MEDIUMNIDADE E SUGGESTÃO

Mensagem de Zilda Gama, “Diario dos Invisiveis”, 1929

KnowSpiritism
2 min readAug 18, 2023

ÁS MÃES

Muitos detractores da doutrina Kardecista acoimam os mediums de falta de sinceridade e affirmam que, quando elles asseveram receber mensagens dos Invisiveis, apenas interpretam os seus proprios sentimentos, seus desejos ou suas idéas, pois são sempre, auto-suggestionados pelo que aspiram ser realisado.

Em desacordo com essas injustas asserções, — que as não merecem os lidimos adeptos do Psychismo, — relato o que me foi transmittido por pessoa criteriosa, de probidade incontestavel, comprovando a lealdade de um medium.

“O sr. M. C., patricio de Camões, residente ha muitos decennios em prospera aldeia mineira, era catholico extremado.

A abastança que adquirio com o seu labor não lhe poude evitar profundos dissabores.

Em momentos de infortunio domestico um amigo emprestou-lhe alguns livros dos luminares do Espiritismo, e, com grande pasmo dos que lhe conheciam as idéas religiosas, elle se tornou adepto do kardecismo e revelou-se medium psychographo.

Á noite, após muitas preces fervorosas, elle se dirige a seus mentores invisiveis e solicita informes a respeito de entes queridos, que já se acham na Patria espiritual.

Aos poucos elle se foi capacitando do destino de diversos parentes e amigos, chegando a vez de interrogar sobre o de bondosa irmã, fallecida em Portugal, que M. C. suppunha, convictamente, estar desfructando delicias no Reino da Gloria

— Estás illudido, — respondeu-lhe prestamente um de seus instructores invisiveis, — o espirito a que te referes se acha immerso em acerbos padecimentos!

— Que me dizes? Vós a conhecestes? Era uma santa creatura de Deus, dotada de bondade sem par!

— Bondade mal applicada, irmão, prejudicial até á humanidade. Bem sabes que ella era mãe, extremosa em demasia, e, por isso, não soube educar os que o Altissimo lhe confiou para proteger e combater os defeitos, desde as suas primeiras manifestações.

Relevava-lhes todos os erros, satisfazia-lhes todos os caprichos por mais desarrazoados que fossem, não os corrigia quando injuriavam os servos e os visinhos. Emquanto em edade infantil foram o tormento dos creados, dos companheiros de folguedo e dos professores; hoje, já adultos, são ociosos, turbulentos, delinquentes, viciosos, nefastos á sociedade e alguns delles já se acham em sombrios carceres… Pois bem, o espirito dessa mãe desidiosa e imprevidente, é submettido a uma prova dolorosa á cada crime que um de seus filhos perpetra, afim de que, em porvindoura existencia, saiba educar os que o Altissimo lhe confiar! O verdadeiro amor materno deve consistir em combater as incorrecções de caracter de seus filhos, tornal-os uteis á patria e á sociedade, guial-os para o Bem e para a Virtude!”

Onde está a auto-suggestão dessa mensagem psychica?

Zilda Gama.

--

--

KnowSpiritism

"No Man, when he has lighted a candle, cover it with a vessel, or put it under a bed; but set it on a candlestick, that they which enter in may see the light."