Kotlin ❤

Caique Oliveira

Algumas considerações sobre a linguagem famosinha no desenvolvimento Android.

O Kotlin, uma linguagem criada pela JetBrains, vem crescendo bastante, a adoção da linguagem por parte da comunidade Android é incrível, mas fica a dúvida, ao que se deve essa adoção? Bora ver um pouco sobre? :)

Kotlin é uma linguagem amigável

Desde que comecei a utilizar o Kotlin, não senti dificuldade em aprender a linguagem, o primeiro contato é facilitado pela possibilidade de converter um código em Java para um código em Kotlin. Isso pode parecer pouco, mas te permite ver a estrutura deste código na linguagem de imediato. O que me permitiu ver as diferenças entre as linguagens e me instigou a pesquisar sobre a estrutura do Kotlin.

Kotlin ouve a comunidade

Uma coisa interessante que ocorreu no lançamento do Kotlin 1.1, foi a possibilidade de votar nas próximas features a serem implementadas na linguagem, legal não é? E não fica por aí, o pessoal que desenvolve o Kotlin sabe das dores ao se trabalhar com Android e Java.

Enquanto que, no Android, com o Java, ainda estamos saindo da versão 7 e indo para a 8, o Kotlin já trás pra gente, lambdas, suporte ao java 9, a stdlib que lembra muito as streams do Java e por aí vai...

Kotlin melhora a produtividade

Os códigos em Kotlin são menores que os escritos em Java, isso todo mundo já sabe, que você escreve menos também. Mas sabe aquele findViewById? Esquece ele, acesse seu componente direto pelo seu id com o kotlin-ex.

Aquele pojo Java gigante? Declare só os atributos em uma Data Class e seja feliz. Cansado de fazer o parcelable que tal usar Parcelize e deixar tudo mais simples?

Kotlin tem uns recursos tunados

Isso mesmo, alguns recursos como extensions functions facilitam nosso trabalho no dia-a-dia. Não é só isso, temos diversos outros carinhas, let, apply, with

Quer fazer diferentes checagem sobre um determinado valor? É um inteiro? É menor que 10? Tá entre 20 e 30 ? Conheça o when. Você não irá se arrepender.

Concluindo

O Google passou a dar suporte oficial a linguagem no I/O 2017 e isso foi incrível! Acho que vale a pena tirar um tempo para conhecer a linguagem.👀Começa convertendo umas classes, brincar um pouco, garanto que vai valer o tempo investido.

Caique Oliveira

Written by

Android developer

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade