A grandeza do Deus pequeno

“Quando uma pessoa descobre Deus, tem de o colocar no primeiro lugar da sua vida. Assim começa uma vida nova ! Os cristãos conhecem-se por amarem até os seus inimigos” — Youcat.

A Igreja não é uma instituição. É um ato de fé crer em Deus. Ninguém sabe como Deus surgiu, de onde ele veio e muito menos como se propagou sua existência antes da vinda de Jesus. Na bíblia, Jesus ressurreto, nos abre os céus para a salvação e nos revela o amor de seu pai a nós. Um amor que somente acontece, suas procedências são um dogma.

Independente de certezas e controversas, esta crença é presente desde muito antes de ouvirmos nossos pais e avós contarem histórias de suas infâncias enraizadas no conceito da fé.

A Igreja, fundada por Jesus Cristo, é interpretada de varias maneiras, e a cada interpretação uma visão diferente, pois Deus trata a todos de forma individual. Vindo deste principio, 2 jovens padres e uma jovem: Pe. João Henrique, Pe. Antonello Cadeddu e a mulher que depois se tornaria Ir. Maria Paola, todos italianos, partiram de uma comunhão onde Deus lhes inspirava um mesmo princípio: consumir a vida para que o amor de Deus fosse conhecido até os últimos confins da terra. Nascia ali, A Aliança de Misericórdia.

O Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia é uma Associação Privada de Fiéis, com sede na Arquidiocese de São Paulo, cuja identidade se encontra em sua Palavra de Vida: “O espírito do Senhor Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;” Isaías 61, 1.

Programa “A arte da vida”. Parceria entre a Aliança de Misericórdia e a TV Século XXI. ( 2013)
“Quero ajudar o próximo, nas ruas ou em casa. Quero anunciar em um gesto simples, assim como foi anunciado a mim por outras pessoas. Ajudar em qualquer sentido da vida.” — Thiago Noronha, animador da comunidade de aliança-Itu

A Aliança de Misericórdia que tem 16 anos, é presente em mais de 50 cidades do Brasil e outros 6 países (Bélgica, Itália, Polônia, Portugal, República Dominicana e Venezuela) e é dividida entre comunidade de vida e comunidade de aliança:

Comunidade de Vida : Vivem da providência divina. Não compram roupas e nem alimentos, procuram crer na intervenção divina que não deixá faltar nada sobre suas mesas.

  1. Irmão e irmãs consagrados que entregam-se totalmente a Deus por meio do Vínculo de Holocausto, assumindo os compromissos da vida celibatária para mais “ardentemente” amar o Senhor e estar disponível a servir aos irmãos. Podem ser também clérigos e vocacionados ao sacerdócio.
  2. são casais e vocacionados ao matrimônio, que se entregam a Deus por meio do Vínculo de Oblação, sendo testemunhas da santidade no matrimônio. Assumem a vida em comunidade e são disponíveis para a realização da missão Aliança de Misericórdia.
Programa “A arte da vida”. Parceria entre a Aliança de Misericórdia e a TV Século XXI. (2015)

Comunidade de Aliança :Em missão, a comunidade de aliança realiza retiros, pastorais e encontros. Vivem também da providência nas oportunidades de evento, ceando a comunhão com o carisma.

  1. Dentro da vida rotineira, a Comunidade de Aliança é composta pelos “Missionários de Aliança” que vivem integralmente a espiritualidade do carisma. Formam os “Arco-Íris de Misericórdia”, expressão do amor misericordioso do Senhor, nas próprias cidades e paróquias em comunhão com os pastores locais. Entregam-se a Deus por meio do Vínculo de Comunhão, assumindo como compromissos: a formação, a oração, a partilha do próprio dízimo e a evangelização. Vivem a unidade e a obediência com todo o movimento por meio dos coordenadores, conforme as orientações da Presidência.

A Aliança de Misericórdia acolhe e une as forças de homens e mulheres, celibatários e casados, leigos e clérigos, de várias formas e níveis, chamados por Deus para evangelizar. Confiantes no poder do Espírito Santo, realizam todas as obras de Misericórdia que as próprias forças permitirem.

Junto aos trabalhos de evangelização, o Movimento realiza diversas obras sociais voltados à população carente das periferias e ruas, unindo evangelização e caridade como faces de uma só moeda, e sendo reconhecida juridicamente como entidade de utilidade pública em âmbito municipal, estadual e federal.

“Ser de Deus é a coisa mais importante da minha vida! Depois que conheci ele, n’ele quero ficar pra sempre. “ disse Juliano Silva, Coordenador à nível regional das comunidades de aliança. Retratando o amor à missão de servir ao outro, concluiu: “Foi a coisa mais viciante que já fiz e não largo pra nada”.

Festa no “dia das crianças” na Favela “Vila da Paz”- Itu.
Aliança é um milagre de Deus que acontece a cada momento pelo sim de filhos que confiam na misericórdia do senhor” — Pe. João Henrique, fundador da comunidade.

Qualquer seja o tipo de vínculo, todos permanecem na tentativa de uma só missão: Ser expressão viva do amor misericordioso, que brota do coração de Deus através da sua Igreja, para com os mais pobres materialmente e espiritualmente: “Evangelizar para Transformar”. Partindo deste princípio, numa comunicação direta ou indireta, o que se busca é levar ao próximo o anúncio do reino dos céus, recebido outrora pelo eu lírico, o evangelizado se torna o evangelizador, e a missão do movimento segue a conquistar a muitos: não por méritos, mas por simplicidade e misericórdia.