O INTERCAMBIO ESPIRITUAL

Mensagem de Allan Kardec, por Zilda Gama, “Diario dos Invisiveis”, 1929

KnowSpiritism
3 min readAug 26, 2023

(Escripto recebido mediumnicamente pela medium patricia, a sra. d. Zilda Gama, já conhecida pelas interessantes novellas transmittidas por Victor Hugo, e avidamente procuradas por aquelles que estimam a boa literatura).

Magna e piedosa é a missão dos Arautos da paz, que descem das regiões sideraes para disseminar os decretos divinos. Elles sondam tambem as almas atormentadas, decifrando-lhes os padecimentos e os desanimos e encarregam-se de transmittir ao Soberano do Universo as suas preces e os seus anceios.

Como, porém, podem elles penetrar o amago dos corações contrictos e magoados?

Problema insoluvel para os que descrêm das verdades transcendentes…

Elles, porém, os amigos da humanidade soffredora, sabem como o fazem, e desvelam-se por seus irmãos em Jesus, pelos convictos do Consolador promettido e por todos os que recorrem ao Pae clementissimo com fervor e humildade, levando-lhes suas supplicas e suas aspirações.

Os pensamentos, radiogrammas do espirito encarcerado no estojo carnal, não surgem e se esvaem na mente ou no cerebro, como asseveram os scientistas.

Formam elles um halo, sombrio ou radioso, sobre as frontes humanas, conforme os entes que as concebem são affeitas ás iniquidades ou ao bem projectando nelle imagens microscopicas e movimentadas, perceptiveis pela apurada visão dos sideraes.

Esse phenomeno animico reproduz-se ininterruptamente, quer estejam em vigilia os individuos, quer immersos em somno profundo.

Os pensamentos, emittidos pela mente inexgottavel, delineiam na aura, em miniatura, uma multidão de telas movimentadas, revelando os mais intimos sentimentos, ora agitados, ora calmos, desejos puros ou malevolos, rogos, delictos, etc.

Podem, então, as invisiveis sentinellas que os observam, vel-os e aprecial-os com a mathematica precisão e imparcialidade de Salomão, não carecendo ellas, para os interpretar, mais do que focalisar essas photographias fluidicas successivamente, lucidas ou tenebrosas.

Eis como são conhecidos no plano espiritual, os mais reconditos sentimentos dos encarnados.

Mensagens de rigorosa verdade são enviadas ao Magistrado Supremo, que lavra a sentença de accordo com os actos perpetrados.

E assim são amerciadas, consoladas e punidas todas as creaturas: amerciadas — as virtuosas e evoluidas; consoladas — as afflictas e desditosas; punidas, com toda a imparcialidade, as que transgridem as leis sociaes e divinas.

É, pois, cada aura humana, um tribunal permanente, no qual se desvendam todos os actos mais secretos, meritorios ou não, afim de que seja exarado o veredictum pelo Supremo Juiz.

Eis como desempenham as suas nobres embaixadas os encarregados do Direito celestial, os parlamentarios divinos, que norteiam para a Perfeição os que aspiram progredir, transmittindo-lhes, por seu turno, idéas generosas, alento, esperança, conforto, afim de que saiam triumphantes e não vencidos nas campanhas terrenas.

E é assim que se estabelece uma incessante permuta de idéas dos que se acham enclausurados na materia com os libertos espirituaes.

Allan Kardec.

--

--

KnowSpiritism

"No Man, when he has lighted a candle, cover it with a vessel, or put it under a bed; but set it on a candlestick, that they which enter in may see the light."