Você não pode cobrar das pessoas o que elas não tem.
Veja bem, é uma lei física. E da alma. Você não pode cobrar das pessoas o que elas não tem a te oferecer. Não importa o que seja.
Você não pode cobrar compaixão e empatia de quem só tem a perspectiva do próprio umbigo. Você não pode cobrar afeto e amparo de quem só tem rancor dentro de si. Você não pode cobrar maturidade de quem nunca teve que lidar e resolver qualquer frustração. Você não pode cobrar soluções de quem só sabe ver os problemas e apontar os problemas.
Cada um pode dar o que tem. E isso nem é obrigatório.
Você não pode cobrar nem mesmo de si aquilo que você não tem.
“Ah, mas as pessoas podem mudar.” Graças a Deus, sim. Mas percebe que é um processo? Então, uma pessoa pode sim criar, do nada, algo que ela nunca teve a oferecer, nem pra ela nem pra ninguém. Então, depois que ela criar, ela passará a ter. E pode te oferecer, se ela quiser.
Sim, ela precisa querer. Todas as células dela precisam estar convencidas disso. Porque, pasme você, ninguém é obrigado a suprir ninguém. E se você se convenceu a vida inteira do contrário, paciência. Se você se obrigou e convenceu todas as células do seu corpo durante sua vida inteira que você estava no mundo para suprir as expectativas dos outros, isso é um problema seu.
