🇧🇷 Chatbots — Resumo da semana #006

Caio Calado
Bots Brasil
Published in
6 min readDec 26, 2016

Jarvis construída por Zuckerberg, lançamento do Facebook Ads, open-source para NLP, chatbots como tendência no varejo e muito mais.

Compiler-Bot 3000 by Michael B. Myers Jr. para Treehouse.

📰 Comece uma conversa através do seu Facebook Ad

Por Facebook.

“(…) Quando uma pessoa clica em seu anúncio no Feed de notícias, uma conversa com sua empresa será imediatamente aberta no aplicativo do Messenger (se a pessoa estiver em um dispositivo móvel) ou na web (se a pessoa estiver em um computador de mesa)…”

đź“° O que Google, Microsoft e Amazon fizeram nessa semana na corrida para se tornar o Assistente Virtual favorito

Por Khari Johnson.

“(…) No espaço de alguns meses, [no começo do ano], Google, Apple, Facebook e a Microsoft fizeram planos para desenvolver ecossistemas de bot e cada um convidou os desenvolvedores a construir bots ou integrações de assistente virtual para suas plataformas.

Se isso soa seco ou técnico, pense nisso desta maneira: Todas essas empresas querem um relacionamento com você…”

📰 RASA NLU oferece aos desenvolvedores uma solução open source para processamento de linguagem natural

Por Rick Ramos.

“(…) O RASA NLU, uma nova API de open source da LASTMILE, [ajuda a] reduzir as barreiras à implementação do processamento de linguagem natural. 25 empresas estão usando o RASA NLU em beta, mas agora todo mundo poderá acessar as bibliotecas no Github.

Ferramentas existentes como Wit.ai, Api.ai e LUIS fornecem o mesmo serviço, mas todos estão ligados a grandes empresas de tecnologia — Facebook, Google e Microsoft, respectivamente.”

đź“° Construindo Jarvis

Por Mark Zuckerberg.

“(…) Até agora este ano, eu construí uma [Inteligência Artificial] simples que eu posso falar no meu telefone e computador, que pode controlar a minha casa, incluindo luzes, temperatura, aparelhos, música e segurança, que aprende os meus gostos e padrões, que pode aprender novas palavras e conceitos, e que pode até mesmo entreter Max [, minha filha]. Ele usa várias técnicas de inteligência artificial, incluindo processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala, reconhecimento facial e aprendizado de reforço, escrito em Python, PHP e Objective C. Nesta nota, vou explicar o que eu construí e o que aprendi ao longo do caminho.”

đź“° Chatbots e Realidade Virtual lideram esta temporada de tendĂŞncias tecnolĂłgicas no varejo

Por Rachel Arthur.

“(…) Esta mistura de narração, descoberta de produtos e atendimento ao cliente são vistos como o futuro provável para chatbots; Tornando o envolvimento dos consumidores possível a uma escala muito mais ampla do que poderia ter sido alcançado antes. Trata-se de responder [o máximo] possível para os clientes através da IA.

Guias de presentes é outro exemplo. Chatbots estão fazendo sugestões para o que comprar em um nível muito maior de detalhes do que nunca, como alcançado pelos gostos de H&M e American Eagle usando o serviço de mensagens, Kik, que também tem uma loja bot substancial…”

đź“° Por que seu prĂłximo chatbot deve ser humano-aumentado, nĂŁo I.A.-aumentada

Por Rick Ramos.

“(…) Nós estamos quase dois anos trabalhando com esta tecnologia no espaço do healthcare. No início, percebemos que um chatbot de IA puro nunca seria capaz de substituir um médico ou especialista. Nossa solução para o problema foi o “chatbot humano-aumentado”. Nossa abordagem híbrida combina as melhores partes do homem e da máquina. Tivemos de desenvolver bastante de pouco de tecnologia na parte da frente e de trás para fazê-lo funcionar. O serviço não é tudo em tempo real, mas definimos as expectativas certas com nossos usuários e é muito mais rápido que as alternativas. Estamos salvando empresas centenas de dólares por empregado com a nossa tecnologia, por isso estamos vendo muita tração no mercado.”

Se 2016 foi um ano de aprendizagem, 2017 será um ano para execução.

Esta cada vez mais claro que 2016 foi um ano que as grandes empresas marcaram seu territĂłrio no mundo dos chatbots e que:

“Todas essas empresas querem ter um relacionamento com você.”

Isso não apenas no sentido técnico, onde as pessoas utilizam as plataformas X, Y ou Z para a criação e desenvolvimento de chatbots, mas também do ponto de vista de produto, onde as pessoas vão utilizar mais os chatbots A, B ou C que foram criados nas plataformas X, Y ou Z.

Daqui há algum um tempo, tudo vai ser visto apenas como uma interface — qual seria a interface das interfaces?

Veja o Mark como um exemplo: ele precisou fazer com que boa parte da sua casa estivesse conectada ao Jarvis. Assim, ele criou diversas interfaces para serem controladas apenas por uma interface — indo um pouco mais além, ele optou por controlar essa interface por uma interface de texto (através de um chatbot).

Além disso, começamos a ver que algumas marcas e empresas estão começando a amadurecer a sua visão sobre a utilização de Chatbots, como o caso dos assistentes de compras mencionados no artigo da Rachel. Em paralelo, também tivemos o lançamento do Facebook Ads que facilita o acesso aos bots através de um anúncio e também o lançamento de uma NLP open-source que deseja dar um boost nesse segmento.

Por fim, um dos meus destaques dessa semana foi o artigo sobre chatbots que são empoderados por “humano-aumentado”. Isso porque na Take a gente vem trabalhando com essa visão há anos e aqui vai um exemplo de como vemos isso:

“Além de um Contato Inteligente, toda empresa deve ser capaz de ter uma Conversa Inteligente.”— Sérgio Passos.

Até ano que vem! 🎉🎉

Obrigado pelo seu tempo! ❤️

Se você gostou ou achou esse conteúdo útil para você, recomende ele para que outras pessoas tenham acesso. Além disso, adoraria ouvir o que você acha sobre chatbots (se são uma boa solução ou não).

PS: sempre que possível, vou disponibilizar conteúdos em português 🇧🇷. Além disso, estou vendo uma forma de resolver isso (novidades em breve).

đź“° Resumo da Semana #005
đź“°
Resumo da Semana #004
đź“°
Resumo da Semana #003

👥 Faça parte de uma comunidade com uma galera massa interessada em chatbots.

--

--

Caio Calado
Bots Brasil

Conversational Experience Designer Consultant and Advocate // Community Manager @ Bots Brasil