Cultura de Games no Japão
Japão pode ser um país longo de se visitar e vai demorar aproximadamente 30 horas para chegar até lá, mas é um lugar com culturas únicas e ricas, principalmente se tratando de videogames, onde foi muito importante para o crescimento da indústria.
Para falar um pouco mais sobre esse assunto, o palco Stadium recebeu Fernando Mucioli, Jefferson Kayo e Douglas Pereira para falar um sobre os games no Japão.
Existem diversas diferenças em fazer um jogo no Japão e fazer um na América ou Europa. A diversidade vai desde os enredos dos games até as capas dos jogos. “As capas são uma atração à parte, já que os americanos sempre tentam ocidentalizar elas e muitas acabam ficando bastante esquisitas”, explica Fernando Mucioli.
Com relação aos jogos no Japão, existem diversos nichos de diferentes tipos de games. “No oriente temos desde simulador de advogado, a jogos onde você tem uma namorada virtual”, comenta Douglas Pereira.
Uma parte bastante importante da cultura de games no Japão são os fliperamas, que até fizeram certo sucesso por aqui na década de 90, mas atualmente estão extintos. “No oriente temos diversas tipos de máquinas desde caça niqueis com temática gamer indo para simuladores completos de gundam”, complementa Jefferson Kayo.