Um oceano azul para encontrar os seus candidatos desta eleição!
Ei, você aí, já sabe em quais pessoas irá votar nesta eleição?
Está é a pergunta de 2018! Com certeza alguém já te perguntou ou você mesmo perguntou para alguém! A escolha dos candidatos perfeitos é uma tarefa árdua, leva tempo e nem sempre é possível realizá-la com astúcia!

Outra pergunta reflexiva do momento é: “Como encontrar os candidatos que irão me representar?!” São tantos candidatos, tantos partidos, tantas ideias!!! Infelizmente não dá para descobrir todos os candidatos e muito menos ler sobre as propostas de todos!
Mas e você, como você faz para escolher os seus candidatos perfeitos? Talvez você escolha alguns partidos mais próximos das suas ideologias e pesquisa a fundo as propostas e históricos dos candidatos desses partidos. Talvez você pergunta para um amigo “mais entendido” de política e aceita uma sugestão, ou às vezes você apenas segue o efeito manada e acaba votando em algum daqueles que aparecem na liderança das pesquisas. Enfim independente da forma como você escolhe o seu candidato esse não é o nosso foco hoje.
Hoje eu quero falar de uma proposta mais ousada, mais personalizada, mais direta e que inverte o caminho da busca pelo candidato perfeito. Daí eu te pergunto: E se você não precisasse ir atrás para descobrir os candidatos disponíveis, pois estes viriam até você de uma forma não invasiva, mais profissional e mais personalizada ao seu estilo?
Mas como assim Caíque? Não estou entendendo…você está falando para os candidatos baterem na minha porta? Fazer uma ligação? Ou me enviarem propagandas via correio, sms ou redes sociais?
Nããããããooo!!!! Com certeza eu fecharia a porta ou desligaria o telefone na cara da pessoa e toda propaganda iria direto para a minha caixa de spam! A minha sugestão aqui é: E se os candidatos regionais apenas enviasse uma solicitação de conexão para o seu LinkedIn? Qual seria a sua reação?

A ideia deste texto surgiu devidamente após eu mesmo experimentar essa situação e o resultado foi impressionante! O fato é que a solicitação de conexão plantou em mim a sementinha da curiosidade e da surpresa por ter sido “abordado” de um forma tão direta, mas sútil! Talvez eu nunca tenha me engajado tanto para pesquisar sobre um partido e um candidato como desta vez! E com certeza a ideia não é nada custosa para ser colocada em prática por deputados, senadores e até governadores, pois se trata exclusivamente do envio de uma solicitação de conexão em uma rede social!
Após o convite com certeza entra em jogo todos os parâmetros para avaliação do candidato, porém tudo ocorre de uma forma mais natural! Com esta experiência fui capaz de conhecer o histórico profissional do candidato, assim como em quais locais ele trabalhou, por quanto tempo, quais foram os cargos e atividades desenvolvidas, além disso também fui capaz de observar como é o engajamento do candidato no LinkedIn, que tipo de informação o mesmo consome, com quais pessoas interagem e quais são os seus posicionamentos. E o mais impactante desta experiência foi a surpresa de ter recebido o convite de conexão de um candidato que eu não conhecia e que também pertence a um partido que eu não conhecia e provavelmente teria continuado sem conhecer se não houvesse passado por essa experiência!
Daí talvez você me fale:
“Mas ah Caíque imagina que chato quando todos os candidatos começarem a te enviar pedidos de conexão e começarem a lotar a sua caixa de solicitações, vai ser um terror!”
Mas o caso aqui é que essa estratégia é uma oportunidade nova, podendo ser a famosa estratégia do oceano azul, foi apenas uma solicitação que eu recebi em todo o período de propaganda eleitoral e com certeza essa única solicitação rendeu uma ótima experiência para mim, para o candidato e para o partido!
E vocês, gostariam de receber um convite de candidatos via LinkedIn também?
