🌸Relato PESSOAL, sobre a vida, sem regras, sem comparações. Apenas um desabafo que vai me ajudar e talvez possa ajudar alguém. 🌸
Eu, durante muito tempo me questionei: será que fui/sou/serei suficiente?
Não acredito que o motivo disso seja algo específico, uma autoestima é construída de vários fatores, tanto internos como externos de cada pessoa. Posso dizer que sempre sofri, com os dois. Crescer ouvindo você não é bonito, você não é tão bom, você não é o mais inteligente, você não é o mais macho... Fatores esses, que com o tempo me faziam olhar no espelho e reproduzir, não sou tão bonito, não sou tão inteligente, não sou tão bom em nada. Com o tempo a insegurança vira medo, ansiedade, solidão, dor! E lá está você, sozinho, apenas você com você mesmo. É difícil falar com alguém, é sufocante aguentar tudo só, e é agonizantes os dilemas, o E SE, a indecisão de prosseguir ou logo desistir...
Até que certo dia, eu me vejo totalmente perdido, perdido em saber quem eu sou, o que eu represento, qual o sentido de tudo, ou se não, qual apenas meu sentido???! E então começo a procurar respostas, aos poucos, uma conversa com a psicóloga, um momento vivido, uma situação observada, um filme, um livro, gestos, fotos, pessoas, ações. Tudo reflete algo, tudo tem uma energia que influencia diretamente e/ou indiretamente sobre a vida de casa pessoa.
A busca é continua, não posso afirmar que seja uma luta diária, pra mim, está sendo como uma descoberta diária. Às vezes a felicidade extrapola e faz perceber coisas que jamais veria no meu eu passado, às vezes a tristeza me afunda numa solidão que penso o quão regredindo estou, mas não posso parar, ainda não consigo, então sofro! Contudo, a vontade de falar tudo isso acima, é basicamente pra afirmar 3 coisas:
1- PENSAR EM VOCÊ MESMO(A) É PRIMORDIAL. Sim! Em toda e qualquer situação você deve pensar no seu bem estar, não atrelem esse fato a egoísmo, não! Eu falo em autoconhecimento, em fortalecimento pessoal, em desabrochar o amor próprio e fortalecer o seu eu.
2- PESSOAS SÃO DIFERENTES. E isso poderia amenizar muita dor necessária caso todos entendessem que cada pessoa sente de uma forma, cada um recebe e transmite de um jeito, e pensamentos criados por nós mesmos, metas, impressões não podem ser cumpridas por outras pessoas. Se isso acontecer e o universo conspirar pro bem, ótimo, mas isso jamais pode ser regra, Miguel precisa ser nada além do que si mesmo!
3- NÃO TENHA MEDO. Isso mesmo, viva! A vida é apenas 1 e cada qual só pode viver a sua. Desperdiça-lá seria triste.
Aos poucos eu vou vivendo, um passo de cada vez, uma experiência por momento, às vezes me precipitando, outras hesitando, aos poucos vou aprendendo o que seria viver.
(NILSON BANDEIRA)