Uma análise de dados das músicas do Oscar 2019 no Spotify

Caíque Alencar
3 min readFeb 11, 2019

--

Cena da personagem Ally, de Lady Gaga, cantando “Shallow” (Crédito: WARNER BROS)

A premiação do Oscar 2019 está marcada para dia 24 de fevereiro e a categoria de melhor canção original ganhou um destaque especial na cerimônia deste ano. A disputa pela estatueta chamou a atenção do público principalmente pela presença de Lady Gaga entre os indicados. Ela foi indicada pela música Shallow, do filme Nasce Uma Estrela, no qual ela interpreta Ally, uma cantora que ganha a vida fazendo performances em restaurantes, mas que chega à fama com a ajuda de Jackson Maine (Bradley Cooper).

Apesar de Shallow ser a favorita, a categoria é considerada uma das mais disputadas na premiação deste ano. As demais músicas indicadas foram All The Stars, a parceria entre Kendrick Lamar e SZA que foi o tema principal de Pantera Negra, I’ll Fight, na voz de Jennifer Hudson, no longa RBG, The Place Where Lost Things Go, interpretada por Emily Blunt para o filme O Retorno de Mary Poppins e When A Cowboy Trades His Spurs for Wings, que faz parte da trilha sonora de The Ballad of Buster Scruggs e é cantada por Tim Blake Nelson e Willie Watson.

Ouça as músicas indicadas:

A partir das músicas, extrai da API do Spotify as características de cada uma delas usando Python e fiz uns gráficos comparativos com o Flourish. Os quesitos são acústica, dançabilidade, energia, instrumentalidade, vivacidade, sonoridade, fonação, valência, valência e tempo. A explicação de cada uma das características e os gráficos você confere a seguir.

Acústica

Uma medida que vai de 0 a 1 e mostra o quão acústica uma música é. Quanto mais próxima de 1, maior a chance de a música ser acústica.

Dançabilidade

Essa escala define quão adequada uma música é para dançar. Ela é baseada em elementos musicais como tempo, estabilidade de ritmo, força de batidas e regularidade. O valor de 0 representa uma música não-dançante, enquanto o de 1 representa uma música totalmente dançante.

Energia

Essa é uma medida que também vai de 0 a 1 e representa a intensidade da música. Tipicamente, músicas intensas são rápidas, altas ou barulhentas. Gêneros como o death metal, por exemplo, têm uma alta energia. Já as composições de Bach têm uma pontuação baixa nessa escala. Os atributos que compõem essa escala são faixa dinâmica, sonoridade percebida, timbre, taxa de início e entropia geral.

Fonação

A fonação detecta a presença de palavras faladas em uma faixa. Quanto mais discursiva a gravação (por exemplo, talk show, audiobook, poesia), mais próximo de 1 é o valor. Valores acima de 0,66 descrevem faixas que provavelmente são feitas inteiramente de palavras faladas. Valores entre 0,33 e 0,66 descrevem faixas que podem conter música e fala, em seções ou em camadas, incluindo casos como música rap. Valores abaixo de 0,33 provavelmente representam músicas e outras faixas não relacionadas à fala.

Instrumentalidade

Prevê se uma música tem partes cantadas ou não. Rap ou letras faladas, por exemplo, são consideradas “vocalizadas”. Quanto mais próximo de 1 for o valor de instrumentalidade, maior é a possibilidade de não existir sons vocais na música. Valores acima de 0,5 representam as faixas que têm tendência de serem instrumentais, mas a confiança fica maior quanto mais próximo de 1 o valor for. Nesse quesito, expressões como “Ooh” e “Aah” são tratadas como instrumentais.

Sonoridade

O índice de sonoridade de uma música medida em decibéis (dB). Os valores de sonoridade são calculados ao longo de toda a faixa e são úteis para comparar a intensidade relativa das faixas. A sonoridade é a qualidade de um som que é o principal correlato psicológico da força física (amplitude). Valores típicos variam entre -60 e 0 db.

Valência

Uma medida de 0 a 1 que descreve a positividade musical transmitida por uma faixa. Faixas com alta valência soam mais positivas e demonstram sentimentos felizes, alegres e eufóricos. Já faixas com baixa valência soam mais negativas, tristes ou deprimentes.

Vivacidade

Detecta a presença de plateia na gravação da música. Valores maiores de vivacidade representam uma música que foi gravada com pessoas assistindo, por exemplo. Já valores acima de 0,8 indicam que a música provavelmente foi gravada durante um show.

Tempo

O tempo total estimado de uma faixa em batidas por minuto (BPM). Na terminologia musical, tempo é a velocidade ou ritmo de uma determinada peça e deriva diretamente da duração média da batida.

--

--