou. Como posso tornar esse momento feliz? Como posso fazer desse dia um dia feliz? Confio no poder das perguntas e vou encontrar as respostas na minha ação e no meu cuidado.

A sua felicidade é um presente para o mundo. Somente sendo feliz é que você pode ajudar outras pessoas a serem felizes. E o mundo precisa disso. Mas sem pressa, você pode tomar o seu tempo e ser feliz com calma.

Parece até bobo e o tipo de texto de auto-ajuda. Se é ou não é, não importa. Coloca em prática, se desafia e vê pela própria experiência se isso faz sentido ou não. Isso sim é o que importa, simplesmente.

Extra: Como sair do piloto automático?

Quanta magia pode acontecer quando se escolhe viver com consciência? De repente, o que parecia ser magia é consequência da sua dedicação.

Agora, como sair do piloto automático? Como viver essas mudanças?

Muito pode ser dito, e muitos textos ainda serão produzidos sobre isso.. Mas, em todo caso, cada um desses pontos trás chaves mágicas na forma de ações que podem ser executadas para sair do piloto automático.

Mas talvez, o que eu diria que está antes de tudo é o seu esforço de acalmar o agito da sua mente. Você está no piloto automático porque mal percebe os seus pensamentos e o barulho da sua mente. Se você se permitir dar espaço para se ver com presença, os passos seguintes acontecem.

Se cada um desses pontos são chaves mágicas, meditação é a chave mestra.

Prática de Yoga em Pinheiros, São Paulo.

Há muito conteúdo sobre como meditar. Eu mesmo me disponho a escrever mais sobre isso em breve. Mas você já pode começar com o simples e eficaz: que tal fazer um minuto de silêncio ainda hoje?

Não precisa de muito, mas só um minuto em que você fecha os olhos, sente a sua respiração e o seu corpo, e deixa as suas preocupações de lado por esse instante.

Caso você tenha vontade de se aprofundar, deixo um convite: conheça o Yoga, uma ciência milenar que traz harmonia e integração para o seu corpo, sua mente, emoções e alma.

Uma ciência que inclui práticas físicas de posturas e respirações que te preparam para viver com presença e cada vez mais fora do seu estado automático, e também te inspira com filosofia sobre como viver bem.

Eu ofereço aulas de Yoga em São Paulo. Se você quiser, é meu convidado para experimentar o Yoga gratuitamente. É só se inscrever por aqui!

Que o seu caminho seja cuidadoso e atento, honrando o quanto a sua vida pode ser especial e fora do comum. Que você traga alegria pra sua vida e pra vida daqueles que estão ao seu lado.

Até breve :)

Cainã

--

--

Cainã Rangel

Curioso sobre a vida e as suas infinitas possibilidades. Facilitador na Tribo. Aprendiz e professor de Yoga.