“Tijolo não revida”
INT. ESTÚDIO - NÃO IMPORTA
Fundo Sólido. JOÃO entra em quadro e começa a falar diretamente para câmera.
JOÃO
Foi publicado hoje no site da NASA a oficialização dos voluntários que irão participar do primeiro programa que irá levar humanos até Marte. Mas tem um detalhe importante nessa história: Eles não irão voltar. Eles viajarão durante 4 anos até Marte, vão ver qual é do lugar, se dá chuva ou não, e esperar pela morte. É como se você estivesse indo morar em Roraima. E eu fico pensando quão triste e solitária deve ser a vida de alguém que voluntariaria para uma caravana da morte. E daí eu penso mais um pouco e percebo que sou a pessoa ideal para isso.
A câmera faz um pan para a esquerda e vemos um cenário de um quarto. João veste o pijama e senta na cama com atriz que está decorando o texto. Uma placa escrito “Amor da vida dele” está cima da atriz. Eles deitam, e o diretor dá o sinal para ação.
JOÃO
Sonhei com você hoje.
ATRIZ
João, para com isso.
JOÃO
O que foi?
ATRIZ
Nós sabemos aonde você quer chegar com isso. É constrangedor.
JOÃO
Eu só comentei…
ATRIZ
Guarda isso pra você e vamos evitar problemas.
JOÃO
Desculpa…
ATRIZ
E para de pedir desculpas toda hora.
A câmera volta para posição inicial e JOÃO volta para o quadro.
JOÃO
É um talento que eu tenho! E aparentemente eu gosto de demonstrar isso ao público, eu sou tipo o cara que descasca coco com os dentes e vai no Faustão participar do “Se vira nos 30”, manja? Eu poderia ir no programa levar todas as pessoas importantes da minha vida e durante 30 segundos elas cuspiriam na minha cara fazendo a plateia ir a loucura.
A câmera faz um pan para a direta e vemos um auditório de programa dominical com um imitador do Faustão. João entra no palco.
APRESENTADOR (PARA JOÃO)
Qual é seu nome?
JOÃO
João.
APRESENTADOR
E o que você trouxe pra gente?
JOÃO
Vou estragar todos os meus relacionamentos importantes, fazendo com que o tempo mostre a minha insignificância na vida deles.
APRESENTADOR
Ô loco bicho! Em trinta segundo?!
JOÃO
Em quinze se quiser.
APRESENTADOR
Então, vai lá. 30 segundos na tela. Se-vira-noos-triiinta!
Várias pessoas entram no palco. A câmera volta para posição inicial. JOÃO aparece novamente.
JOÃO
O grande problema desse talento é que com o tempo só vai sobrando você pra você mesmo e isso é uma merda, porque você é um merda! E você não quer conviver com você mesmo o tempo todo. E eu descobri que esse conflito interno tem um nome: Larsvontrevielismo Viadal. Você descobre que está nesse conflito no mesmo momento que você percebe que sua única válvula de desabafo são as paredes da sua casa. E como dizia Jean-Claude Van Damme em O Grande Dragão Branco: Tijolo não revida! Todos seus problemas e todas as suas dores a parede absorve. E só. Não existe respostas, não existe conselhos, nem mesmo um eco. Toda sua angustia cresce como uma bola de neve, porque você fica alimentando os mesmos infelizes pensamentos. E pior: Você enxerga a vida passando pelos seus olhos. As pessoas vão tomando seus rumos, vivendo seus novos amores e aquele seu maravilhoso talento que te deu um cheque gigante no programa dominical não te serve mais pra nada. Talvez ele sirva de alguma coisa em Marte, mas só indo pra saber. Talvez lá você consiga ser suficiente para alguém.