Criatividade nem é tão importante assim!

Há um fato não escrito que devemos ser criativos, porém vamos remover o foco da criatividade um pouco para podermos contemplar um “coadjuvante” esquecido.

Image for post
Image for post

Antes de começar a divagar sobre texto, vou fazer um pequeno quote do que me inspirou a escrevê-lo:

“Um design sem criatividade é um design?”

“Não importa o quão bom você é com softwares sem boas ideias. você é só: mais um designer”

Li isto em um grupo, concordo na parte sobre software, mas a parte que cita criatividade sendo um pilar fundamental de um bom “design” posso resumir, simplesmente, como “bullshit”. Este tipo de colocação é resultado de um mercado que pôs a criatividade como protagonista do processo deixando elementos como a estética no papel de coadjuvante, sem relevância.
Criatividade é uma palavra como belo, moral, certo ou errado. É uma palavra, que comumente encontramos o significado em si mesma. Quando vemos algo que podemos encontrar esses valores de forma simples e adjetivá-los: “isto é belo” ou “aquilo é criativo”.

Eu colocaria a criatividade como um caminho alternativo, quase um desbravamento, que é algo bom, porém não tem que ser regra em seu
projeto. Estética é, porém, uma composição formada por elementos como organização, parâmetros de padrões e prioridades, que são elementos atrelados ao bom design, eles comumente tem que ser regra em seu projeto.

Qualquer área que envolva símbolos e representações devem possuir um certo grau de ordem e a beleza provém dessa ordem.

Um bom designer não é aquele que é mais criativo, nem aquele que domina melhor ferramentas, mas sim aquele que reconhece estética como parte fundamental do design e compreende que estética é parte da função do projeto. Por isso há tão poucos bons designers, boa parte depende demasiadamente de ferramentas ou de criatividade porque esquecem de preceitos que criam uma boa estética..

Como citei antes, adjetivamos como criativo, basicamente, qualquer coisa que saia do senso comum, porém o bom design não deve só sair do senso comum, ele deve ter função. É por este motivo que ele segue tais regras. A boa estética deve ser guia do seu processo criativo por assim dizer.

Written by

designer

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store